As exposições em agosto de 2025 em São Paulo estão imperdíveis! Arte, cultura e diversão para toda a família se misturam a reflexões sobre o mundo em que vivemos.
Entre os destaques, estão os últimos dias em cartaz de "Mulheres Atingidas por Barragens" e "A Ecologia de Monet", no MASP. Para quem curte arte brasileira, há também "Flávio Império: tens a vontade e ela é livre", no Edifício Pina Estação.
Curtiu? Confira a seguir 26 exposições imperdíveis em SP em agosto de 2025!
Confira

O Futuro que Queremos
O projeto que une arte, sustentabilidade e mobilidade urbana. A mostra reúne obras de artistas brasileiros que interpretam, por meio da arte, os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). A exposição é um convite à reflexão sobre o papel individual e coletivo no alcance de um futuro mais justo, inclusivo e sustentável.
- Até 3 de agosto
- Estação República do Metrô [Praça da República, 299 - República]

Qual o seu papel? Da fibra à forma: a arte que pulsa da Paraíba
A exposição gratuita Qual o seu papel? Da fibra à forma: a arte que pulsa da Paraíba oferece um recorte da produção artesanal do estado. A mostra reúne os trabalhos feitos de papel por sete artesãos: Adriano Oliveira, Babá Santana, Carlos Apollo, Dadá Venceslau, Ednaldo Farias, Géo Oliveira e Socorro Souza. Os artistas dão forma a uma arte delicada, marcada por poesia, cores e personagens que habitam o imaginário popular e o universo lúdico da região.
- Até 3 de agosto
- Museu A CASA do Objeto Brasileiro [Av. Pedroso de Morais, 1216 - Pinheiros]

Mulheres Atingidas por Barragens
Nestes últimos dias, a mostra Mulheres Atingidas por Barragens: bordando direitos reúne 34 arpilleras produzidas pelo Coletivo Nacional de Mulheres do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB). O coletivo passou a utilizar a técnica em 2013 para abordar temas como a violência doméstica, a ruptura de vínculos entre a terra e a comunidade e os impactos das barragens e da poluição de rios na pesca e na subsistência das famílias. As peças foram confeccionadas coletivamente por mulheres de todo o Brasil, em rodas de bordado organizadas pelo coletivo, como expressão de suas vivências e lutas diante dos impactos sociais e ambientais causados pela construção, operação e pelo rompimento de barragens.
- Até 3 de agosto
- MASP [Av. Paulista, 1578 - Bela Vista]

Manuel Messias - Sem limites
A mostra individual institucional do artista reúne 70 xilogravuras de Manuel Messias Com curadoria de Marcus de Lontra Costa e Rafael Fortes Peixoto. O artista manteve uma produção contínua e coesa, apesar de enfrentar dificuldades por ser um homem negro, nordestino, nos limites da pobreza e da loucura.
- Até 3 de agosto
- Instituto Tomie Ohtake [Av. Faria Lima 201 – Pinheiros]

Mostra Primeira Infância
A partir da trajetória do Eranos Círculo de Arte, em suas pesquisas na produção cênica para as infâncias e uso de tecnologia digital na relação com o teatro de animação, o público pode presenciar recursos de mídia especialmente desenvolvido para a infância, em que entrará em contato de maneira sensível com as imagens, personagens e toda poética que permeiam as obras do grupo. A exposição percorre a multiplicidade da produção do Eranos, em um universo de imagens do céu, o mar e se materializam em palavra.
- Até 4 de agosto
- Centro Cultural Banco do Brasil em São Paulo [Rua da Quitanda, 80 – Centro Histórico]

Fullgás – Artes visuais e anos 1980 no Brasil
A mostra gratuita apresenta cerca de 300 obras de mais de 200 artistas de todas as regiões do país, mostrando um amplo panorama das artes brasileiras na década de 1980. Como complementos à mostra, exibe-se também elementos da cultura visual da época, como revistas, panfletos, capas de discos e objetos icônicos, ampliando a reflexão sobre o período.
- até 4 de agosto
- Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo [Rua Álvares Penteado, 112 – Centro Histórico]

