O colágeno é uma proteína presente em nosso organismo que tem a função de sustentar e manter nossas células unidas. Em determinado momento da vida, é necessário apostar em um suplemento ou numa alimentação rica em nutrientes para estimular a produção da proteína em nosso organismo.
O Guia da Semana conversou com o nutricionista do Vigilantes do Peso, Matheus Motta, sobre o assunto. Confira 7 coisas que você precisa saber sobre o colágeno:
O que é colágeno?
O colágeno é uma proteína encontrada na pele, cartilagens e tendões de animais. "O colágeno é responsável pela estrutura resistente e elástica da pele e pode reduzir a flacidez", explica o nutricionista Matheus Motta. O colágeno ainda é encontrado em tendões e ligamentos, o que ajuda a reforçar a ligação dos músculos nos ossos.
Alimentos ricos em colágeno
Carnes, peixes e gelatinas são os alimentos que possuem uma grande quantidade de colágeno. Considere incluí-los diariamente na sua alimentação para reforçar a produção da proteína.
Benefícios
O nutricionista Matheus Motta explica que o colágeno dá mais resistência e brilho aos cabelos e fortalece unhas, dentes e ossos.
Necessário para esportistas
Além disso, ele é um importante aliado dos esportistas. "Alguns estudos mostram que a suplementação de colágeno atua na prevenção e tratamento de doenças articulares e na prevenção de lesões para idosos e atletas", conta Matheus Motta.
Suplementação
O nutricionista Matheus Motta diz que por ser uma suplementação, é necessário que haja o acompanhamento de um profissional. Ele explica:
"O colágeno é produzido pelo nosso corpo, mas para isso ele precisa de alguns nutrientes que vão ajudar nosso organismo nesse processo e em sua preservação. Dentre eles: vitamina C (que pode ser encontrada em frutas cítricas, goiaba, acerola, pimenta) - é essencial para a formação de colágeno endógeno junto com a lisina e a prolina -; lisina (que pode ser encontrada em laticínios, carne, aves, peixes, ovo, lentilha, feijão, quinoa); ômega 3 (que pode ser encontrado em chia, linhaça, salmão, sardinha), que reduz a degradação do colágeno; e o licopeno (que pode ser encontrado em tomate, melancia, goiaba, beterraba), que inibe uma enzima responsável pela destruição do colágeno. A suplementação de colágeno garante o consumo de lisina e prolina, aminoácidos essenciais para a formação da proteína, mas deve-se atentar para ao consumo dos outros nutrientes citados acima".
Quanto tomar
Segundo o nutricionista, não existe uma recomendação clara sobre a quantidade. Também vai depender do seu objetivo. Para a suplementação, é indicado entre 10 a 20 gramas de colágeno hidrolisado. Por isso, a consulta com profissionais da saúde é essencial.
Quando tomar
Naturalmente, o corpo reduz a produção de colágeno cerca de 1% ao ano. Isso pode ocorrer entre os 25 e 30 anos de idade. "As mulheres tendem a produzir menos colágeno que os homens e essa diminuição na produção pode ser maior na menopausa", avisa o nutricionista Matheus Motta.
Atualizado em 24 Set 2019.