Guia da Semana

Um dos principais centros de compras populares do estado de São Paulo atrai milhares de consumidores todos os dias, tendo seu ponto alto de visitantes próximo a datas como Dia das Crianças, Natal e Volta às Aulas.

+ Veja onde fazer compras na José Paulino - Bom Retiro
+ Confira os brechós mais legais de SP
+ Confira o guia de compras na 25 de Março

Preparamos para você algumas dicas de como andar pela 25 de Março sem passar sufoco. Confira!

Use roupas confortáveis

Nem pense em ir com sapatos de salto ou calças apertadas: aqui a ordem é estar confortável. Afinal, andar por uma região com muitas subidas e descidas, que tem sombras somente nos toldos das lojas, é fundamental usar shorts ou calças mais largas, com muitos bolsos e tênis macios. Assim, a experiência de comprar não vai se tornar uma tortura.

Vá sempre acompanhado

A dica vale especialmente para quem nunca foi para a 25 de Março. A região das compras não é tão grande, mas é muito fácil se perder pelos corredores das lojas em meio às pessoas. Mesmo para quem já conhece, ir com mais alguma pessoa ajuda a carregar sacolas, escolher presentes e a prestar assistência se necessário.

Crianças ficam em casa


A região da 25 de Março não é um bom lugar para levar os pequenos – e nem é só porque eles vão querer levar tudo para casa. Crianças não têm noção de como se locomover com muitas pessoas em volta: para elas se perderem dos pais é muito fácil. Bebês de colo, então, não podem nem passar perto. O sol e o movimento de pessoas podem assustá-las.

Cuidado com seus pertences

Aqui a regra é levar bolsas à frente do corpo e, se carregar dinheiro, distribuí-lo em diversos bolsos para ter uma reserva em casos de emergência.

Água, sempre


No calor ou no frio, a água deve ser sua companheira. Leve garrafinhas e mantenha-se hidratado. O corpo consome mais o líquido nas caminhadas e vai embora com o suor, portanto nada de passar sede!

Não se esqueça de comer

Vale a pena fazer uma refeição balanceada e não ficar refém dos lanches mais pesados vendidos nas lanchonetes da 25 de Março. Opte por barrinhas de cereal e até chocolates, que dão aquela energia para enfrentar a caminhada pelas ruas da região.

Olho nos cartões de crédito e débito

Na hora de pagar, veja se é seu mesmo o cartão que o vendedor devolve depois de passar na máquina de débito. No meio de tanta gente, as trocas de cartões podem acontecer, e você pode levar para casa um que não é seu.

Polícia para quem precisa

Há uma base móvel da Polícia Militar no cruzamento da Ladeira Porto Geral com a rua 25 de Março. Os policiais estão à disposição para auxiliar os consumidores no caso de furtos, roubos e podem até chamar o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) em casos como desmaios e acidentes.

Por Vanessa Zampronho

Atualizado em 26 Set 2013.