Guia da Semana

Saiba como preparar uma ceia de Natal menos calórica

Confira algumas dicas para manter uma alimentação saudável durante o Natal.

Uma coisa é fato: independente das tradições gastronômicas familiares, a ceia de Natal é uma das refeições mais saborosas – e calóricas – do ano. Carnes gordas, como lombo, pernil e peru, rabanada, frutas secas, panetone e sobremesas cheias de açúcar são alguns quitutes que fazem parte da famosa refeição de Natal.

Para quem está de dieta, o foco na alimentação saudável precisa ser redobrado. Mas engana-se quem acredita que é preciso abrir mão de todas as tradições natalinas.  Segundo o Nutrólogo André Veinert, da Clínica Healthme Gerenciamento de Peso, com algumas trocas inteligentes é possível fazer uma ceia com alimentos menos calóricos. 

“Uma alternativa é apostar em alimentos termogênicos que são capazes de aumentar o gasto calórico do organismo durante a digestão e o processo metabólico”, explica. “Outra boa saída é evitar as receitas compostas de alimentos inflamatórios – os que contêm gordura trans, açúcar e farinha branca”, completa.

Confira algumas dicas para preparar uma ceia de Natal menos calórica:

CARNES


O tender é uma carne muito saborosa, porém, muito calórica. “Duas fatias generosas de tender equivalem a 450 calorias. Além disso, esse tipo de carne contém quantidades de colesterol e gorduras saturadas”, ressalta o Dr. André. O pernil, segundo o nutrólogo, também deve ser consumido com moderação, pois também apresenta quantidades de colesterol que em excesso pode comprometer a saúde.

Uma boa dica é trocar o tender e o pernil por carnes magras como peru, peixes, aves ou frango. O lombo, por exemplo, é o mais saudável dos cortes suínos, por conter menores quantidades de gorduras e calorias. E o peru (sem pele) também pode ser consumido sem peso na consciência. Duas fatias correspondem a 170 calorias, além de ser uma fonte de proteína e ferro.

ARROZ COM FRUTAS SECAS

Um prato com 100 g de arroz com uvas passas e creme de leite tem 317 calorias. “Opte pelo arroz integral com vegetais não em conserva, como cenoura e vagem, que possuem mais vitaminas, minerais e fibras”, recomenda o nutrólogo.

SALADAS


Segundo o nutrólogo, a salada de maionese é uma boa opção de carboidrato e tem 140 calorias. Entretanto, ela não deve ser consumida com batata sautê e nem acompanhada por arroz e massas. 

FAROFA

Evite a farofa feita com ovos e bacon. “O bacon é um embutido rico em gorduras saturadas que em excesso proporciona doenças cardiovasculares, hipertensão e obesidade”, alerta o nutrólogo. Uma boa opção é fazer uma farofa com ameixas pretas, que contém só 108 calorias.

RABANADA

Segundo o nutrólogo, a rabanada, uma das sobremesas tradicionais de Natal, não é nenhum pouco saudável. “A receita da rabanada contém alto teor de gordura e açúcar, além de ovo, farinha e óleo que, quando se unem, detonam qualquer dieta. Uma fatia pode chegar a 310 calorias”, comenta o médico. Sendo assim, opte pela versão assada feita com pão light, leite desnatado e uma pitada de açúcar. 

PANETONE


Tanto o panetone como o chocotone são calóricos e contém alto teor de sódio e conservantes químicos. “Uma fatia de panetone ou chocotone tem 320 calorias”, destaca o nutrólogo.
Troque essas delícias de Natal por uma fatia de manjar branco que contém 72 calorias ou consuma frutas típicas do verão.   

BEBIDAS

Evite as bebidas alcoólicas, pois elas também são calóricas. Uma taça de vinho do Porto tem 74 calorias, por exemplo. Opte por sucos de frutas que são saudáveis e refrescantes. 

NO DIA SEGUINTE
Para manter a forma, mantenha alguns cuidados:
-Faça refeições leves no dia seguinte, com verduras e legumes;
-Beba muito líquido. Faça sucos de frutas, chás e beba muita água;
-Faça uma caminhada leve;
-Opte por beber água de coco para hidratar o organismo depois de toda a comilança;
-Consuma frutas como melão ou melancia.

 

Atualizado em 8 Dez 2015.

Por A.
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