The Messi Experience
Aclamada no mundo todo, a exposição oferece uma proposta inovadora: levar o visitante a uma viagem sensorial pela carreira do maior camisa 10 da atualidade. Com tecnologia de realidade aumentada, som 360º e ambientes temáticos, a mostra recria momentos marcantes da trajetória de Lionel Messi, da infância ao estrelato.
- Até dia 16 de agosto
- Shopping Eldorado [Av. Rebouças, 3970 - Pinheiros]

100 anos de Corbiniano Lins – A Festa!
A exposição gratuita celebra o centenário de Corbiniano Lins, que completaria 100 anos em 2024. A mostra reúne obras que exploram diferentes fases da carreira e da produção artística do pernambucano. O artista desenvolveu trabalhos em técnicas diversas, tendo se popularizado pelas esculturas em alumínio fundido espalhadas por Recife (PE) e outras capitais do Nordeste.
- Até 17 de agosto
- Caixa Cultural São Paulo [Praça da Sé, 111]

O Universo
A exposição realizada em parceria com o Museu Catavento é uma experiência temática que une ciência, educação e diversão de forma lúdica e acessível. Com cenários interativos e visualmente atrativos, a mostra apresenta imagens e conteúdos que exploram conceitos científicos, despertando a curiosidade dos visitantes sobre os fenômenos do universo. Indicada para todas as idades, especialmente para crianças e famílias em busca de uma atividade educativa durante as férias escolares, a exposição estimula o interesse pela ciência e pelo conhecimento por meio de uma abordagem envolvente e estimulante.
- Até 17 de agosto
- Shopping Metrô Itaquera [Av. José Pinheiro Borges, s/n - Itaquera]

Gesto Paramétrico
A mostra, cuja abertura marca um importante capítulo da trajetória de Rizza, apresenta esculturas inéditas que articulam a interseção entre arte, ciência e tecnologia. Rizza desenvolve uma produção escultórica que desafia os limites tradicionais das artes visuais. Seu processo criativo se apoia em algoritmos, modelagem paramétrica e dados físicos como densidade, peso e gravidade, convertendo variáveis numéricas em esculturas tridimensionais que surgem a partir da combinação entre ação e reação, intuição e lógica.
- Até 23 de agosto
- Zipper Galeria [Rua Estados Unidos, 1494 – Jardim América]

A Ecologia de Monet
A exposição apresenta 32 obras de Claude Monet em uma leitura contemporânea sobre a sua relação com a natureza, as transformações ambientais, a modernização da paisagem e as tensões entre ser humano e natureza.
- Até 24 de agosto
- Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand [Avenida Paulista, 1578 - Bela Vista]

Circo no Brasil
A exposição convida o público a percorrer um trajeto sensorial que combina fotografias, vídeos, objetos históricos, maquetes e uma instalação holográfica, reforçando a força simbólica e estética do circo ao longo dos séculos. A mostra presta homenagem a quatro grandes nomes da palhaçaria nacional: Piolin, Picolino, Arrelia e Torresmo, cujas trajetórias se entrelaçam com a própria história do circo no Brasil
- Até 24 de agosto
- Farol Santander [Rua João Brícola, 24 – Centro]

Dopamine Land
A Dopamine Land teve seu período em cartaz estendido e continua sendo uma excelente opção para curtir com as crianças durante as férias escolares de julho de 2025. A exposição sensorial reúne uma série de instalações imersivas, coloridas e criativas, projetadas para estimular os sentidos e proporcionar uma experiência divertida e inesquecível para visitantes de todas as idades. Ao longo do percurso, o público é convidado a explorar o tato, a visão, o olfato e até a memória afetiva, em ambientes cuidadosamente construídos para despertar emoções e sensações.
- Até 24 de agosto
- Shopping Eldorado [Av. Rebouças, 3970 - Pinheiros]

