Guia da Semana

Em virtude do período de férias de início do ano e até do Carnaval, é normal que as pessoas queiram aproveitar essa folga para fazer uma lipoaspiração, cirurgia para retirar a gordura localizada. Porém, cuidados a mais devem ser tomados nesse período, pois o calor da estação não ajuda a diminuir os edemas e é preciso evitar a exposição solar para que não haja cicatrizes.

Exposição solar

Os médicos costumam recomendar que os pacientes fiquem 1 mês longe da exposição direta ao sol, visto que isso pode causar manchas escuras na região operada e equimoses, que são aquelas marcas roxas. O horário mais agressivo é das 9h às 17h, sendo que, mesmo antes e depois disso, é necessário usar o protetor solar indicado pelo cirurgião.

Lugar fresco

Como o calor pode favorecer o inchaço e no pós-operatório é necessário usar uma cinta para ajudar na cicatrização, é indicado que o paciente fique em ambientes ventilados e frescos para ter mais conforto. Dessa forma, o calor provocado pelo tecido da cinta será menor e os edemas desaparecerão mais rápido.

Alimentação equilibrada

Caso o médico não recomende uma dieta específica, é desejável que o paciente tenha uma alimentação equilibrada, especialmente no primeiro mês, a fim de ajudar o corpo a se recuperar. O sal, por exemplo, deve ser evitado, pois ajuda a reter líquidos e aumentar o inchaço. Também é importante beber bastante líquido, que diminui a constipação intestinal provocada pela ingestão de antibióticos e contribui com a recuperação.

O paciente ainda precisa diminuir a quantidade de comida fermentada se tiver passado por uma lipoaspiração abdominal, visto que tais alimentos aumentam a formação de gases e causam cólica, aumentando o desconforto. Para garantir os resultados positivos da cirurgia, é necessário consultar um nutricionista que fará uma dieta personalizada.

Atualizado em 29 Jul 2015.