Difícil – na verdade muuuuuito difícil – resistir a um pedaço de chocolate durante a Páscoa. Até porque, nesta época doa ano a maioria dos mercados e empórios ficam recheados de inúmeras opções de ovos de Páscoa e barras de chocolate.
Para quem está de dieta e tem o objetivo de perder peso, evitar os exageros é mais do que essencial. E isso também inclui o tradicional almoço de Páscoa. É preciso consumir tudo com moderação e consciência.
Sempre pensando em te ajudar, o Guia da Semana, com a ajuda do Vigilantes do Peso, reuniu 5 dicas para manter a dieta durante a Páscoa. Se liga:
OPTE POR ALIMENTOS SAUDÁVEIS
Tire proveito das opções saudáveis que essa data favorece, como o consumo de peixes, por exemplo. Prefira os peixes de carne branca em preparações leves, como grelhados, cozidos ou assados. Utilize como acompanhamento legumes, verduras e cereais integrais.
CONTROLE AS PORÇÕES
Estar atento às quantidades de comida que coloca no prato é tão importante quanto a escolha dos alimentos para uma refeição equilibrada e para evitar os quilos a mais.
CONSUMA CHOCOLATE COM MODERAÇÃO
Se ganhar uma barra ou um ovo inteiro, divida-os em porções individuais. Embrulhe os pedaços em embalagens não muito atrativas, como papel-alumínio, e armazene na geladeira. Outra dica bacana é consumir o chocolate com frutas picadas. Banana, morango, kiwi e uva-verde sem caroço são ótimas opções. As frutas enriquecem a sobremesa ou o lanche com fibras, o que faz com que a absorção do açúcar pelo organismo seja mais lenta do que quando comparado ao consumo puro de chocolate. Jásobre a quantidade ideal, o Vigilantes do Peso indica o consumo de até 30 g por dia (uma barra individual).
PREFIRA CHOCOLATES AMARGOS
Se o chocolate fizer parte do seu cardápio, siga a regra de “quanto mais cacau, melhor”. Isso significa que os chocolates amargos, com 70% ou mais de cacau, devem ser a primeira opção e os brancos devem passar longe das suas escolhas.
LEIA OS RÓTULOS
Atenção aos rótulos! Os chocolates diet, apesar de não possuírem açúcar, podem conter grande quantidade de gordura, o que não os torna uma opção favorável para quem busca a perda de peso.
Por A.
Atualizado em 23 Mar 2016.