Guia da Semana

Não foi viajar no feriado? Não conseguiu emendar a sexta-feira? Não tem problema: os cinemas estão aí – faça chuva ou faça sol – para deixar seus dias muito mais interessantes.

No 1º de maio, quinta-feira, duas grandes estreias devem atrair públicos bem distintos: O Espetacular Homem-Aranha 2, segundo filme da franquia dirigida por Marc Webb, e Getúlio, longa brasileiro sobre o ex-presidente ditador do Brasil.

Continuam em cartaz os populares Capitão América 2, Divergente e Noé, além dos não-tão-mainstream Hoje eu Quero Voltar Sozinho e Yves Saint-Laurent. Algumas mostras oferecem bons filmes para o feriado e para o fim de semana, como o documentário vencedor do Oscar, 20 Feet From Stardom (quinta-feira às 19h no CineSESC).

Confira os principais filmes em cartaz no feriado do Dia do Trabalho:

O espetacular Homem-Aranha 2 - A ameaça de Electro


Andrew Garfield volta a viver o super-herói que, agora, terá três inimigos para combater: Rhino, Electro e o Duende Verde. Peter Parker continua investigando o passado dos pais e tenta se manter afastado de Gwen Stacy (Emma Stone) depois da promessa que fez ao pai dela no primeiro filme. Saiba o que esperar do filme.

Getúlio


Os últimos dias de vida e de governo do presidente Getúlio Vargas são mostrado neste drama que tem Tony Ramos no papel principal. O filme parte do atentado ao jornalista Carlos Lacerda e das acusações de corrupção que se seguiram, para retratar os sentimentos dúbios do ditador. Saiba o que esperar do filme.

Capitão América 2 - O Soldado Invernal


Depois de ser congelado por cerca de 70 anos, Steve Rogers (Chris Evans) está vivendo no presente e trabalhando para a S.H.I.E.L.D.. Quando Nick Fury, seu chefe, sofre um atentado, ele se une à Viúva Negra (Scarlett Johansson) para descobrir quem está por trás dos ataques e acaba descobrindo o misterioso Soldado Invernal. Saiba o que esperar do filme.

Divergente


Na adaptação do primeiro livro da trilogia Divergente, Shailene Woodley vive Tris – uma garota que não se encaixa em nenhuma “casta”, numa sociedade futurista dividida em cinco grupos. Mesmo escolhendo um lado, ela é vista como uma ameaça e passa a ser caçada pelas autoridades. Saiba o que esperar do filme.

Hoje eu Quero Voltar Sozinho


Depois do sucesso do curta-metragem Eu Não Quero Voltar Sozinho, o diretor Daniel Ribeiro transformou a história de Leo (Guilherme Lobo) em longa. Ele é um garoto cego que sofre com as brincadeiras dos colegas, mas que se incomoda mesmo é com a superproteção dos pais. Quando um novo aluno entra em sua sala, porém, tudo começa a mudar. Saiba o que esperar do filme.

Noé


Darren Aronofsky decidiu transformar uma das histórias mais conhecidas do cristianismo num filme de ação com boas doses de melodrama. Russell Crowe interpreta Noé, um homem que recebe o sinal de Deus para construir uma arca, capaz de salvar os animais do dilúvio, que irá limpar a Terra do mal causado pelos homens. Saiba o que esperar do filme.

Yves Saint Laurent


A história do estilista francês que assumiu a marca Christian Dior aos 21 anos é contada pelo diretor Jalil Lespert e o ator Pierre Niney. O filme mostra esse início de carreira e o relacionamento com Pierre Bergé (Guillaume Gallienne), até a criação da grife própria.

Amores Parisienses


O filme de 1997 está em cartaz na retrospectiva Alain Resnais na Cinemateca Brasileira. O romance é uma crônica comportamental (como é a marca do diretor) que acompanha uma mulher dividida entre dois homens, enquanto ajuda a irmã a encontrar um apartamento.

Quinta-feira, 1º de maio às 17h – Cinemateca Brasileira (Mostra Alain Resnais)

Twenty Feet From Stardom


O documentário que abocanhou o Oscar 2014 na categoria é um dos destaques do festival In-Edit Brasil, com vídeos sobre música. O longa conta a história das backing vocals de bandas famosas, que convivem com o anonimato enquanto trabalham sobre os palcos. Ao final da sessão, haverá debate com Claudia Lennear, cantora que trabalhou com David Bowie e Rolling Stones.

Quinta-Feira, 1º de maio às 19h - CineSESC (In-Edit Brasil)

O Castelo Animado


O mestre da animação Hayao Miyazaki ganhou uma mostra especial no SESC Ipiranga aos domingos, entre abril e maio. No dia 4, o espaço exibe um de seus longas mais recentes, O Castelo Animado, sobre uma garota enfeitiçada que se transforma numa velha, e vai trabalhar para um bruxo vaidoso.

Domingo, 4 de maio 17h – SESC Ipiranga (Mostra Hayao Miyazaki)

Por Juliana Varella

Atualizado em 1 Mai 2014.