Guia da Semana

Pela primeira vez, paralelamente e de forma a integrar a programação da tradicional Virada Cultural, é realizada a Viradinha Cultural - que promete entreter o público infantil.

O palco fica em frente ao parque da Luz, e conta com atrações como Palavra Cantada, Pequeno Cidadão (o projeto infantil de Edgard Scandurra, Taciana Barros e Antonio Pinto), Banda Mirim (com Tata Fernandes, Rubi, Nô Stopa e outros), Barbatuques e Peixonauta, entre outros.

Além disso, André Abujamra, de Os Mulheres Negras e Karnak, canta A Arca de Noé (1980), de Vinicius de Moraes, e o grupo afrobeat Bixiga 70 reinterpreta Os Saltimbancos (1977), de Chico Buarque. Essas releituras eram, a princípio, do projeto Pequenos Contemporâneos do CCBB, e agora são exibidos ao ar livre. Outra atração é a dupla gaúcha Kleiton & Kledir, que apresenta o álbum Par ou Ímpar, encenado com os bailarinos do Grupo Tholl. A programação infantil também conta com grupos argentinos de tango, como Orquestra Tipica Fernandez Fierro, 34 Puñaladas, Orquestra El Arranque e Rascacielos.

Para quem quer sair do circuito da Virada, o MuBE também faz parte da Viradinha Cultural e conta com programação para as crianças durante todo o sábado, dia 18. Nele está instalada a exposição Mônica 50 anos, que fica em cartaz até 2 de junho, de terça a domingo, das 10h às 19h com entrada gratuita. Das 10h às 13h é possível participar da "Oficina de Gestualidade e Criação: o corpo também é uma ferramenta expressiva", com o professor Lucas Argüello. Na parte da tarde, das 14h às 17h, o professor David Mota ministra a Oficina de Toy Art, incentivando as crianças a participarem da criação de personagens divertidos de papel em 3D.

Na Viradinha Cultural do MuBE os baixinhos também podem se divertir na Brinquedoteca, na Gibiteca e numa exposição de cerca de 600 trabalhos dos alunos do Grupo Weducation. A programação conta com atrações surpresa, encontro das crianças com uma contadora de histórias e apresentação do coral de uma das escolas do grupo.

As crianças também podem ficar "viradas" na Viradinha Cultural no CCSP. O Grupo Teatral Parlendas apresenta “1, 2, 3, 4 Cantos pra Encontrar...e Quanto Conta um Canto”. Os pequenos passam a noite no CCSP entretidas com brincadeiras que despertam a imaginação durante uma expedição no local.Deve-se levar colchonete, roupa de cama, cobertor, barraca de acampamento (para quem tiver) e artigos de higiene pessoal.

Quem quiser contribuir pode levar itens para doação, como produtos de limpeza, agasalhos e alimentos não perecíveis, que serão entregues à ONG Pró-Saber.

O Centro de Cultura Judaica também separou atividades para entreter as crianças. Às 18h do dia 18, há o encontro com os contadores de histórias. Já no dia 19, às 11h, acontece a oficina de culinária infantil com o chef Pedro Roxo, do Manja Coffee & Deli, que ensina as crianças a fazer minirrocambole de pão em forma de sushi. Às 16h, é a vez do espetáculo infantil “O que você sabe sobre H2O?” do Mad Science, com direito a experimentos e bolha de sabão gigante.


Oficina de bonecos de sombra

Além disso, a Casa das Rosas é outra opção de destino para quem quer curtir programas culturais com os pequenos. Voltada para todas as idades, a programação da Virada da Poesia, no domingo, 19 de maio, convida as famílias a explorar a cultura popular brasileira com histórias, brincadeiras, danças, cantigas, baiões, e muito mais! Às 11h, é realizada a oficina de bonecos de sombra articulados com Infinita Companhia, e, ao final, dão vida às criações contando uma história para os participantes da oficina. Às 14h30, a Cia Duo Encantado conta a história do Bumba Meu Boi e convida o público a dançar e cantar as brincadeiras tradicionais do Brasil. Por fim, às 16h há a apresentação musical de São João do carneirinho, com Cia Cabelo de Maria; esta é uma homenagem a Luiz Gonzaga, com a variedade de ritmos entre coco, xote, baião e marchinhas.

Por Rafaela Piccin

Atualizado em 18 Mai 2013.