Guia da Semana

Onde correr em São Paulo

Em clima de São Silvestre, confira os melhores lugares para se correr na cidade de São Paulo.

Não tem como negar: a corrida continua sendo a mais simples das atividades físicas. Afinal, além de não requerer muita habilidade, tudo que exige é um par de tênis e disposição.

Veja onde alugar uma bicicleta em São Paulo
+ Confira as ciclovias e ciclofaixas da cidade 

Não é fácil começar uma atividade física: falta tempo, fôlego e vontade.  Mas o que não faltam na cidade de São Paulo são bons espaços para correr. O Guia da Semana listou cinco bons parques para se praticar o cooper em São Paulo.

O principal ponto de encontro para os corredores é o Parque do Ibirapuera. Além de ser um lindo cartão postal da capital, possui uma ótima estrutura de bebedouros, banheiros e trajetos, além de uma excelente pista de cooper.

O problema do "Ibira" é o que ele está quase sempre cheio, mesmo em dias de semana. Nos finais de semana, costuma estar abarrotado de gente andando de bicicletas, passeando com cachorros e crianças. O local vira uma verdadeira pista de obstáculos para quem quer um treino rápido.

Outro local muito querido entre praticantes de corrida é a Cidade Universitária, que mistura o ambiente de corrida de rua, com diversas oportunidades de treinos longos, entre seis e dez quilômetros, a um contato com a natureza, com diversas árvores ao redor.

O principal problema é a movimentação de carros durante a semana, que oferece certo risco para a segurança de quem gosta de correr ouvindo música. Além disso, parte dos trajetos não está bem cuidada, e isso oferece riscos para a saúde, como torções nos pés, além de alguns problemas de segurança, que têm se tornado comuns na Cidade Universitária.

Fugindo um pouco do eixo dos parques mais conhecidos, temos o Ceret (Centro Educativo e Recreativo do Trabalhador), uma boa pedida para os moradores da Zona Leste. Apesar de seu trajeto para corrida ser mais curto que os demais, com cerca de 1,5 km, o local possui uma estrutura à altura dos demais parque da cidade.

Para quem está começando a correr, a ladeira no trajeto pode apresentar um certo obstáculo no começo, mas fica fácil se acostumar à subida com o tempo.

Já o Parque da Água Branca tem o menor percurso entre os listados, mas é um dos mais agradáveis. Agradável não só pelo seu ambiente bucólico com patos, galinhas e diversos pássaros que habitam o parque, mas pelo fato que a pista não é tão movimentada quanto dos outros listados, dando um clima de solidão agradável para correr.

Os únicos problemas ficam por ter a estrutura menos preparada para os corredores, com poucos bebedores e pista não muito bem cuidada, que ainda é tomada pelas tradicionais feirinhas do parque, o que tira espaço da pista dos corredores. Mesmo assim, não afetam a diversão do corredor. Outro porém é o horário que o parque fecha durante a semana: às 19h, o que dificulta a prática para quem trabalha.

Para terminar, tem o Parque Villa Lobos. Ele é mais vazio durante os dias de semana, mas aos sábados e domingos é quase tão cheio quanto o Ibirapuera. O local é plano, o que vai facilitar muito a vida de quem está começando a correr.

Academia, parque ou na rua mesmo, não importa onde. Para quem gosta de correr, qualquer hora é hora, qualquer lugar e lugar. Então, escolha o seu lugar favorito e coloque os pés para movimentar. O seu corpo só vai ter a agradecer.

Atualizado em 30 Jun 2014.

Por Edson Castro
Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Vídeo: treino funcional para fazer ao ar livre

A personal Renata Marques ensina alguns exercícios para fazer no parque

Vídeo: treino de braço e perna em 8 minutos

Tá sem tempo pra malhar? Agora ficou fácil!

Vídeo: treino de abdômen para fazer ao ar livre

Veja 3 exercícios que vão te ajudar a perder barriga

Vídeo: 3 tipos de abdominais para fazer com o skate

Gosta de esportes e anda de long? Aprenda um treino de abdômen que pode ser feito em qualquer lugar!

Primeira estação de ginástica ao ar livre para pessoas com deficiência inaugura em SP neste domingo (4)

Vídeo: treino de perna e glúteos no escadão da Sumaré

Quer tonificar as pernas e conquistar o bumbum dos sonhos? A gente te ajuda!