Guia da Semana

No próximo 20 de novembro comemora-se o Dia da Consciência Negra. A data homenageia a morte de Zumbi dos Palmares, líder do maior quilombo que já existiu no Brasil. Para isso, São Paulo traz uma programação gratuita repleta de atrações imperdíveis para você não passar o feriado prolongado em casa.

Shows, exposições e eventos prometem agitar a cidade não só no dia 20 como no final de semana. Confira!

Shows

Funk Buia
O integrante do grupo 7 Velas e do Z’África Brasil traz o seu show recheado de rap, hip-hop e beatbox. Ele também deve trazer canções de seu projeto solo "Verdadeiro tem que ser".
Quando: 19 de novembro
Onde:
Galeria Olido

Bonga Kuenda
Desembarcando diretamente da Angola, o cantor já lançou em torno de 30 álbuns ao longo da carreira e é considerado o embaixador da música angolana. Um show imperdível para quem gosta de música africana.
Quando: 19 de novembro
Onde: SESC Vila Mariana

Shows da Consciência Negra no Vale do Anhangabaú

Um dos espaços mais famosos da cidade vai receber artistas como Lurrie Bell, Inner Circle e Paulinho da Viola. Além das apresentações, também estarão instaladas feiras de artesanato e um praça de alimentação. São esperadas 15 mil pessoas.
Quando: 20 de novembro
Onde: Vale do Anhangabaú

Orquestra Afro-Brasileira
O grupo formado em 1942 tem a proposta de divulgar a música negra por onde passa. Tendo lançado álbuns muito elogiados ao longo da carreira, a orquestra também homenageia o compositor e arranjador Abigail Moura.
Quando: 20 de novembro
Onde: Auditório Ibirapuera

Zulumbi
A mistura de ritmos e música eletrônica é a principal marca do Zulumbi. Lúcio Maia (Nação Zumbi), o DJ PG (Elo Da Corrente) e MC Rodrigo Brandão (Gorila Urbano) compõem o trio que sempre lança discos inovadores.
Quando: 20 de novembro
Onde: Sesc Consolação

Chico César
Chico César traz uma proposta interessante para o seu novo show. Ele vai fazer releituras de suas próprias músicas, mais especificamente do álbum “Aos Vivos”. Seu maiores sucessos e covers de artistas como Milton Nascimento também estão garantidos.
Quando: 20 de novembro
Onde: Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso

Kolombolo e Partido na Cozinha
A roda de samba toma conta do SESC Pompéia com os grupos Kolombolo e Partido na Cozinha. Dança e chopp completam a festa.
Quando: 20 de novembro
Onde: Choperia do SESC Pompeia

Mix Ao Vivo em Guarulhos
Com shows de MC Gui, Mc Guimê, Anitta, Fly e Ludmila, o Mix Ao Vivo vai trazer os fãs de funk para Guarulhos.
Quando:
23 de novembro
Onde: Parque Linear Tiquatira

Exposições

Salvador Dalí
A maior retrospectiva de obras do mestre do surrealismo chega à São Paulo para um exposição inesquecível. Quase todas as obras são inéditas no Brasil e passam por pintura a até cinema.
Quando: de 19 de outubro de 2014 a 11 de janeiro de 2015
Onde: Instituto Tomie Ohtake

OSGEMEOS e Luna Buschinelli
A promissora artista de 17 anos terá uma exposição sua representada por ninguém menos que OSGÊMEOS. Seu personagens têm encantada pessoas ao redor do mundo com um estilo expressionista.
Quando: De 08 de novembro a 08 de dezembro
Onde: Verve Galeria

A Natureza da Invenção: Leonardo da Vinci em SP
Um dos maiores gênios da humanidade tem suas obras expostas em São Paulo. São mais de 40 peças e dez instalações interativas as quais relembram as grandes artes e descobertas de Da Vinci.
Quando: De 11 de Novembro de 2014 a 10 de Maio de 2015
Onde: Sesi

Ron Mueck
O hiperrealismo de Ron Mueck impressiona pelo tamanho e fidelidade de suas obras. Elas são feitas de vidro e silicone e reproduzem formas humanas.
Quando: a partir de 20 de novembro
Onde: Pinacoteca do Estado de São Paulo


História do modernismo na Pinacoteca de São Paulo
Grandes nomes do modernismo terão suas obras expostas de acordo com 3 momentos cronológicos que modificaram o estilo ao longo do tempo. Alfredo Volpi, Cândido Portinari, Di Cavalcanti e Tarsila do Amaral são alguns exemplos de artistas homenageados.
Quando: de 19 de outubro de 2014 a 27 de dezembro de 2015
Onde: Pinacoteca de São Paulo

Programações gerais

Exposição de Gatos Exóticos em São Paulo
O tradicional encontro de espécies raras de gatos no Clube Homs terá mais uma edição em novembro. Raças como o Sphynx e o Ragdoll estão entre os destaques.
Quando: 22 e 23 de novembro
Onde: Club Homs

War Fighting 4
Envolvendo lutadores de Jiu-Jitsu, Muay Thai e MMA, a 4ª edição de War Fighting promete movimentar o cenário da luta em São Paulo. Uma corrida de obstáculos também está confirmada.
Quando: 22 de novembro
Onde: Ginásio Mauro Pinheiro

Programação do Museu Afro Brasil
O Museu Afro Brasil com certeza será um dos principais pontos culturais desse feriado. Atrações não faltam. O fotógrafo César Fraga vai lançar o livro “Do Outro Lado”. O Grupo Vana Kembo e a norte americana Toni Blackman também trazem seus shows. O filme “Besouro” também será exibido. Além disso, o espaço também conta com contação de histórias e outras atividades.
Quando: 20 de novembro
Onde: Museu Afro Brasil

Oficina com Preta-Rara
Além de ser reconhecida pelo seu rap, Preta-Rara também é especialista em amarração de turbantes. Ele vai oferecer uma oficina da prática voltada para estilos da África. Depois, ela participa de um bate-papo sobra a estética negra vigente no Brasil.
Quando: 20 de novembro
Onde: Biblioteca de São Paulo

Programação do MIS
Quem busca tomar uma boa cachaça e cair no samba não pode deixar de ir ao MIS. A tarde de quinta-feira será repleta chorinho, samba e comida típicas baianas. O grupo Palco Principal também sobe ao palco para cantar sucessos de Caymmi Chico Buarque e vários outros.
Quando: 20 de novembro
Onde: Museu da Imagem e do Som - MIS

Programação do Museu de Arte Sacra
Os jogos e atividades entram em cena para ajudar os visitantes a compreender um pouco mais sobre a cultura africana. Os tabuleiros são feitos de maneira sustentável e reciclável. Presépios de origem africana também estarão à disposição do público.
Quando: 8, 9, 15, 16, 20, 22 e 23
Onde: Museu de Arte Sacra

Por Ezio Jemma

Atualizado em 20 Nov 2014.