Você sabia que o consumo de certos alimentos pode aumentar as chances de uma mulher engravidar? Claro que existem outros fatores que influenciam nessa conquista, mas manter uma dieta saudável e pró-fertilidade pode ajudar sim no processo da gravidez.
Segundo um estudo realizado pelos pesquisadores Jorge Chavarro e Walter C. Willett, ambos da Universidade de Harvard (EUA), e que resultou no livro "The Fertility Diet" - ou "Dieta da Fertilidade" -, a insulina e a enzima globulina influenciam na ovulação feminina e a ação dessas duas substâncias é resultado direto dos alimentos que são consumidos.
O estudo propõe uma reeducação alimentar, trocando o consumo de doces, carboidratos refinados e café por frutas, leguminosas e carnes magras. Essa prática, além de deixar a vida da mulher mais saudável, ainda pode aumentar as chances de ela receber a visita da cegonha.
Mas isso não significa que se você consumir os alimentos indicados você vai conseguir engravidar. De fato, a dieta pró-fertilidade é promissora para melhorar a capacidade reprodutiva da mulher, mas o ideal é sempre ter um acompanhamento médico para entender o seu corpo e organismo.
Confira 8 alimentos que aumentam as chances de engravidar:
OVO
Além de extremamente versátil, já que pode ser consumido de diferentes formas (frito, cozido, pochê...), o ovo também ajuda a aumentar a fertilidade. Isso porque ele é rico em Vitamina A, que ajuda na produção de hormônios femininos, e B12, que melhora a camada do útero que vai receber o embrião e regula o ciclo menstrual – entre outras vitaminas.
TOMATE
Além de delicioso e um ótimo ingrediente para saladas e molhos, o tomate é rico em licopeno que, dentre outras coisas, é benéfico para os ovários, ajudando a regular a produção hormonal e deixando o ciclo ovulatório normal.
CARNE VERMELHA
Por ser rica em ferro, a carne vermelha é indicada na dieta pró-fertilidade. Isso porque quando o ferro está em baixa no organismo da mulher ela pode não ovular.
COUVE
A couve, assim como o espinafre, agrião e alface, pode ajudar a aumentar as chances de engravidar. Isso porque ela é fonte de Vitamina E, que atua, principalmente,melhorando a qualidade do endométrio e do útero, aumentando a vascularização da região.
ATUM
O atum, assim como a sardinha, pode ser um grande aliado na conquista do sonho da gravidez. Isso porque esse alimento possui Vitamina D, que ajuda o corpo na ovulação, garantindo o equilíbrio hormonal.
LARANJA
Presente na laranja, limão, abacaxi, goiaba, entre outras frutas, a Vitamina C tem o poder de normalizar a ovulação. Sem contar que, devido ao seu poder antioxidante, ela é essencial para manter a imunidade em dia, diminuindo o risco de doenças.
BANANA
Além de ser extremamente saborosa, a banana é fonte de vitamina B6, que ajuda a regular o açúcar no sangue, evitando picos de insulina.
CASTANHAS
Ricas em zinco e selênio, que ajudam a regular a produção hormonal, deixando os hormônios nas quantidades ideais para a fertilidade, as castanhas são indicadas para quem deseja engravidar.
Atualizado em 6 Set 2015.