Onde Mora a Esperança
A exposição gratuita convida o público a uma experiência imersiva que une arte, fotografia e direitos sociais. A partir de 26 painéis fotográficos com imagens de 12 países, retratando o lar como espaço de memória, resistência e dignidade. A exposição é realizada pela ONG Habitat para a Humanidade Brasil, com curadoria do fotógrafo e educador João Kulcsár, em parceria com a Whirlpool Corporation. Entre os destaques, estão os registros feitos por Maíra Erlich, em Pernambuco, e por Rodrigo Zaim, na comunidade de Heliópolis e no centro da cidade de São Paulo, onde contrastes urbanos evidenciam a urgência da moradia digna como direito fundamental.
- Até 30 de agosto
- Museu da Energia [Alameda Cleveland, 601 - Campos Elíseos]

Jaraguá Kunhague Ouga'a - O jogo das mulheres do Jaraguá
Uma homenagem à luta, à alegria e à resistência das mulheres Guarani Mbyá: esse é o mote da mostra temporária. A exposição retrata a prática de futebol de mulheres na aldeia, localizada na região noroeste da cidade de São Paulo, entrelaçada a elementos sobre a espiritualidade e práticas culturais das guaranis, além de sua luta pela demarcação do território como terra indígena.
- Até 31 de agosto
- Museu do Futebol [Praça Charles Miller, s/n - Pacaembu]

Uma viagem imersiva e extraordinária: Júlio Verne 200
O MIS Experience mergulha em uma jornada de dois séculos que moldou a história da ficção científica e da literatura fantástica e histórica do autor francês, como Viagem ao Centro da Terra, 20.000 Léguas Submarinas, Volta ao Mundo em 80 Dias, entre outras. Em um espaço de mais de 1.500 metros quadrados, a mostra se distribui em salão com projeções imersivas, zonas de realidade virtual, áreas de metaverso, instalações interativas, cenários inspirados nas obras, recriação de objetos e de mapas da época e, ainda, uma sala de realidade virtual 360º.
- Até 31 de agosto
- MIS Experience [Rua Cenno Sbrighi, 250 - Água Branca]

Andy Warhol: Pop Art!
A maior exposição do pintor já realizada fora dos Estados Unidos conta com espaços interativos para as crianças curtirem e aprenderem mais sobre o movimento Pop Art. Organizada pelo Instituto Totex, fundado por Paulo Bonfá e Roberto Souza Leão, a exposição, com curadoria de Priscyla Gomes, tem mais de 600 obras, vindas do The Andy Warhol Museum, distribuídas em 2000 metros quadrados de galerias. Na extensa lista estão trabalhos icônicos do pintor, alguns dos quais saíram das paredes do museu pela primeira vez: Campbell´s Soup, Elvis, Mao, Marilyn, Michael Jackson e Pelé.
- Até 31 de agosto
- MAB FAAP [Rua Alagoas, 903 - Higienópolis]

Baú do Raul
A nova megaexposição do MIS celebra Raul Seixas, o eterno “Maluco Beleza”, que faria 80 anos neste mês. O primeiro fim de semana da mostra conta com uma programação paralela especial, com brindes exclusivos, quiz sobre o artista, concurso de sósias, oficina para crianças e muito mais. Com centenas de itens originais do cantor, a exposição é dividida em mais de 15 salas, com uma cenografia exclusiva que proporciona ao público uma verdadeira imersão na vida obra do Raul Seixas. A curadoria delineou a mostra a partir de 13 das mais aclamadas músicas do artista, com salas que promovem uma grande experiência sensorial aos visitantes.
- até 28 de setembro
- MIS [Avenida Europa, 158 - Jardim Europa]

Fala Falar Falares
A exposição aborda a capacidade de manipular o som a partir do corpo, sob uma perspectiva mais do que especial, a do português falado no Brasil e de sua variedade. A mostra celebra a fala e os diferentes sotaques brasileiros a partir de registros audiovisuais e instalações imersivas.
- Até 28 de setembro
- Museu da Língua Portuguesa [Praça da Luz, s/nº - Centro Histórico]

Pop Brasil: vanguarda e nova figuração, 1960-70
A maior exposição da Pinacoteca em 2025 reúne 250 obras de mais de 100 artistas, proporcionando uma visão abrangente sobre a arte do período. A mostra se divide em temas que remontam aos grandes acontecimentos do período, como o surgimento da indústria cultural, a ruptura democrática e transformações sociais de diversas ordens.
- Até 5 de outubro
- Pinacoteca [Avenida Tiradentes, 273 - Luz]

