Guia da Semana

A maior exposição dedicada à carreira de Henri Toulouse-Lautrec, um dos grandes pintores do pós-impressionismo da Europa, acaba de chegar a São Paulo. Em cartaz no Museu de Arte de São Paulo (MASP) de 30 de junho a 1º de outubro, a mostra, intitulada Toulouse-Lautrec em vermelho, conta com 75 obras emblemáticas do artista, entre pinturas, cartazes e gravuras. Aliás, segundo o museu, a exibição é uma das maiores apostas para este ano.

O Guia da Semana participou do preview para a imprensa nesta quarta-feira (28) e te conta o que você encontrará por lá. Vamos lá?

HENRI TOULOUSE-LAUTREC

O pintor foi um dos artistas centrais de Paris no século 19 e seu trabalho reflete muito sobre a vida noturna da capital. Cabarés, cafés, salas de concerto e bordéis são alguns dos locais preferidos de Toulouse e, indo além, seus quadros retratam a vida e intimidade de trabalhadoras da noite.

Frequentador assíduo da noite de Montmartre, bairro boêmio da Cidade Luz, o pintor criou relações de amizade e confiança com administradores de bordéis, cafés e casas de shows – e com as prostitutas dos locais. A consequência disso foi um olhar singular, sincero e não moralizante sobre as pessoas e suas vidas.

Toulouse-Lautrec consegue, de fato, transitar entre os universos burguês e proletário com desenvoltura. Mesmo com uma doença congênita nos ossos, provavelmente consequência do casamento entre seus pais, que eram primos, ele não se viu impedido de estudar pintura e frequentar ativamente a vida noturna parisiense.

A EXPOSIÇÃO

No total são 75 obras, entre pinturas, cartazes e gravuras. Nove são da coleção Toulouse-Lautrec do MASP, enquanto as demais são empréstimos de alguns dos principais museus e coleções particulares do mundo, tais como Musée d’Orsay, de Paris; Tate e Victoria & Albert Museum, de Londres; The Art Institute of Chicago; National Gallery of Art, de Washington; e Museo Thyssen-Bornemisza, de Madrid.


A obra "Moulin de la Gallete", foto à esquerda, é uma das mais famosas de Lautrec

Além disso, para mergulhar ainda mais na vida pessoal do artista, o público poderá conferir documentos da época, entre cartas, bilhetes e telegramas do pintor e seu círculo de amigos.

TOULOUSE-LAUTREC EM VERMELHO

As obras da exposição abordam a noite parisiense de forma diversificada, com cenas de apresentações em cabarés, danças em bares, bailes de máscaras e outros locais frequentados pelo artista. A mostra também traz cenas de interiores das maisons closes, os bordéis da época, com suas trabalhadoras.

Moulin de la Gallete (1889), Jane Avril no Jardin de Paris (1893), Divan Japonais (1892) e Moulin Rouge - La Gouloue (1891) são algumas das principais obras de Lautrec e fazem parte da exposição.


Obras que estão expostas na exposição Toulouse-Lautrec

Obra "Estas mulheres na sala de jantar" (1893-95)

Em "Estas mulheres na sala de jantar" (um dos quadros expostos), Toulouse busca retratar atividades domésticas e banais, que fazem parte do dia a dia das mulheres depois de um período de trabalho. São cenas de intimidade a partir de um ponto de vista afetuoso – não são feitas para consumo dos homens.

O artista mergulha a fundo na vida noturna de Paris e das pessoas que fazem parte de seu círculo social. A prova viva está em cada quadro e obra expostos em Toulouse-Lautrec em vermelho.

SERVIÇO

Toulouse-Lautrec em vermelho
Onde: Avenida Paulista, 1.578
Horário de funcionamento: terça a domingo, das 10h às 18h (bilheteria aberta até as 17h30); quinta-feira, das 10h às 20h (bilheteria até 19h30)
Quanto: R$30,00 (entrada); R$15,00 (meia-entrada)
O MASP tem entrada gratuita às terças-feiras, durante o dia todo

Confira o melhor da programação grátis em São Paulo

De shows a exposições, veja quais são as atrações gratuitas imperdíveis da cidade!

14 exposições imperdíveis para visitar em São Paulo em 2017

Mostra de Renato Russo no MIS, obras do inesquecível Tunga e muito mais!

14 peças de teatro imperdíveis para assistir em São Paulo em junho de 2017

Confira espetáculos incríveis que acontecem na cidade

Por Juliane Romanini

Atualizado em 29 Jun 2017.