A TPM (Tensão Pré Menstrual) é um problema que atinge pelo menos 80% das brasileiras, segundo um estudo da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Os sintomas mais comuns dessa alteração hormonal são a cólica, o inchaço, dores de cabeça, irritação e desânimo.
No entanto, ter uma alimentação equilibrada pode ajudar e muito no combate à TPM. Segundo Camila Torreglosa, nutricionista do HCor – Hospital do Coração, em São Paulo, durante o período lúteo, última fase do ciclo menstrual, ocorre uma queda na circulação de serotonina, devido as alterações hormonais. "Para regular o humor nesta fase pode ser interessante consumir aminoácidos como: triptofano e tirosina, que ajudam a sintetizar a serotonina", afirma.
Frutas e legumes vermelhos e alaranjados, aveia, chocolate 70% cacau, peixes e banana são alguns bons exemplos de alimentos que aliviam os sintomas da TPM. Já para aliviar o inchaço, o ideal é fazer atividade física, beber aproximadamente oito copos de água (200 ml) e fazer entre seis e oito refeições diariamente. Evitar o consumo de açúcar e sal em excesso, álcool, carne vermelha gordurosa e fritura também ajuda. "É muito importante evitar muitas horas em jejum, assim impede-se a hipoglicemia e a vontade de consumir alimentos doces", alerta a nutricionista.
Confira 10 alimentos que ajudam no combate da TPM:
LARANJA
É fonte de vitamina C e cálcio, que são eficientes no relaxamento e no combate ao estresse
BRÓCOLIS
Devido aos bons níveis de vitaminas do complexo B, antioxidantes e magnésio, além de outros nutrientes como vitamina A, C, K, ácido fólico, cálcio, ferro, fósforo e potássio, o brócolis é um ótimo aliado de quem sofre de enxaqueca. Além disso, ele ainda atua na prevenção de outras doenças graves, como o AVC (acidente vascular cerebral) e o câncer.
BANANA
Rica em Potássio, a banana alivia o desconforto do inchaço e auxilia na eliminação do excesso de sódio no organismo. Além disso, a fruta ainda é rica em fibras, que regulam o intestino, diminuindo assim a absorção de gorduras.
OLEAGINOSAS
As frutas oleaginosas, como nozes, amêndoas e castanhas, são ricas em vitamina E e ômega 3. Por serem antioxidantes, elas combatem ao envelhecimento precoce das células.
AVEIA
Além de conter fibras, que melhora o trânsito intestinal e prolonga a sensação de saciedade, o farelo de aveia ainda é rico em substâncias que estimulam o organismo a absorver menos gordura.
LEITE
O leite é rico em cálcio, que protege o corpo das principais doenças crônicas como o câncer, perda óssea, condições artríticas, enxaquecas e síndrome pré-menstrual.
SEMENTE DE ABÓBORA E GIRASSOL
São ricas em zinco e proteínas que estimulam o metabolismo de carboidratos, gerando mais energia.
CHOCOLATE 70% CACAU
Fonte de triptofano (precursor da serotonina), além de teobromina (tem efeito estimulante) e magnésio (melhora o mau humor), o chocolate também ajuda no relaxamento. Diversos estudos comprovam que o magnésio ajuda a aliviar os sintomas de estresse e mau humor, principalmente em mulheres na fase de tensão pré-menstrual
SALMÃO
O salmão é rico em ômega 3, um ácido graxo essencial poliinsaturado que atua diretamente sobre o humor e ajuda o organismo a produzir e a absorver os efeitos da serotonina, hormônio do bem-estar.
ÁGUA
Além de aumentar a diurese, facilitando a excreção de toxinas pela urina, a ingestão adequada de água também ajuda no bom funcionamento do organismo como um todo. Se a intenção é restabelecer o pH do organismo, a bebida precisa ser dotada de ORP negativo ou pH alcalino (acima de oito) – se o pH da água for acima de oito, o ORP já é negativo. O ideal é consumir pelo menos oito copos de água (200 ml) por dia.
Por Anna Thereza de Almeida
Atualizado em 22 Mar 2015.