Você sabia que comida pode viciar? Segundo uma pesquisa realizada na Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, os alimentos viciantes são, em sua maioria, altamente processados e ricos em gordura ou carboidratos refinados. Isso faz com que eles provoquem um pico de açúcar no sangue, o que promove uma onda de prazer no cérebro.
Sempre pensando na sua saúde e bem-estar, o Guia da Semana listou 7 alimentos que viciam tanto quanto chocolate. Confira:
CAFEÍNA
Presente no café, mate, guaraná natural e em alguns refrigerantes, a cafeína atua diretamente no sistema nervoso central. Porém, por ser um alimento estimulante, ela vicia. Vale destacar ainda que o consumo de cafeína tem o poder de deixar a pessoa mais disposta, melhorar o raciocínio e a concentração assim como pode causar dor de cabeça, dor de estômago e insônia.
PÃO FRANCÊS/PÃO BRANCO
Por ser fina, a farinha branca, que é um carboidrato simples, é digerida muito rápido. Com isso, o corpo não tem tempo de se sentir saciado, fazendo com que você coma mais do que o necessário.
CHOCOLATE
Devido à grande quantidade de triptofano, aminoácido que vem do leite, e da feniletilamina do cacau, a famosa substância apaixonante, o chocolate tem o mesmo poder de relaxamento que alguns medicamentos psiquiátricos.
CUPCAKES/DONUTS
A dupla ‘açúcar refinado e gordura’, presente nos cupcakes e donuts, libera dopamina, um neurotransmissor que te deixa feliz e inteligente.
SORVETE
Por serem ricos em triptofano (aminoácido que relaxa o corpo), gorduras saturadas (que ajudam a regular a liberação de insulina e atuam na formação de hormônios) e açúcar (que gera energia rápida para o cérebro), alimentos processados com açúcar e gordura – como o sorvete – diminuem a vontade de comer alimentos sem processamento.
DOCES
Por fornecem energia quase que instantaneamente para o cérebro, além de trazer uma (falsa) sensação de amparo psicológico, doces como pirulitos e balas também são viciantes.
BATATA FRITA
Batatas fritas contêm o "trio fatal" – açúcar, gordura e sal –, que faz com que a iguaria seja viciante. Além do mais, elas estimulam problemas hepáticos se consumidas em excesso, como gordura no fígado, e contam com alta concentração de acrilamina, uma substância que pode facilitar o aparecimento de câncer.
Por A.
Atualizado em 30 Mai 2016.