Guia da Semana

No início do século 17, quando Shakespeare escreveu Macbeth, as mulheres ainda não atuavam e os papéis femininos eram interpretados por homens no teatro. Essa prática da época é resgatada pelo diretor Gabriel Villela na peça Macbeth, que estreia em 1º de junho no Teatro Vivo. Estrelado por Marcello Antony e Claudio Fontana, o elenco é formado por oito atores homens.

>> Saiba quais são as peças que estreiam no teatro nesta semana
>> Vai ao teatro? Veja quais são as peças imperdíveis desta semana
>> Veja vídeo sobre a peça Amante, com Caco Ciocler

A história se passa em 1047 quando, após vencer uma batalha e salvar a Escócia,Macbeth (Marcello Antony) sente que está chegando cada vez mais próximo do trono escocês. Influenciado por sua mulher, Lady Macbeth (Claudio Fontana), ele age por impulso e mata o Rei Duncan (Helio Cicero) para assumir a coroa. A partir disso, ele inicia uma sequência de assassinatos sem fim.

"O que mais estou curtindo são as nuances do personagem, que começa como herói e termina como vilão", conta Antony, que encena pela segunda vez um texto de Shakespeare.


Claudio Fontana e Marcello Antony protagonizam Macbeth (Crédito: Divulgação)

Para contar a tragédia shakespeariana, o diretor Gabriel Vilella incluiu um narrador na peça. "O texto original têm 20 personagens. Diminuímos para que pudesse ser encenado por oito atores e incluímos um narrador que entra em cena com o livroMacbeth e começa a contar a história", diz Vilella. O papel dos atores também é desempenhado de forma diferente. "Não estamos interpretando, mas contando a história para que a plateia sinta, imagine e, a partir daí, interprete", explica Claudio Fontana.

Cenário e Figurino

Os elementos que compõem o espetáculo foram escolhidos a partir da criatividade da produção. Em cena, antena de carro se transforma em espada, coleira de cachorro vira coroa e a capa do rei e da rainha foram criadas a partir de cortinas de teatro. "Ao mesmo tempo em que criamos um figurino que remete à guerra, buscamos fazer uma brincadeira lúdica e artesanal em cima do conceito popular de transformar um objeto em outro", conta o diretor.

Atualizado em 18 Jul 2012.