Guia da Semana

A nova febre do momento tem deixado muita gente no chão, literalmente. O rugby brasileiro estreou no cenário internacional no Pan-Americano de Guadalajara, onde a seleção ficou em 7º lugar, mas nada de desânimo. Os novatos podem não ter feito a melhor campanha, porém, a experiência e a vontade de subirem no patamar mundial, só aumentou.

O foco agora é outro. Com o retorno do esporte às Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro, a equipe brasileira pretende se dedicar aos treinamentos e fazer bonito, já que a vaga está garantida por ser o país sede.

Sucesso

Diversos bares e pubs da capital exibiram em seus telões os jogos do Campeonato Mundial de 2011, na Nova Zelândia, e reuniram fãs e curiosos da modalidade. Tamanha repercussão fez também com que a procura pelo esporte aumentasse em São Paulo e, pela primeira vez, um canal de esporte se interessasse em transmitir um jogo ao vivo.

As partidas semifinais e a final do Campeonato Brasileiro de Rugby - Super 10, acontecem no Estádio Municipal Hermínio Espósito, em Embu das Artes, no dia 12, a partir das 19h30. E a grande final, também no mesmo endereço, será transmitida no dia 19 de novembro, a partir das 21h30.

Ficou com vontade de jogar? Para começar, é fácil. Não importa se adulto, homem, mulher e até para os pequenos, basta entrar em contato com os clubes, pois alguns cobram mensalidade e outros abrem datas específicas para inscrição durante o ano.


Crédito: Marjorie Luz

Para ajudar os que pretendem praticar e não sabem onde, fizemos um apanhado dos clubes em São Paulo. Confira!

Bandeirantes Rugby Clube
Os treinos acontecem próximos ao Parque do Ibirapuera e o time é uma das principais equipes a fornecerem atletas atletas para seleção brasileira.

Rio Branco Rugby Clube
Em pouco mais de 20 anos, o time conquistou mais de trinta títulos, incluindo competições nacionais e paulistas. A equipe possui categorias adulto e de base.

SPAC Rugby
A equipe treina em Santo Amaro em um clube com estrutura dedois vestiários, pub inglês, restaurante, piscina e quadras de tênis.

Pasteur Rugby Clube
Fundado em 1981, os treinos acontecem na Vila Mariana e o tima tem aproximadamente 300 atletas, nas categorias que vão demenores de 7 anos aos veteranos

Tatuapé Rugby
Com apenas um ano de existência, o time treina no primeiro campo municipal de São Pauloé o único na Zona Leste da cidade.

Por Marcus Oliveira

Atualizado em 10 Abr 2012.