Você sabia que o consumo de produtos saudáveis pode melhorar o rendimento no trabalho? Existem alimentos que, por sua composição, ajudam na produtividade do dia a dia, aumentando a concentração e diminuindo o cansaço, a fadiga, a irritabilidade e a falta de motivação – segundo um estudo publicado pela Oficina Internacional do Trabalho (OIT), alimentar-se mal causa até 20% de perda na produtividade no trabalho.
Sempre pensando na sua saúde e bem-estar, o Guia da Semana listou 8 alimentos ajudam a melhorar a produtividade e o rendimento no trabalho. Confira:
TOMATE
Além de ajudar a combater os radicais livres, o tomate ainda contribui para a saúde do cérebro e dos ossos e ajuda a prevenir o estresse.
FRUTAS
Todas as frutas são indicadas, desde que não se exceda no consumo. Elas aportam energia e dão força aos trabalhadores para realizar suas tarefas diárias.
GRÃO-DE-BICO
Rico em sais minerais, vitamina B e proteínas, o grão-de-bico é uma importante fonte de energia, provocando sensação de bem-estar, confiança e satisfação.
SEMENTE DE ABÓBORA
Além de ser um excelente alimento para cuidar do coração, uma vez que o magnésio atua como relaxante dos vasos sanguíneos, reduzindo a pressão arterial, a semente de abóbora melhora na atividade cerebral, já que seus minerais estão em maior concentração no cérebro.
BETERRABA
Além de conter nitrato, carboidratos, potássio e manganês, a beterraba fortalece os músculos do coração, aumenta a resistência física e regulariza a pressão arterial.
ESPINAFRE
Rico em potássio, vitamina K e antioxidantes, o espinafre auxilia na melhora da atividade cerebral, além de dar força e energia.
CHOCOLATE AMARGO
O chocolate amargo (pelo menos 50% cacau) melhora o estado de ânimo e a concentração. O ideal é consumir entre 25 e 30 gramas de chocolate por dia.
LINHAÇA
Fonte de magnésio, a linhaça favorece a capacidade de aprendizagem, memória, concentração, motivação e habilidades motoras. Além disso, ela ainda a prevenir doenças cardiovasculares, diminuindo o colesterol ruim e aumentando o colesterol bom.
Por A.
Atualizado em 5 Nov 2017.