Guia da Semana

Quando se fala em cálcio, logo pensamos no leite e seus derivados. Mas sabia que o alimento está longe de ser a única fonte desse elemento? Muita gente não consome o leite - seja por intolerância ou outros motivos - e é por isso que buscar outras fontes do cálcio é essencial, até mesmo para quem já consome o leite mas quer deixar os ossos ainda mais saudáveis.

Além dos produtos lácteos, existem diversos alimentos que suprem a necessidade diária de cálcio. Verduras verde-escuras, gergelim, algas, amêndoas, feijão, leguminosas, marisco, tofu (queijo de soja), ovos e nozes são ótimas opções para incluir no cardápio e absorver o cálcio.

Pra ficar de olho: Assim como existem alimentos que ajudam a fixar o cálcio no organismo, há os que prejudicam a absorção da substância, conhecidos como “ladrões de cálcio”. O vilão nesse caso é o ácido oxálico, que prejudica a capacidade do organismo de absorver o mineral. O ácido está presente na beterraba, no espinafre e na acelga. Portanto, evite combinar numa mesma refeição esses vegetais com fontes de cálcio, pois prejudicam a absorção do mineral.

Mais do que consumir alimentos que são fonte de cálcio, é preciso ingerir aqueles que aumentam a absorção do mineral no organismo. A vitamina D – obtida principalmente por meio da luz solar – auxilia o processo de aproveitamento e fixação do cálcio por meio da regulação dos níveis do mineral na corrente sanguínea.

Confira na galeria 10 alimentos que são aliados da saúde e ótimas fontes de cálcio.

Atualizado em 30 Out 2015.