Alterações de humor, ondas de calor, suores noturnos, dores de cabeça, ganho de peso, insônia e irritabilidade são alguns dos sintomas da menopausa, que costuma ocorrer na maioria das mulheres entre os 45 e 55 anos de idade – o que caracteriza esse período é a queda dos hormônios estrogênio e progesterona.
Além de sempre ter um acompanhamento médico, manter uma alimentação equilibrada pode tornar as coisas mais fáceis durante esse período. Por isso, o Guia da Semana listou alguns alimentos que ajudam a aliviar os sintomas da menopausa. Se liga:
SOJA
A soja é rica em isoflavona, um fitoquímico que atua como um substituto do estrógeno (hormônio que sofre notável queda no período do climatério) e contribui para a manutenção do equilíbrio hormonal. Por isso, a soja ajuda a diminuir a intensidade e a frequência dos calores, da sudorese, das irritações e até da insônia.
SALMÃO
Alimentos ricos em magnésio, como o salmão, são ótimos para as mulheres que estão passando pela Menopausa. A deficiência deste mineral no organismo resulta em fadiga e carência de enzimas envolvidas na produção de energia.
IOGURTE
Além de ser uma ótima alternativa para o lanche da tarde, o iogurte contém alta concentração de cálcio, que fortalece os ossos, previne a osteoporose e estimula a síntese de colágeno.
AVEIA
Por ter alta concentração de fibras solúveis, a aveia ajuda a reduzir o colesterol, a regular o intestino e a prevenir a prisão de ventre.
SEMENTES DE ABÓBORA
Além de diminuir as ondas de calor, a semente de abóbora, assim como a de girassol, ajuda a manter uma boa lubrificação vaginal. O ideal é consumir duas colheres de sopa por dia, no máximo.
CHÁ BRANCO
Mais rico em catequinas que o chá verde, o chá branco possui substâncias antioxidantes que aumentam o metabolismo basal, auxiliando no controle do acúmulo de gordura visceral. Além disso, ele ainda ajuda na eliminação de toxinas do organismo e no bom funcionamento hepático.
LARANJA
Frutas cítricas, como a laranja e o abacaxi, são fontes de Vitamina C, necessária para síntese de hormônios ovarianos.
BRÓCOLIS
O brócolis e outros vegetais verdes escuros, como o espinafre ou a couve de Bruxelas, são ricos em ácido fólico, que ajuda a repor DNA e diminui o risco de câncer de mama.
OLEAGINOSAS
Sementes oleaginosas, como castanhas, amêndoas e nozes, são ricas em magnésio, que age no bom-humor, no relaxamento muscular e na formação de neurotransmissores.
Atualizado em 14 Ago 2015.