Floresta Utópica
A exposição conta com um espaço sensorial de muitas projeções de luzes e vídeos, ideal para curtir com os pequenos. A mostra propõe uma jornada sensorial e simbólica por camadas invisíveis da natureza e da alma humana. Com duração aproximada de 20 minutos, a experiência é dividida em sete atos: A Chuva e o Solo, As Conexões Subterrâneas, Nascimento, Os Detalhes, A Floresta Utópica, As Flores e a Dança e, por fim, O Fruto e o Recomeço. Com abordagem a temas como origem, presença e transformação, as imagens oferecem uma reflexão sensível daquilo que mantém cada indivíduo vivo por dentro e conectado a tudo ao seu redor.
- Até 12 de outubro
- Farol Santander [Rua João Brícola, 24 - Centro]

Anatomia pré-fabricada: um morar no Japão
A mostra propõe uma reflexão profunda sobre a evolução histórica das casas pré-fabricadas no Japão, desde o período de reconstrução pós-Segunda Guerra Mundial até as mais recentes inovações em sustentabilidade, design e tecnologia. A exposição ocupa o térreo da instituição com maquetes arquitetônicas e instalações que discutem o conceito de moradia funcional, confortável e eficiente.
- Até 12 de outubro
- Japan House São Paulo [Av. Paulista, 52 - Bela Vista]

Frans Krajcberg: reencontrar a árvore
A exposição monográfica ‘Frans Krajcberg: reencontrar a árvore’ reúne mais de 50 obras do artista Frans Krajcberg. Em uma seleção de esculturas, relevos, gravuras e pinturas, a mostra reflete tanto o apreço do artista pela natureza brasileira quanto o seu engajamento crescente em denunciar o desmatamento crescente.
- Até 19 de outubro
- Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP) [Av. Paulista, 1578 - Bela Vista]

Conceder Às Constelações que Nos Habitam o Direito de Sonhar em Liberdade
A exposição reúne seis artistas em torno de um tema que pulsa: como pensar o corpo para além dos seus limites físicos? Pintura, escultura, instalação e imagem se entrelaçam em trabalhos que fazem da arte uma ferramenta para habitar o mundo com mais liberdade ou, pelo menos, com mais perguntas. A mostra propõe deslocamentos. Do olhar. Da linguagem. Da própria ideia de representação. E aponta o corpo como lugar de memória, fricção e possibilidade.
- De 16 de agosto até 22 de outubro
- Galeria Luis Maluf [Rua Peixoto Gomide, 1887 – Jardins]

Neide Sá: vida, doce mistério
A artista produziu trabalhos que buscavam compreender o poema como objeto gráfico que extrapola o alfabeto. A mostra reúne um recorte significativo da produção de Neide Sá, evidenciando sua atuação como arte-educadora, a multiplicidade de linguagens e suportes de seu trabalho e também sua pesquisa de materiais, que responde a questões específicas de cada época: da novidade dos acrílicos, cores e formas de impressão entre os anos 1960 e 1970 ao retorno a uma origem civilizatória no Brasil, que olhava para 500 anos de fundação na virada dos anos 1990 para os 2000.
- Até 25 de janeiro de 2026
- Pina Luz [Praça da Luz, 2]

Flávio Império: tens a vontade e ela é livre
A mostra com mais de 300 obras abrange a produção do artista entre os anos 1960 e 1985. Império foi um artista brasileiro em que a atuação transdisciplinar marcou profundamente a cena cultural do Brasil nas décadas de 1960 e 1970. Dividida em três núcleos, o público pode notar como seu pensamento e a ideia de engajamento social e político se transforma nas diversas fases de sua trajetória.
- Até 1 de fevereiro de 2026
- Edifício Pina Contemporânea [Av. Tiradentes, 273 - Luz]

E aí, qual destas exposições você não vai perder?
Por Regina Lemmi
Atualizado em 25 Jul 2025.