Guia da Semana

Os mais bonitos cemitérios de São Paulo

Quebrando paradigmas, cemitérios podem ser o local ideal para ver lindas peças de arte em São Paulo

À primeira vista, imaginar visitar um cemitério para fazer turismo pode soar como uma coisa muito estranha. Mas o fato é que há várias cidades no mundo onde isso acontece. O motivo central pelo qual pessoas estão dispostas a visitar esses lugares é que eles são realmente bonitos, adornados de fascinantes detalhes.

+ Confira quais são os famosos enterrados em São Paulo
+ Confira o roteiro com os melhores sebos em São Paulo

 

Cidades como Paris e Buenos Aires já têm inclusos, em seus roteiros turísticos, visitas a cemitérios. Neles, é possível ver tumbas de personagens históricos, artistas e escritores que ajudaram a formar a identidade daquele país. Não é muito sabido pela maioria dos moradores, mas São Paulo também tem belos cemitérios que valem muito a visita. Confira agora alguns deles.

Confira os cemitérios mais bonitos de São Paulo

 


Cemitério da Consolação

Talvez o mais belo e mais importante seja o cemitério localizado no bairro da Consolação. Pela sua imponência e variedade, esse cemitério pode ser considerado um verdadeiro museu a céu aberto. Muitos são os personagens da história brasileira que ali estão enterrados. As ruas e quadras que cortam o território por onde o visitante caminha são diversos e apresentam a vastidão de túmulos a serem observados. Os túmulos, por sua vez, apresentam obras de arte que encantam os olhos. Levando tudo isso em consideração, a prefeitura da cidade organizou uma cartilha em que se pode encontrar toda a informação sobre as pessoas e a arte que estão no cemitério. O Cemitério da Consolação guarda os mais detalhados mausoléus da cidade.

Cemitério Parque dos Pinheiros

O lugar tem mais de 300 mil metros quadrados e exala paz ao seu visitante. O projeto paisagístico é de Alcindo Dell Agnese. Todo o projeto arquitetônico segue o modelo de igualdade para os jazigos. Portanto, aqui o principal atrativo não é o de admirar os diferentes estilos de tumba ou mausoléus, mas o passeio por uma área verde tão bem cuidada na cidade de São Paulo. Ademais, o local conta com uma lanchonete bem equipada e alamedas pavimentadas. Tudo detalhadamente pensado para conferir uma aura de tranquilidade às famílias que visitam o cemitério.

Cemitério Gethsêmani

O cemitério se encontra no bairro do Morumbi. Seu grande diferencial é que ele é repleto de jardins e flores e seu espaço físico é muito grande. Pelo seu tamanho, o cemitério oferece um passeio longo e de muita paz. No caminho, belos jazigos encontram-se mesclados com a cor vibrante dos jardins e das flores. Há delicadas estradinhas de tijolo aparente. É possível utilizar wi-fi na maior parte do espaço físico do território e sua infraestrutura é, no geral, bastante completa. O visitante que deseja somente conhecer o cemitério pode até mesmo fazer uma refeição numa moderna lanchonete.

Atualizado em 7 Jan 2014.

Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

6 praias desertas para conhecer no Sul da Bahia

Os destinos parecem ter saído de um filme de tão bonitos!

7 lugares paradisíacos para conhecer na Costa Verde, trecho que liga o litoral norte de SP ao sul do RJ

O trecho que liga São Paulo ao Rio de Janeiro possui algumas das praias mais bonitas do Brasil!

13 praias bem preservadas em SP para conhecer nesse verão

Quem disse que São Paulo não possui praias limpas e paradisíacas?

AquaRio vende ingresso antecipado com direito a um ano de visitação

Maior aquário da América do Sul inicia as vendas pela internet com valores entre R$ 60 e R$ 360

Além das praias, 7 lugares para aproveitar os dias mais longos do horário de verão no RJ

Veja onde dar aquela esticada e curtir o ar livre nas estações mais quentes do ano

9 lugares paradisíacos banhados pelo mar do Caribe que você precisa conhecer

Areia branca, águas cristalinas e cenários que parecem de filme