Guia da Semana

A cidade de São Paulo oferece grandes e incríveis opções de passeios culturais para todas as idades. Além dos centros, museus, teatros, cinemas e bibliotecas, os paulistas contam também com as casas de culturas.

E para que você amplie seu roteiro, o Guia da Semana lista algumas que você precisa conhecer. Confira:

1. CASA DAS ROSAS

Também conhecida como Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura, a Casa das Rosas está localizada na Avenida Paulista e é um dos cartões-postais de São Paulo. O casarão foi projetado por Francisco de Paula Ramos de Azevedo (1851-1929) - o mais importante arquiteto do período áureo da economia cafeeira de São Paulo.

Fundada em 1991, recebeu tal nome porque abrigava um dos maiores e mais belos jardins de rosas da cidade. A Casa abriga uma biblioteca com aproximadamente 35 mil volumes da coleção do poeta, tradutor e ensaísta Haroldo de Campos, falecido em 2003.

Além dessas e outras obras, o centro oferece eventos culturais, diversos cursos e exposições periódicas, relacionadas à literatura. Também, abriga a primeira biblioteca do país especializada em poesia e uma livraria da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, que comercializa apenas livros de editoras universitárias.

Endereço: Avenida Paulista, 37
Telefone: (11) 3285-6986

2. CASA DO SABER

A Casa do Saber é um centro de debates e disseminação do conhecimento em São Paulo, que oferece acesso à cultura de forma clara e envolvente, porém rigorosa e fiel às obras dos criadores. Oferece cursos de artes, cinema, filosofia, história, literatura, música e outros temas.

Endereço: Rua Dr Mário Ferraz, 414
Telefone: (11) 3707-8900

3. CASA DE CULTURA MANOEL CARDOSO DE MENDONÇA

Instalada no antigo prédio do Mercado Municipal de Santo Amaro, a Casa de Cultura Manoel Cardoso de Mendonça foi inaugurada em 1980 e tornou-se referência de programação e atuação junto à comunidade. Desde sua criação, possui uma agenda fixa com cadastramento de artistas, artesãos e profissionais que atuam nas mais diversas áreas da cultura.

Entre as atividades estão o Teatro Vocacional, que faz a iniciação do artista e a orientação através de saraus, mostras e leituras; a Poesia no Alpendre, uma mostra permanente de poesias e crônicas, além do projeto Passeando por Sampa que leva grupos com monitoria para conhecer a programação cultural da capital paulista.

Endereço: Praça Doutor Francisco Ferreira Lopes, 434
Telefone:
(11) 5522-8897

4. CASA DE CULTURA PAÇO CULTURAL JULIO GUERRA

A Casa de Cultura Paço Cultural Julio Guerra foi inauguarada em 1922 e é conhecida como Casa Amarela. Além de cursos gratuitos, apresentações de teatro e torneios de xadrez, a Casa também promove feiras, atividades fixas, bailes temáticos e muito mais.

Endereço: Praça Floriano Peixoto, 130
Telefone: (11) 5523-6455

Por Nathália Tourais

Atualizado em 1 Jul 2015.