Guia da Semana

Vai ficar em casa no feriadão de Carnaval? Se você também preferiu fugir da estrada e curtir o que a cidade tem de melhor, com certeza vai querer dar uma passadinha no cinema nos próximos dias!

Para quem está de olho no Oscar, esta é a última chance de conferir os indicados: “Birdman”, “O Jogo da Imitação” e “Sniper Americano” são alguns dos favoritos que ainda estão em cartaz.

Quem procura algo um pouco mais apimentado não pode perder o romance "Cinquenta Tons de Cinza", adaptação do livro de mesmo nome. Já para quem busca algo mais despretensioso, para rir ou mergulhar na ação, as dicas são “Bob Esponja – Um Herói Fora D’água”, “O Destino de Júpiter” e “Um Santo Vizinho” – drama estilo feel good que ganha pré-estreias neste fim de semana.

Saiba mais:

Cinquenta Tons de Cinza


Um milionário seduz uma estudante nesta adaptação do bestseller-fenômeno de mesmo nome. Não vá esperando por cenas tórridas nem por um casal com muita química, mas repare nos jogos de poder: tudo o que ele quer é colocar regras na relação e tudo o que ela faz é quebrá-las. Romântico, mas não chocante. Leia a crítica.

Bob Esponja – Um Herói Fora D’água


Bob Esponja e seus amigos aquáticos visitam o mundo real nesta comédia nonsense que envolve surfistas e piratas. Para quem é fã do desenho, a diversão é garantida. Leia a crítica.

Um Santo Vizinho (pré-estreias)


Misto de comédia e drama, “Um Santo Vizinho” traz Bill Murray no papel de um veterano de guerra alcoólatra e irresponsável. Quando uma mãe divorciada e um menino de 11 anos se mudam para a casa vizinha, sua vida se transforma completamente. Apesar da premissa clichê, o filme emociona. Leve um lencinho. Leia a crítica.

Birdman (ou A Inesperada Virtude da Ignorância)


Indicado a nove Oscars, o filme é uma crítica à indústria do cinema, do teatro e do entretenimento em geral, atacando críticos, atores e público com a mesma acidez. A filmagem simula um imenso plano-sequência e a trilha sonora é formada praticamente por um solo de bateria. Para refletir e rever. Leia a crítica.

O Jogo da Imitação


Benedict Cumberbatch interpreta o matemático Alan Turing neste drama sobre guerra, criação e respeito. Turing desenvolveu o primeiro computador do mundo para processar e traduzir as mensagens criptografadas dos alemães durante a Segunda Guerra Mundial. Mais tarde, ele seria julgado não por sua contribuição, mas por sua vida particular. Um filme para celebrar as diferenças e conhecer um grande personagem. Leia a crítica.

Sniper Americano


Dirigido por Clint Eastwood, o filme conta a história real de Chris Kyle, atirador dos Estados Unidos durante a Guerra do Iraque que matou mais de 160 pessoas. O longa explora os conflitos morais do personagem, enquanto ele tenta conciliar as missões com uma vida familiar comum. Leia a crítica.

O Destino de Júpiter


O novo filme dos irmãos Wachowski é um show de efeitos especiais com muita ação. Mila Kunis vive uma faxineira que descobre ser a sucessora de um trono intergaláctico, que daria a ela o poder sobre a Terra. Antes de assumir seu lugar, porém, ela precisará disputar o planeta com outros três membros da família real. Leia a crítica.

Por Juliana Varella

Atualizado em 13 Fev 2015.