Guia da Semana

Para emagrecer não há segredo: a combinação entre alimentação saudável e exercícios físicos é a melhor solução. Porém, existem alguns truques que podem ajudar a turbinar a perda de peso. Um deles é a ingestão dos alimentos que aceleram o metabolismo, também conhecidos como termogênicos.

+ Dez alimentos anti-estresse
+ Oito alimentos que ajudam a combater a celulite
+ Melhores e-commerces de produtos de beleza

"Todos os alimentos gastam energia para serem digeridos, ou seja, têm a capacidade de aumentar a temperatura corporal e acelerar o metabolismo. Porém, os termogênicos induzem o metabolismo a trabalhar em ritmo mais acelerado, gastando assim mais calorias e promovendo um emagrecimento mais rápido. E, além de acelerar o metabolismo, os termogênicos também melhoram a circulação sanguínea, estimulam a digestão e eliminam os gases", explica a nutricionista Vivian Goldberger, colaboradora do blog feminino Cartilha Cor de Rosa.

Apesar de todos esses benefícios, os alimentos que aceleram o metabolismo não podem ser consumidos indiscriminadamente. De acordo com a nutricionista, quem sofre de hipertensão, insônia, distúrbios na tireóide e problemas cardíacos e intestinais deve evitar a ingestão de termogênicos.

"O consumo dos alimentos que aceleram o metabolismo deve estar aliado a uma dieta equilibrada e balanceada. Alimentos termogênicos em excesso podem causar dor de cabeça, tontura, insônia e problemas gastrointestinais", alerta a especialista.

A pedido do Guia da Semana, Vivian Goldberger listou os dez principais alimentos termogênicos e explicou os benefícios de cada um deles. Confira em nossa galeria!

Por Conceição Gama

Atualizado em 7 Out 2015.