Guia da Semana

As exposições online seguem com tudo no mês de setembro. Há opções para quem gosta de fotografia, arte contemporânea, arqueologia, grafitti e cultura num geral. Mostras como “Leonardo Da Vinci – 500 Anos De Um Gênio” e “Egito - Do Cotidiano À Eternidade” são algumas das opções.

Assim, o Guia da Semana listou 12 exposições virtuais para conferir em setembro. Veja a seguir:

► BAPHOTO LIVE

Obra "Sufocamento", de Pedro David | Foto: Pedro David (via assessoria - Agência Guanabara)

Ao todo, sete galerias de arte brasileiras participam da “BAphoto Live”, a versão digital da feira de arte de Buenos Aires que ocorre até 15 de setembro. As galerias Aura, Luciana Brito, Janaina Torres, Karla Osorio, Luisa Strina, Mamute e Múltiplo Espaço Arte estão entre os 60 expositores que terão suas obras disponíveis na plataforma do evento.

Quando: de 1 a 15 de setembro
Onde: confira aqui
Quanto: gratuito


► CLUBE DE COLECIONADORES DE FOTOGRAFIA DO MAM

Com a celebração de 20 anos do Clube de Colecionadores de Fotografia do Museu de Arte Moderna de São Paulo – e também para celebrar 72 anos da instituição –, o MAM traz uma prévia da mostra de fotografia de forma online. Com curadoria de Eder Chiodetto, a exposição reúne obras de figuras emblemáticas da fotografia e presta uma homenagem a Mário Cravo Neto, fotógrafo, escultor e desenhista de origem baiana. A mostra será inaugurada na íntegra na reabertura do espaço físico do Museu.

Onde: confira aqui
Quanto: gratuita


LEONARDO DA VINCI – 500 ANOS DE UM GÊNIO

Foto: Divulgação (via Assessoria de Imprensa - Secretaria Especial de Comunicação do Governo de SP)

A mostra da abertura do espaço MIS Experience que foi interrompida pela pandemia ganhou agora uma versão digital. Na exposição online é possível passear por todas as áreas temáticas, incluindo a sala de projeção, com imagens em 360 graus. Na tour, o público é levado a uma imersão completa com experiência em realidade aumentada de objetos expostos no espaço físico, além de ter acesso a uma série de vídeos com conteúdos que revelam aspectos curiosos do artista renascentista. Além disso, a visita online possui vídeos e áudio-guias com detalhes curiosos sobre a vida do gênio.

Onde: confira aqui
Quanto: R$ 20, acesso por 24 horas


► NADA

Com a reabertura dos espaços expositivos e museus, a artista e muralista colombiana Nathalia Gallego Sánchez, mais conhecida como Gleo, estreia o retorno da A7MA Galeria na Vila Madalena (SP) com “Nada”. A exposição é o resultado de um mergulho interno de Gleo durante sua residência artística no Brasil desde o começo da quarentena, em março. A mostra terá edição presencial com a abertura da galeria, mas também contará com versão online.

Onde: A7MA
Quando: Abertura dia 12 de setembro de 2020
Quanto: gratuita


► CASTELO RÁ-TIM-BUM

Foto: Letícia Godoy/Divulgação MIS (via assessoria do MIS)

A mostra do Castelo Rá-Tim-Bum, com tour virtual 360º, relembra todos os ambientes do famoso castelo. Concebida pela equipe do Museu da Imagem e do Som com apoio da TV Cultura/Fundação Padre Anchieta, a mostra é uma homenagem ao programa, considerado um dos melhores produtos audiovisuais da história da televisão brasileira. A tour é toda interativa, sendo possível ouvir as vozes de todos os personagens – dependendo do cômodo que você entrar.

Onde: confira aqui
Quanto: gratuita


► MUSEU DO IPIRANGA VIRTUAL

O aplicativo ‘Museu do Ipiranga Digital’ está com duas exposições inéditas: “Personagens da Independência” e “Dirigíveis de Santos Dumont”. Com um avatar, o público pode visitar as duas exposições, fazer um voo panorâmico pelo Jardim Francês e conhecer mais sobre a história do Museu em uma realidade 3D.

