Guia da Semana

Seja em um happy hour da firma, em uma brejada com os amigos ou mesmo em uma festinha em casa, qualquer ocasião é boa para bebemorar. Mas, é quando o teor alcoólico aumenta que começam as dificuldades para fechar aquela conta no boteco - você nunca acha que bebeu tanto quanto a conta mostra – e para pegar o seu carro - com a lei seca boicotando seu trajeto de volta.

Para facilitar seu consumo com moderação, o Guia da Semana recorreu ao celular para indicar aplicativos que te ajudem na bebedeira. São todos gratuitos e alguns servem até para competir com os amigos pra ver quem bebe mais. Confira!

Fecha a conta e passa a régua


O aplicativo Papo de Bar é ideal para quem não gosta (ou não consegue) ficar fazendo cálculos na hora de acertar a conta. O programa cria uma lista dos itens consumidos (somando automaticamente os valores), calcula os tradicionais 10% do serviço e divide o valor da conta pelo número de pessoas presentes.

Em sua versão para os smartphones com o sistema operacional da Google, ele traz uma opção que permite compartilhar as informações com os amigos diretamente via aplicativo. O app está disponível para iPhone e Android.

Quem bebe mais


O Untappd é tipo um foursquare da cerveja. O botequeiro marca quantas brejas tomou (e a frequência), além de compartilhar com os amigos os rótulos que ele mais gostou. Cada vez que consome uma bebida, o usuário faz um check-in (com direito a upload de foto e geolocalização) e pode exportar para outras redes sociais como o próprio Foursquare, o Facebook ou o Twitter.

É possível acompanhar quais cervejas estão sendo mais consumidas próximo a você e também encontrar lugares onde se pode beber determinada marca. Os usuários podem escrever comentários sobre as diferentes marcas e o programa funciona no esquema de badges, que são prêmios por determinadas tarefas que você cumpre. O aplicativo está disponível para iPhone, Android e também web.

Beba dois e pague um

O ObaOba Double Drinks é um aplicativo que une quem curte tomar uns bons drinks e adora pechinchar. Com o programa, é possível encontrar os bares com promoção de drinks mais próximo do local que está. Para fazer isso, basta o usuário chacoalhar o aparelho Apple e cubos de gelos são balançados em um copo no display. Nesse instante, todos os bares próximos com algum tipo de promoção aparecem em seu mapa, com a descrição de cada um, foto, telefone e como chegar a cada um deles.

No melhor esquema ‘compre uma bebida e ganhe outra’, o app ainda tem um botão para compartilhar a sugestão com os amigos estão no aplicativo. O serviço funciona nas cidades de São Paulo e Porto Alegre. O aplicativo está disponível para iPhone.

Vou de taxi

Com a lei seca a todo vapor e os perigos do trânsito, fica difícil sair dirigindo por ai com álcool na cabeça. Também sabe que, às vezes, é difícil encontrar um taxi na rua nas altas horas da madrugada. Para agilizar sua volta pra casa, o aplicativo PedeCana traz consigo telefones de diversas frotas em todas as capitais brasileiras. Basta você tocar o display do seu celular e ele entra em contato com o taxi.

Além disso, o aplicativo ajuda a marcar quantas geladas o usuário já tomou e fecha o valor, caso tenha perdido as contas do número de brejas que tomou. O aplicativo é gratuito e funciona para iPhone.

Para fazer bons drinks

Você chamou a galera pra casa e quer impressionar? O SubAstor é voltado as pessoas que querem conhecer, experimentar e fazer bons drinks. O programa permite que o usuário encontre informações sobre bebidas, receitas e imagens delas prontas. Ao todo são 20 vídeos, 53 receitas com fotos e origem de cada drink.

Além disso, o app tem uma ferramenta de busca pelos diferentes coquetéis servidos no próprio bar SubAstor, a partir de uma barra de rolagem que combina sensações e bebidas. Se escolher, por exemplo, uma mistura picante preparada com cachaça, visualizará na tela o The Wallpaper, um dos hits do menu. O programa pode ser baixado de graça em Ipad, em iPhone e acessá-lo via web, pela página do bar no Facebook.

Outro aplicativo com essa pegada é o Cocktail Flow, que apresenta receitas e identifica drinks que podem ser feitos com as opções de bebidas que você tem na sua casa. O app ainda dá sugestões de compras de ingredientes para ter no bar de casa e preparar os próximos coquetéis. O programa ainda traz imagens e receitas de bebidas especiais para datas comemorativas como Réveillon, Natal, Dia dos Namorados e St Patrick’s Day. Compatível com iPhone e iPad.

Por Leonardo Filomeno

Atualizado em 16 Jul 2013.