O micro-ondas é uma daquelas tecnologias que veio para facilitar nossas vidas. Mal podemos imaginar como seria nossas rotinas sem as utilidades de um eletrodoméstico como esse.
Mas como toda nova tecnologia, muitos mitos correm em torno do micro-ondas. Será que suas radiações fazem mal para a saúde? Será que esquentar sua comida nele retira os nutrientes dos alimentos? E quais objetos podem ir no micro-ondas?
Conheça 10 mitos e verdades sobre o micro-ondas que vão facilitar o uso desse equipamento tão útil na sua casa!
É mais seguro esperar alguns segundos para abrir a porta
MITO: Depois que o forno apitou, pode-se abrir a porta sem problemas: ele está desligado e não há produção de micro-ondas.
Alimentos aquecidos no micro-ondas perdem os nutrientes
PARCIALMENTE VERDADE: Sim, acontece a perda nutritiva, mas no caso de uma comida preparada no micro-ondas, ela é muito menor do que se fosse cozida em um fogão. Todo alimento que é aquecido perde parte das vitaminas e proteínas. Isso acontece porque existe um grupo de vitaminas, como as do complexo B, que são solúveis em água. Com isso, durante um cozimento, por exemplo, elas se dissolvem e evaporam. No caso do micro-ondas a perda é menor porque o cozimento é muito menos demorado e, quanto menos tempo o alimento ficar exposto ao calor, menos serão afetadas as vitaminas e proteínas. Mas existem estudos que mostram, por exemplo, que o brócolis cozido por métodos convencionais retém 45% da vitamina C presente nele. Se for preparado no micro-ondas, irá reter 87%.
Não é aconselhável utilizar plástico no micro-ondas
VERDADE: No caso do plástico, algumas pesquisas indicam que, ao ser aquecido, ele libera substâncias que podem ser cancerígenas. Entre eles está o bisfenol-A ou BPA, que possui uma substância tóxica que não fica apenas no material plástico e passa para o alimento ou bebida contida na embalagem. Se for esquentar sua comida, prefira colocar no prato diretamente ou num pote de vidro.
As micro-ondas escapam do forno em funcionamento
VERDADE: Os fornos modernos são feitos da forma mais segura possível. Seu interior é revestido de metal, que reflete as micro-ondas, conservando-as em seu interior. Ao atingir os alimentos, as ondas se transformam em calor e praticamente deixam de existir. No entanto, por mais blindado que seja o forno, um pouco sempre escapa. Por isso, há quem aconselhe manter uma distância do aparelho em funcionamento. Acontece algo similar com o aparelho de televisão: ele emite outro tipo de onda eletromagnética, os raios X, e esse é o motivo para a recomendação de ficar sempre a dois metros de distância da TV ligada.
Os alimentos são afetados pela radiação do micro-ondas
MITO: os alimentos não são capazes de absorver as micro-ondas emitidas pelo forno. Sua única função é a de aquecer seja lá o que estiver no interior do forno ao agitar as moléculas de água presentes em sua composição – e o calor é a única coisa que se mantém no processo após o desligamento do aparelho. Ao cortar a emissão de ondas, elas imediatamente desaparecem, sem deixar qualquer vestígio no objeto aquecido.
A radiação do micro-ondas pode aumentar risco de câncer
MITO: Não há nenhuma comprovação científica de que radiação de micro-ondas possa causar tumores. Até o momento, os estudos feitos para determinar a relação dessa radiação com o aparecimento de câncer não mostraram nenhuma evidência de que isso ocorra, mas o assunto permanece "em aberto” e mais pesquisas são necessárias para se chegar a uma conclusão. Convém ressaltar que radioatividade em altas concentrações representa riscos para desenvolver um câncer.
Não deve-se usar detergente para limpar o micro-ondas
VERDADE: Nunca use materiais abrasivos, como detergente em pó, esponjas de palha de aço ou piaçabas de plástico, é perigoso. Por dentro, use um pano molhado em água e sabão neutro para limpar os pedaços de comida que ficam entre a porta e a parte do forno onde esta encaixa. A limpeza da parte externa do micro-ondas deve ser feita com água e sabão. Depois, seque com um pano macio ou papel de cozinha.
Deve existir uma distância entre o micro-ondas, paredes e outros eletrodomésticos
VERDADE: As saídas de ar do micro-ondas não podem ser obstruídas. Por isso, potes, utensílios e panos não devem ser colocados em cima do produto. Além disso, as distâncias mínimas entre o micro-ondas, paredes e outros eletrodomésticos, que constam no manual de instruções, devem ser respeitadas.
Pode-se esquentar água no micro-ondas
VERDADE: Pode ser feito, mas com cuidado. O efeito das micro-ondas nas moléculas de água fará com que a água superaqueça a uma temperatura superior a de ebulição, isso pode resultar em uma ‘explosão’, provocando queimaduras graves. Por isso, evite esquentar recipientes que contenham apenas água, adicionando sempre algum objeto como uma colher de madeira, por exemplo, para repartir o calor emitido pelas micro-ondas.
Ovo cozido no micro-ondas pode explodir
VERDADE: Alimentos que contém pele, casca ou membrana – como a batata, o tomate, a salsicha e ovo – podem explodir ao serem aquecidos, pois a pressão que se forma dentro desses alimentos durante o cozimento faz com que eles estourem. Para evitar que isso ocorra, esses alimentos devem ser furados com um garfo ou palito para permitir a saída dos vapores.
Atualizado em 7 Dez 2015.