Onde: confira aqui
Quanto: gratuito


► TEMPO DE ARTE

Obra de Ana Julia Del Bianco Afarelli | Foto: Divulgação (via assessoria - Press à Porter)

O Central Plaza Shopping apresenta a exposição física e virtual “Tempo de Arte”, assinada pela premiada artista Ana Júlia Del Bianco Afarelli. A mostra conta com mais de 20 obras da artista que já participou de exposições no Brasil e no exterior. Ana é especialista em desenho artístico com formação na Academia Brasileira de Arte, com a famosa técnica de óleo sobre tela.

Quando: a partir de 6 de setembro
Onde: confira aqui
Quanto: gratuito


► CONSCIÊNCIA CIBERNÉTICA [?] HORIZONTE QUÂNTICO

A exposição “Consciência Cibernética [?] Horizonte Quântico”, que esteve em cartaz no Itaú Cultural de março a maio de 2019, ganhou um hotsite. Por lá, é possível conferir as obras e aprender mais sobre os artistas que a compuseram. Além de conteúdos em texto e vídeo que estiveram na exposição, a página traz também os registros do simpósio que reuniu pesquisadores e artistas internacionais e brasileiros para discutir a cultura computacional sob o ponto de vista da ética, da espiritualidade, da mecânica quântica, do desenvolvimento de jogos, da psicologia, das artes visuais, entre outras.

Onde: confira aqui
Quanto: gratuito


► EGITO - DO COTIDIANO À ETERNIDADE

Foto: Divulgação (via assessoria do CCBB)

A exposição incrível sobre o Egito antigo que seria exposta no CCBB virou uma tour online para você ter essa experiência em casa. A mostra reúne esculturas, pinturas, objetos, sarcófagos e até uma múmia, tudo vindo do Museu Egípcio de Turim, o segundo maior acervo egípcio do mundo. São obras que tratam do cotidiano, religiosidade e os costumes ligados à crença na eternidade.

Onde: confira aqui
Quanto: gratuito


► PIVÔ SATÉLITE

O “Pivô Satélite” é uma espécie de sala de projetos dentro do site do Pivô que compreende propostas artísticas em formatos variados, pensadas especialmente para os meios digitais. Nos próximos meses, a plataforma apresentará trabalhos de 12 artistas selecionados por três jovens curadores brasileiros. Para a inauguração, a plataforma digital apresenta a instalação "Para-raios para energias confusas", de Rebeca Carapiá.

Onde: confira aqui
Quanto: gratuito


► TANGENTES

Nunca Haverá Silêncio, 2020, Patrick Rigon | Foto: Divulgação (via assessoria - a4&holofote comunicação)

A Luis Maluf Art Gallery inaugura, junto com seu site, a exposição online “Tangentes”, com obras de 18 artistas, entre pinturas e fotografias inéditas de Acidum Project, Apolo Torres, Crânio, Criola, Edu Cardoso, Felipe Morozini e mais. A exposição conta com curadoria de Luis Maluf e pode ser acessada no site da galeria.

Onde: confira aqui
Quanto: gratuito


► TRANSE

Com nove paradas entre galerias de arte contemporâneas pelo Brasil, nasce uma nova experiência digital: a plataforma Transe. Dentre as galerias atuais estão a 0101 Art Platform, Olhão, auroras, Sé Galeria, Galeria Estação, Pivô, Casa do Povo, Galeria Superfície e Projeto Vênus. No site, é possível conferir as exposições online em cartaz. A 01.01 é uma galeria voltada à produção de artistas africanos e afro-diaspóricos, enquanto a Galeria Estação promove uma exposição virtual do artista Santídio Pereira, que se destaca por seus desenhos e xilogravura. Já a Galeria Superfície exibe a exposição de Lotus Lobo, com trabalhos experimentais de litografia.

Onde: confira aqui
Quanto: gratuito

Por Lidia Capitani

Atualizado em 11 Set 2020.