Guia da Semana

São Paulo é um convite para conhecer a cultura brasileira. Além da sua característica intrinsecamente cosmopolita, a cidade abriga uma série de museus e edificações centenárias que contam a história da cidade e do Brasil, passeios perfeitos para conferir com a família inteira.

+ Confira a programação cultural do centro de São Paulo
+ Conheça casas de personagens históricos de SP
+ Veja 9 lugares para onde viajar sozinho

Comece seu passeio visitando a belíssima Estação da Luz, aberta ao público em 1901. Ela ocupa 7,5 mil m² do Jardim da Luz, onde se encontram as estruturas trazidas da Inglaterra que copiam o Big Ben e a abadia de Westminter.

Em seguida, visite a Catedral da Sé, localizada no coração de São Paulo. Construída com a estética neogótica, a Matriz data de 1588 e é uma das maiores igrejas do mundo. Apesar do estilo europeu, a catedral tem elementos bem brasileiros, como os altares com pedras verde e amarelas, e os capitéis das colunas, com animais e plantas da fauna e da flora nacionais.

No local onde a Matriz está localizada fica a Praça da Sé, o Marco Zero de São Paulo. Lá, além da Catedral, se localizam também o Palácio da Justiça e o Palacete São Paulo.

O centro de São Paulo abriga ainda o Pateo do Collegio, construído pelo padre jesuíta Manuel da Nóbrega. A igreja e o colégio do Pateo foram as primeiras construções de São Paulo, que anos mais tarde se tornaria uma megalópole.

Aproveite o passeio para fazer uma parada no Mercado Municial de São Paulo (Mercadão). Inaugurado em 1933, o espaço é um importante local de comércio de frutas, carnes, cereais, temperos e outros gêneros alimentícios. Aproveite a visita para experimentar os famosos sanduíche de mortadela e pastel de bacalhau. Ambos são enormes, portanto, dá para dividir tranquilamente com a família.

Termine o passeio pelo centro histórico com uma visita ao Mosteiro de São Bento, um dos principais pontos turísticos de São Paulo. Construído em 1598 com estilo normando-bizantino, o templo recebeu a visita do Papa Bento XVI, em 2007.

Por Conceição Gama

Atualizado em 18 Set 2013.