10 livros de autoajuda para começar 2021 com o pé direito
Selecionamos livros sobre finanças, psicologia, felicidade, autoestima e muito mais.
Foto: Reprodução/Amazon
2020 pode ter sido um ano difícil, mas é preciso continuar a caminhada de cabeça erguida. Para isso, a literatura pode ser uma ótima fonte inspiradora.
Pensando nisso, o Guia da Semana reuniu 10 livros de autoajuda para você ler e começar 2021 com o pé direito. Confira:
Galeria de fotosO mito da beleza: como as imagens de beleza são usadas contra as mulheres, Naomi Wolf
Foto: Reprodução/Amazon
O mito da beleza: como as imagens de beleza são usadas contra as mulheres, Naomi Wolf
Um livro indicado para todas as mulheres, de todas as idades e que sofrem pelos padrões sociais de beleza. Publicado em 1991, a obra de Naomi Wolf analisa cinco áreas e suas relação com a beleza feminina: emprego, cultura, religião, sexualidade, distúrbios alimentares e cirurgia plástica. Ela conclui que a extrema atenção que as mulheres precisam empreender nestas áreas impedem que elas ascendam socialmente, ou que obtenham prestígio e poder.
Diferente dos livros desta lista que falam sobre finanças, confiança, rotina ou psicologia do sucesso, “A coragem de ser imperfeito” trata de um assunto mais delicado: o medo da imperfeição. Brené Brown discorre sobre nossa própria vulnerabilidade ao incentivar o leitor a vencer a vergonha e aceitar ser quem é. Ela afirma que demonstrar emoções não é um sinal de fraqueza, e sim de coragem.
O Poder do Hábito: por que fazemos o que fazemos, Charles Duhigg
“O poder do hábito” foi escrito pelo ex-repórter do “The New York Times” Charles Duhigg, e nasceu de uma de suas reportagens. Charles investiga a ciência por trás da criação e reforma de hábitos. Com estratégias simples, Duhigg propõe como a vida pode ser melhorada através de hábitos, como implementá-los na rotina e também como interromper hábitos não saudáveis. Além disso, o autor traz muitos exemplos que você pode aplicar para sua vida pessoal e profissional.
“Como fazer amigos e ser influente” é um livro clássico de autoajuda, sendo um dos primeiros do gênero. Foi publicado em 1936 e continua sendo um best-seller até hoje. O livro ensina estratégias persuasivas para a comunicação interpessoal. Dale Carnegie dá muitos exemplos envolvendo vendas, porém, as técnicas propostas por ele podem ser aplicadas a qualquer área da vida, seja profissional ou pessoal. Definitivamente um livro que te levará a outro patamar de confiança.
Paulo Vieira é um grande autor sobre auto-ajuda, e traz mais um livro que fala sobre como alcançar nossos objetivos. “O Poder da Autorresponsabilidade” é um manual que apresenta a metodologia das seis leis para a conquista da autorresponsabilidade, de modo que o leitor assuma o comando de sua vida. Estes princípios o levaram a conquistar altos resultados e boa performance em diversas áreas de sua vida.
Outro sucesso de venda no Brasil é “Os segredos da mente milionária”. O gênero de autoajuda está sempre nos mais vendidos das prateleiras e este livro é um dos sucessos do gênero no mundo. Neste livro, Eker mostra como substituir uma mentalidade destrutiva, que você talvez nem perceba que tem, pelos "arquivos de riqueza": 17 modos de pensar e agir que distinguem os ricos das demais pessoas. O segredo da mente milionária não é somente sobre ficar rico, mas sim a mudança de comportamento e mentalidade em relação ao dinheiro.
Felicidade: Modos de usar, Mario Sergio Cortella / Leandro Karnal / Luis Felipe Pondé
Três filósofos modernos brasileiros sentam-se para discutir o que significa felicidade. O livro é resultado do debate entre Cortella, Karnal e Pondé em comemoração aos 15 anos da Editora Planeta no Brasil, realizado em maio de 2018. Em uma hora e meia, os pensadores deram exemplos pessoais, citaram autores, discorreram sobre como alcançar a felicidade e concluem que é possível ser feliz sim, mas não o tempo todo.
"O milagre da manhã" é aquele livro para todos que sonham em acordar cedo. Hal Elrod explica os benefícios de acordar antes das 8 da manhã. A mudança de hábito e a nova rotina matinal proposta por Hal tem o poder de proporcionar melhorias significativas na saúde, na felicidade, nos relacionamentos, nas finanças, na espiritualidade ou quaisquer outras áreas que necessitem ser aprimoradas.
A morte é um dia que vale a pena viver, Ana Claudia Quintana Arantes
Ana Claudia Arantes é médica especialista em cuidados paliativos. Neste livro, ela discute um dos principais tabus da nossa sociedade: a morte. Envolta de medo, ela discorre sobre como as pessoas estão aproveitando suas vidas, ou não aproveitando, e conclui que a grande questão da morte é a vida em si. Ela incentiva você a aproveitar melhor seus dias e a cultivar relacionamentos saudáveis, bem como a cuidar de si.
Mindset: A nova psicologia do sucesso, Carol S. Dweck
Carol S. Dweck, ph.D., professora de psicologia na Universidade Stanford e especialista internacional em sucesso e motivação, desenvolveu, ao longo de décadas de pesquisa, um conceito fundamental: a atitude mental com que encaramos a vida, que ela chama de “mindset”, crucial para o sucesso. Dweck revela de forma brilhante como o sucesso pode ser alcançado pela maneira como lidamos com nossos objetivos. O mindset não é um mero traço de personalidade, é a explicação de por que somos otimistas ou pessimistas, bem-sucedidos ou não. Ele define nossa relação com o trabalho e com as pessoas e a maneira como educamos nossos filhos. É um fator decisivo para que todo o nosso potencial seja explorado.