Guia da Semana

Nos dias 25 e 26 de outubro, São Paulo recebe a primeira etapa sul-americana da nova turnê internacional do Gelato Festival World Masters, o mais importante campeonato em busca dos melhores sabores de gelato do mundo.

O evento acontecerá na sede do distribuidor oficial da Carpigiani no Brasil, 3L Locações e Serviços. Silvio Giannini, publisher do Guia da Semana, será um dos jurados do Carpigiani Challenge, competição onde os melhores Maestros Gelatieres do Brasil concorrerão com seu melhor sabor.

O novo campeonato Gelato Festival World Masters 2022-2025 é organizado pelo Gelato Festival em colaboração com a Carpigiani Gelato University, a escola mais renomada do mundo para empreendedores de gelato de sucesso, e Sigep – Italian Exhibition Group, o principal show B2B do mundo dedicado ao gelato artesanal, confeitaria, padaria e cafeteria.

No dia da competição, os chefs vão preparar seu gelato no laboratório cedido pelos organizadores; em seguida, especialistas do setor, chefs locais e jornalistas gastronômicos provarão e avaliarão cada gelato. Os 3 melhores sabores se classificarão para a Final Brasileira do Gelato Festival World Masters, prevista para 2025.

Com a edição 2022-25, o Gelato Festival World Masters chega ao seu décimo terceiro ano, tendo estreado em 2010 em Florença como “Gelato Festival”, uma competição local inspirada na produção da primeira receita de gelato pelas mãos do arquiteto multifacetado Bernardo Buontalenti em 1559.

Desde então, o evento cresceu exponencialmente expandindo-se primeiro para o resto da Itália, depois para a Europa e - desde 2017 - também para os Estados Unidos, antes de abraçar todo o planeta com o campeonato mundial Gelato Festival World Masters, que envolveu mais de 3.500 fabricantes de gelatos na edição anterior 2017-2021.

Atualizado em 25 Out 2023.