Guia da Semana

Visitar Brasília é mergulhar numa paisagem que não faz parte da geografia natural das grandes cidades brasileiras, mas que conta a história e é símbolo concreto de um país. Planejada para ser a capital nacional pelo ex-presidente Juscelino Kubitschek e inaugurada em 1960, a cidade foi construída no meio do cerrado, até então deserto. O projeto urbanístico de Brasília é de autoria de Lúcio Costa, com construções assinadas por Oscar Niemeyer.

+ Conheça as principais obras de Oscar Niemeyer
+ Veja os melhores passeios para curtir Belo Horizonte

Vista do alto, até hoje, a cidade lembra um avião de asas abertas, símbolo da modernidade almejada pelos governantes brasileiros daquela época. Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade desde 1987, nem só de concreto armado vive Brasília: a capital ainda guarda belas reservas naturais, que podem ser visitadas pelos turistas.

Para você aproveitar melhor sua viagem a Brasília, o Guia da Semana preparou um roteiro com os melhores lugares da cidade. Confira:

Centro político

Palácio do Itamaraty impressiona por sua construção imponente. Foto: Divulgação

Não há como visitar Brasília e ignorar as belas construções que compõem os principais prédios governamentais, que ficam ao longo do Eixo Monumental. Chegue lá cedo, pois assim você pode aproveitar melhor e visitar os prédios com calma. E aplique bastante protetor solar, pois você vai andar muito ao ar livre e o sol do cerrado é bem forte.

Comece sua visita pela bela Ponte JK, que liga o Plano Piloto ao Lago Sul e siga para o Palácio da Alvorada, residência oficial da Presiência da República.

De lá, visite a Praça dos Três Poderes, um amplo espaço aberto entre os três edifícios monumentais que representam os três poderes da República: o Palácio do Planalto (Executivo), o Supremo Tribunal Federal (Judiciário) e o Congresso Nacional (Legislativo).

Além dos palácios, a Praça dos Três Poderes, inclui as esculturas Os Guerreiros, de Bruno Giorgi, considerado um símbolo de Brasília, e A Justiça, de Alfredo Ceschiatti, em frente ao STF. Lá é possível ver ainda a Pira da Pátria e o Marco Brasília, em homenagem ao ato da Unesco que considerou a cidade Patrimônio Cultural da Humanidade. Ainda na Praça dos Três Poderes fica o Panteão da Pátria, monumento construído em homenagem a Tancredo Neves.

Saindo da Praça dos Três Poderes, visite o Palácio do Itamaraty, uma das sedes do Ministério das Relações Exteriores, que possui o maior hall sem colunas do mundo.

De lá, siga para a Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida, que foi projetada para ser um centro ecumênico, mas funciona como Igreja Católica desde 1970. Além da belíssima arquitetura da igreja, também é possível ver a Via Sacra de Di Cavalcanti em seu interior.

Termine sua visita ao Centro Político de Brasília pelo Memorial JK, museu em homenagem ao ex-presidente que fundou a cidade. Conheça um pouco mais do Memorial assistindo ao vídeo abaixo:

Complexo Cultural da República

Museu Nacional da República recebe exposições itinerantes sobre temas diversos. Foto: Divulgação

Aproveite sua viagem a Brasília para visitar também o Complexo Cultural da República João Herculino, que abriga o Museu Nacional Honestino Guimarães, espaço utilizado para mostras itinerantes de artistas renomados, palestras, exibição de filmes, seminários e outros eventos.

No Complexo também está a Biblioteca Nacional, que conta com um acervo de mais de 100 mil livros.

Mais centros culturais

Uma das vistas mais bonitas de Brasília está no Pontão do Lago Sul, local que abriga bares, restaurantes e cafés. O Pontão também realiza eventos culturais e esportivos e possui um parque para crianças.

O Centro Cultural Banco do Brasil é outro passeio cultural que vale a pena em Brasília. O espaço multidisciplinar abriga as diferentes expressões da arte a um preço acessível.

Também é interessante conferir o acervo do Museu de Valores do Banco Central, que conta a história do dinheiro no Brasil.

E, claro, não deixe de visitar o belíssimo Teatro Nacional, maior conjunto arquitetônico realizado por Oscar Niemeyer. Além de peças de teatro e concertos, o local também é palco de exposições de artes plásticas.

Igrejas

Santuário Dom Bosco tem uma arquitetura que encanta por seu grande número de colunas. Foto: Divulgação

Além da Catedral Metropolitana, visite também o Santuário Dom Bosco, que além de ser lindo, tem uma história curiosa. projetado por Carlos Alberto Naves, é uma homenagem a São João Bosco, que descreveu, em uma profecia, as características de uma cidade que muitos atribuem a Brasília.

Aproveite o mesmo passeio para conhecer também a Ermida Dom Bosco, uma pequena capela projetada por Oscar Niemeyer e construída sobre uma plataforma de lajes às margens do Lago Paranoá.

Outra igreja projetada por Niemeyer em Brasília é a Igreja Nossa Senhora de Fátima, que recebeu o nome da padroeira como fruto de uma promessa da ex-primeira-dama Sarah Kubitschek para a recuperação de sua filha.

Outras construções

O Catetinho, primeira residência oficial da Presidência da República em Brasília, também é uma ótimo lugar para visitar. O prédio de madeira guarda, até hoje, mobiliário original e fotografias que contam um pouco da história da fundação de Brasília.

Se você é fã de futebol, claro, não pode deixar de conferir de perto do Estádio Mané Garrincha, que passou por reformas e agora tem capacidade para receber mais de 71 mil torcedores.

Ao ar livre

Parque Sarah Kubitschek é o maior de Brasília. Foto: Divulgação

Se você busca passeios que contemplem a natureza, Brasília é um destino certo. Aproveite para conhecer o Parque da Cidade Sarah Kubitschek, o principal parque da cidade.O projeto arquitetônico é de Oscar Niemeyer, a obra paisagística ficou a cargo de Burle Marx e a área urbanística foi desenvolvida por Lúcio Costa.

Outra opção de parque, porém mais rústica, é o Parque Nacional de Brasília, que oferece duas piscinas de água mineral e corrente, espaço para piqueniques à sombra de árvores, além de passeios e trilhas nas matas.

Os amantes da natureza também não podem deixar de ir à Chapada Imperial, um santuário ecológico que possui trilhas ecológicas com 33 cachoeiras, educação ambiental, projeto pedagógico, rota das árvores, arborismo, criadouro conservacionista, museu histórico-rural e inserção social junto à comunidade local, além de piscinas naturais, vales com afloramentos de rochas calcárias e cavernas.

Mais um passeio ao ar livre em Brasília é a visita à Cachoeira Saia Velha, que possui paisagem natural de cachoeira, mas com a infraestrutura de um clube. É perfeito para toda a família.

Também não deixe de conferir o Jardim Botânico de Brasília, único do cerrado brasileiro, que possui mais de 4 mil hectares, onde o visitante encontra trilhas, laboratório, herbário, um jardim de cheiros e um mirante. O Jardim Zoológico é outro ponto turístico importante de Brasília, com mais de 700 animais.

Brasília é uma cidade plural que abriga diversos tipos de entretenimento. A capital nacional é ótima para descansar, mas também para passear e apreciar algumas mais mais belas construções modernas brasileiras. Se você ainda não conhece a cidade, aproveite as nossas dicas e tenha ótimas férias!

Por Conceição Gama

Atualizado em 11 Abr 2013.