Alimentação saudável deixou de ser modismo e virou uma tendência. Pessoas de todas as idades devem aderir às refeições equilibradas, primando sempre pela qualidade dos produtos consumidos e modo de preparo, a fim de garantir a saudabilidade.
Segundo a nutricionista Walkiria Brito, da rede Terra Madre – Orgânicos e Saudáveis, os grãos são fontes de fibras, minerais, vitaminas e carboidratos, são ricos em antioxidantes, auxiliam a manutenção do trânsito intestinal, auxiliam no controle e manutenção do colesterol, causam saciedade por maior tempo, dentre outros benefícios.
Por isso, para te ajudar a manter uma alimentação saudável, o Guia da Semana, com a ajuda da nutricionista Walkiria Brito, reuniu 10 motivos pelos quais é importante que os grãos e produtos integrais façam parte do cardápio diário das pessoas. Confira:
São saborosos
Ao contrário do que muitos pensam, os grãos e alimentos integrais são bastante saborosos e podem (e devem) fazer parte de uma alimentação saudável e equilibrada.
Promovem a saúde
Os grãoes e alimentos integrais promovem a saúde e melhoram o funcionamento do organismo como um todo.
Contribuem para uma melhor saciedade
Os alimentos integrais são fontes de fibras importantes para a integridade do intestino. Eles contribuem para uma melhor saciedade, têm propriedades funcionais para modular a glicemia e os níveis de colesterol na corrente sanguínea.
São fontes de vitaminas do complexo B
São fontes de vitaminas do complexo B, que são complexos hidrossolúveis necessários para a execução de funções celulares específicas como a proteção do organismo contra várias doenças, além de manter a integridade da pele, cabelo e unhas.
São fontes de proteínas de origem vegetal
Os grãos integrais também são fontes de proteínas de origem vegetal, em especial as leguminosas, como o grão de bico, lentilha, feijão, amendoim e soja, que apresentam, em média, de 15% a 30% da sua composição formada por proteínas.
São ricos em fitoquímicos
Grãos e alimentos integrais são ricos em fitoquímicos, que são substâncias ativas presentes em alimentos de origem vegetal. Quando consumidos de forma regular, proporcionam efeitos benéficos para a saúde.
Auxiliam no sistema anti-inflamatório
Alguns grãos como a linhaça e chia são fontes de ácido alfa-linolênico, um tipo de ácido graxo da família ômega-3 e muito importante para o sistema anti-inflamatório do organismo e para boa saúde cerebral e ocular
Ajudam no combate ao envelhecimento cutâneo
Os minerais como fósforo, cálcio, zinco e magnésio também estão mais presentes nos grãos e produtos integrais. Estes são minerais importantíssimos para a saúde óssea, processo digestivos, combate ao envelhecimento cutâneo, manutenção do sistema imunológico e regulação do sono
Concentram boa quantidade de nutrientes
Os alimentos integrais sofrem menos perdas de nutrientes, pois não passam por processamentos mecânicos industriais. Assim, concentram maior quantidade de nutrientes em relação aos alimentos mais processados e refinados
São excelentes fontes de vitamina e minerais
As sementes e castanhas também compõe o grupo dos alimentos integrais. Eles são responsáveis pela manutenção da boa saúde e devem fazer parte da alimentação diária. Sementes de girassol, de abóbora e de gergelim, além de castanhas do Brasil, nozes, macadâmia e outras variedades são fontes excelentes de vitamina E, minerais como selênio e zinco, além de gordura do tipo mono e poli insaturadas, responsáveis por mecanismos de proteção da membrana celular.
Que tal inserir esses alimentos no dia a dia?
Por g
Atualizado em 1 Jun 2020.