Quem mora sozinho(a) constantemente se vê diante do dilema: cozinhar ou pedir delivery? A segunda opção nem sempre é uma boa porque, geralmente, significa gastar dinheiro demais e escolher comidas não tão saudáveis. Por outro lado, cozinhar apenas para um pode ser um empecilho que leva a questões como o desperdício de alimentos.
Para te dar aquela forcinha, o Guia da Semana reuniu 8 dicas super valiosas para você aprender a cozinhar apenas para uma pessoa: você mesmo(a)! Confira a seguir:
Banquetes
É claro que terão aqueles momentos em que você desejará preparar uma receita especial como um delicioso frango assado recheado. Porém, para uma pessoa isso significa comer frango durante duas semanas. Então, que tal reservar essas receitas especiais para fazer um banquete para os amigos?
Congele
Aprenda a congelar comida. Você pode preparar as refeições para a semana toda no domingo e congelar pequenas porções que podem ser consumidas ao longo da semana. Além disso, se exagerou na quantidade ao testar uma receita, o freezer pode ser o seu melhor amigo.
Diminua as porções
Provavelmente você já se viu fazendo um pacote inteiro de macarrão e se assustando com a quantidade. A verdade é que a quantidade ideal funciona na tentativa e erro. Na próxima você já saberá que para uma pessoa, é necessário, talvez, 1/4 do pacote. Ainda, use ferramentas online como calculadora de conversão para ajudar com os ingredientes e considere investir em uma balança de cozinha.
Planeje as refeições
Planejar as refeições fará com que você economize tempo, dinheiro e evite o desperdício. Ter um plano significa comprar apenas o que você precisa e garantir que você esteja usando tudo. Anote algumas ideias do que você pode fazer com o que já tem na geladeira e combine esses ingredientes com algumas comprinhas extras essenciais.
Lista de compras
As listas de compras são ótimas para você ir ao mercado com foco. Se não tem algo já planejado, você corre o sério risco de voltar para casa com pacotes de bolachas, pães, sucos, frutas e legumes que dariam para um batalhão. Isso, infelizmente, acarreta no desperdício de comida e dinheiro. Ou seja, planeje as suas comprinhas conforme o que você for utilizar na semana.
Divida os alimentos
Esses enormes sacos de arroz realmente representam uma excelente economia de dinheiro. Mas, será necessário muito tempo para conseguir consumi-lo. Então, que tal dividir suas compras com aquele amigo que também mora sozinho? É uma boa saída!
Aposte em comidinhas semi prontas
Sopas, pão fresco, ingredientes para sanduíches... Haverá momentos em que você precisa de algo rápido, seja porque está doente, porque teve uma noite movimentada ou simplesmente porque está cansado demais para cozinhar. Ter algo fácil e prático que pode ser aquecido em apenas alguns minutos ou preparado rapidamente poderá te ajudar na empreitada. Sem falar que ainda te ajuda a fugir de fast-food.
Horta em casa
Considere ter uma hortinha em casa. Afinal, se você vai ao mercado e compra um saco de tempero fresco como alecrim, por exemplo, provavelmente a erva estragará antes que você possa utilizá-la por completo. Com uma hortinha em casa, você pode pegar apenas a quantidade necessária do ingrediente em questão, sem correr o risco dele estragar na geladeira.
Atualizado em 19 Dez 2019.