Guia da Semana

Que é preciso tomar cuidado com o sal nos alimentos você já sabe. Mas você sabia que existem diferentes tipos de sal? Sim, além do sal de cozinha (refinado) tradicional, há outras variações do ingrediente tão utilizado na culinária.

Com base nas informações divulgadas pela Associação Brasileira de Nutrição – Asbran, o Guia da Semana te explica um pouco mais sobre os diferentes tipos de sal. Confira:

SAL DE COZINHA (REFINADO)

É o sal mais utilizado na culinária. Com uma textura fina, pode ser misturado de forma mais homogênea. Além de ser processado para remover impurezas (reduzindo os teores de minerais), ele ainda contém iodo. Um grama de sal de cozinha tem 400mg de sódio.

SAL LIGHT

É indicado para pessoas que têm restrição ao consumo de sódio, pois, se comparado ao sal de cozinha, o sal light tem uma redução no teor de sódio com 50% de cloreto de sódio e 50% de cloreto de potássio. Entretanto, indivíduos com doenças renais não devem utilizá-lo.

SAL MARINHO

Por ser raspado manualmente da superfície de lagos de evaporação, ele é mais caro do que o sal de cozinha. Além disso, por não ser tão processado, ele preserva um pouco mais de sais minerais. Dependendo da região que ele é retirado e da composição de minerais, ele pode ser branco, rosa, preto, cinza, uma combinação de cores, grosso, fino ou em flocos. Um grama contém cerca de 420mg de sódio.

SAL DO HIMALAIA

Por ser rico em cálcio, magnésio, potássio, cobre e ferro, ele apresenta uma cor rosa. Um grama contém 230mg de sódio.

SAL DEFUMADO

De cor acinzentada, este sal é defumado sobre chamas da madeira, dando sabor especial quando adicionado às preparações. Um grama contém cerca de 395mg de sódio.

SAL DO HAVAÍ

Por causa da presença de uma argila havaiana chamada Alaea, rica em dióxido de ferro, o sal do havaí apresenta uma coloração rosa avermelhada. Um grama possui cerca de 390 mg de sódio.

SAL DA ÍNDIA OU NEGRO

Este sal apresenta um sabor sulfuroso por causa da presença de composto sulfúrico e ferro. Um grama contém 380 mg de sódio.

FLOR DE SAL

Com 10% a mais de sódio, a flor de sal tem um sabor mais intenso e textura crocante. Na elaboração são utilizados apenas os cristais retirados da camada superficial das salinas. Um grama contém 450 mg de sódio.

SAL KOSHER

O sal kosher não dissolve tão rápido quanto o sal de cozinha e não é iodado. É utilizado para preparar carnes kosher, por remover o sangue rapidamente.

Por A.

Atualizado em 15 Nov 2015.