Guia da Semana

São Paulo é uma cidade cheia de cinéfilos ávidos por bons filmes. Por isso, o Guia da Semana preparou um roteiro com algumas exibições que não podem ficar de fora da sua agenda e que vão muito além dos blockbusters e das estreias.

Aqui, selecionamos o melhor das salas, mostras e novidades do universo cinematográfico. Filmes que muitas vezes não estão na lista de maiores bilheterias, mas que com certeza ainda valem a pena serem assistidos, por causa do diretor, do ator, da atriz, do roteiro ou por ser um filme histórico.

>> As 10 melhores salas de cinema de São Paulo
>> Confira o Top 10 de bilheteria do fim de semana
>> Saiba quais as estreias da semana

Nesta semana estreiam duas mostras bem bacanas, uma com a exibição da filmografia completa dos irmãos Cohen e outra com produções sobre a cultura judaica. Confira!

16º Festival de Cinema Judaico
Nesta segunda começa a 16ª edição do Festival de Cinema Judaico, que acontece no Hebraica, CineSESC, MIS, Centro da Cultura Judaica,Teatro Eva Herz e Cinemark Higienópolis.Na programação, mais de 40 filmes que abordam a cultura judaica e uma retrospectiva dos irmãos Heymann.



Irmãos Cohen – Duas mentes brilhantes
O CineSESC exibe a filmografia completa dos irmãos Joel e Ethan Cohen a partir desta sexta, 10/08. A mostra começa com o filme de estreia da dupla de cineastas, Gosto de Sangue, de 1984, e ainda conta com um curso sobre o trabalho deles nos dias 14 e 16/08.

1º Festival de Cinema e Cultura Asiática de SP
Até quinta, 09/08, acontecem sessões com produções asiáticas no Cine Livraria Cultura, Cinemateca Brasileira, Cine Olido e Espaço Itaú Frei Caneca. O festival também presta homenagem ao cineasta brasileiro Carlos Reichenbach, falecido em junho passado e grande admirador do cinema da Ásia, e conta com uma palestra com o curador John Badalu.

Mostra Anime
Até 09 de agosto, o Cinusp faz uma mostra com longas e curtas-metragens de animes, os famosos desenhos animados produzidos no Japão. Entre os destaques está o trabalho de Makoto Shinkai, que pode ser conferido nos premiados 5 Centímetros Por Segundo e O Lugar Prometido em Nossa Juventude.

Tela para Todos
O projeto Tela Para Todos exibe uma produção brasileira por mês, no CCBB, de quinta a domingo, sempre às 13h. Em agosto é a vez do documentário musical O Homem que engarrafava Nuvens, de Lírio Ferreira, sobre a vida e obra do compositor Humberto Teixeira.

Atualizado em 13 Ago 2012.