Guia da Semana

Quem é apaixonado por gastronomia e mora em São Paulo vive um verdadeiro privilégio. A capital é detentora de recintos imperdíveis quando o assunto é boa comida. É por aqui que ficam casas premiadas, das recentes às mais tradicionais.

Seja qual for sua cozinha favorita - italiana, francesa, espanhola, brasileira, portuguesa - você certamente encontrará experiências gastronômicas inesquecíveis em São Paulo. Para você que gosta de comer bem, confira um roteiro com 8 restaurantes que todo apaixonado por boa gastronomia tem que conhecer em SP!

Terraço Itália

O clássico restaurante de cozinha italiana tem, além de um cardápio incrível e variado, uma das vistas mais imperdíveis de São Paulo. Certamente vale ir, pelo menos uma vez na vida, para apreciar a deliciosa gastronomia e o ambiente romântico.

Famiglia Mancini

Quem ama uma boa massa não pode deixar de visitar o tradicional Famiglia Mancini e seu cardápio com massas caseiras e molhos, além de carnes, aves, peixes e frutos do mar e mais de 100 tipos importados antepastos. Além disso, a casa traz uma decoração divertida com objetos antigos, instrumentos musicais, venezianas, fotos e outros adereços. Aproveite também para curtir o lindo cenário que a Rua Avanhandava traz, decorada com flores e postes de luz.

Rua Avanhandava, 81 - (11) 3256-4320 Leia mais

Tasca da Esquina

O restaurante genuinamente português Tasca da Esquina, do chef Vitor Sobral, une pratos tradicionais e contemporâneos da gastronomia lusitana com produtos nativos do Brasil. Considerado por muitos o melhor restaurante português da cidade, o estabelecimento traz clássicos como bacalhau ao forno, moqueca com bacalhau, costeleta de cordeiro com purê de abóbora ao molho de hortelã, entre outras delícias.

Alameda Itu, 225 - (11) 3262-0033 Leia mais

Mocotó Bar e Restaurante

Inaugurado em 1973, o premiado Mocotó Bar e Restaurante recebe influências de seu fundador, o pernambucano José de Oliveira, que trouxe toques da gastronomia nordestina para a casa. Hoje comandada pelo chef Rodrigo Oliveira, a casa traz opções como o escondidinho de carne-seca, o baião-de-dois e o atolado de vaca, que leva carne de panela cozida com mandioca, tomatinho, cebolinha e azeitona verde.

Kinoshita

Comandado pelo chef Tsuyoshi Murakami, o Kinoshita é parada obrigatória para os fãs da culinária japonesa. O cardápio traz opções extremamente sofisticadas e delicadas, que proporcionaram à casa o título de restaurante com maior coleção de conquistas na América Latina.

Rua Jacques Félix, 405 - (11) 3849-6940 Leia mais

A Casa do Porco Bar

Um dos maiores destaques dos últimos tempos, a nova casa do chef Jefferson Rueda é, como o nome diz, totalmente inspirada pela carne de porco, mas com um cardápio autoral e criativo. No menu, criações não óbvias como o sushi de papada de porco ou releituras, como porcopoca (pururuca servida em um saquinho de pipoca) e lamen com ovo curado. Para acompanhar uma carta especial de drinques, cachaças e cervejas, como a escura e forte Horny Pig.

Rua Araújo, 124 - (11) 3258-2578 Leia mais

Maní

Em um ambiente rústico e minimalista, o restaurante Maní oferece a seus clientes pratos feitos à base de produtos orgânicos. O menu de Helena Rizzo e Daniel Redondo traz simplicidade, com sofisticação, e o respeito pelo pequeno produtor e sazonalidade dos alimentos.

Rua Joaquim Antunes, 210 - (11) 3085-4148 Leia mais

D.O.M.

Considerado diversas vezes como um dos 50 melhores restaurantes da América Latina (em terceiro lugar), o restaurante do chefe Alex Atala promete uma verdadeira experiência gastronômica, para quem é realmente apaixonado por gastronomia e pelas sensações que ela traz.

Rua Barão de Capanema, 549 - (11) 3088-0761 Leia mais

Por Marina Marques

Atualizado em 3 Mar 2017.