Guia da Semana

Difícil achar alguém que não goste de pão de queijo, e o mesmo vale para um suculento hambúrguer. E você já pensou em unir as duas receitas? Pois é possível sim e dá supercerto! O hambúrguer no pão de queijo é uma receita deliciosa e que tem feito muito sucesso por aí. Que tal aprender a fazer em casa?

A receita não possui grandes segredos. Basta fazer o pão de queijo normalmente, mas em bolinhas grandes para que fique do tamanho de um pão de hambúrguer, depois é só fazer a carne e finalizar com os complementos que você mais gostar. A gente dá a dica e o passo a passo de cada uma das partes desse delicioso hambúrguer. Confira!

HAMBÚRGUER NO PÃO DE QUEIJO

*Receita do TPM, pra que te quero?
Ingredientes
Pão de queijo
200g de polvilho azedo
100 ml de água
40 ml de óleo
1 ovo
200g de queijo parmesão ralado
1 pitada de sal
Hambúrguer
350g de patinho moído
150g de contra filé moído
Sal a gosto
Pimenta a gosto
Queijo mussarela para colocar por cima
Montagem
Maionese
Ketchup
Mostarda
Alface
Tomate

Modo de preparo
Pão de queijo
: Em um recipiente junte o polvilho azedo, a água, o óleo e misture bem com uma espátula. Depois, acrescente o ovo e, por último, o queijo parmesão ralado e a pitada de sal, misture a massa com as mãos até ficar lisinha. Quando a massa estiver pronta, separe com as mãos bolinhas bem grandes, do tamanho do pão de um hambúrguer. Coloque em uma forma untada e leve ao forno por 30 minutos a 180°C, ou até ficar dourado. Lembre que a massa irá crescer no forno, então deixe bem separadinhos. A massa deve render 5 pães, dependendo do tamanho de cada bolinha. Hambúrguer: Misture as duas carnes: patinho moído e contra filé, faça cerca de cinco bolinhas e jogue cada uma de uma mão para a outra para tirar todo o ar da carne, garantindo que ela fique bem consistente. Corte com um molde e faça o formato do hambúrguer. Leve para uma chapa ou frigideira com azeite e jogue uma pitada de sal e pimenta por cima das carnes, deixe no fogo até a carne ficar no ponto de sua preferência (cerca de 6 minutos de cada lado). Depois de virar as carnes pela primeira vez, coloque o queijo mussarela por cima, para que derreta. Montagem: Finalize os lanches com os ingredientes de sua preferência, na ordem que deseja. Você pode usar ketchup, mostarda, alface, tomate, maionese e o que mais preferir. E, é claro, finalize com um pão de queijo de cada lado!

Por M.

Atualizado em 21 Set 2016.