Guia da Semana

Não é de hoje que o cinema adapta roteiros de obras literárias e, em vários momentos, há até uma falta de roteiros originais. Entre os indicados ao Oscar 2013 temos vários filmes adaptados de livros, tanto clássicos como Anna Karenina e Os Miseráveis quanto outras ótimas histórias que muitas vezes saíram da literatura e não sabemos.

+ Conheça os indicados ao Oscar 2013
+ Saiba quem são os favoritos ao Oscar 2013
+ Veja os injustiçados os Oscar 2013

Confira os filmes indicados ao Oscar que foram adaptados de livros:

O filme: As Aventuras de Pi, de Ang Lee


O livro: As aventuras de Pi - Acredite no extraordinário, de Yann Martel

A história: O livro narra a história de Pi, um garoto indiano cuja vida se transforma quando ele embarca com o pai para o Canadá de navio. Eles sofrem um naufrágio e Pi fica à deriva na companhia de um tigre bengala, um orangotango, uma zebra e uma hiena na luta pela sobrevivência.

Categorias indicadas: Filme, Diretor (Ang Lee), Roteiro Adaptado (David Magee), Fotografia, Trilha Sonora Original (Mychael Danna), Canção Original (Pi's lullaby - Mychael Danna e Bombay Jayashri), Efeitos Visuais, Edição de Som, Mixagem de Som.


O filme: Lincoln, de Steven Spielberg


O livro: Lincoln, de Doris Kearns Goodwin

A história: Doris Kearns Goodwin é uma historiadora que escreveu uma detalhada biografia do ex-presidente Abraham Lincoln que serve de ferramenta para compreender a Guerra Civil. O filme faz um recorte dessa história traçando um perfil do presidente.

Categorias indicadas: Filme, Diretor (Steven Spielberg), Ator (Daniel Day-Lewis), Ator Coadjuvante (Tommy Lee Jones), Atriz Coadjuvante (Sally Field), Roteiro Adaptado (Tony Kushner), Fotografia, Edição, Trilha Sonora Original (John Williams), Mixagem de Som, Figurino, Design de Produção

O filme: Os Miseráveis, de Tom Hooper


O livro: Os Miseráveis, de Victor Hugo

A história: Um dos grandes clássicos da literatura mundial, do francês Victor Hugo, Os Miseráveis se passa no século 19 e faz um retrato da pobreza de um povo marcado por um período de grandes conflitos políticos e sociais. Na trama, Jean Valjean conduz a narrativa quando sai da cadeia após 19 anos preso por roubar pão para alimentar a família e aos poucos vai tendo sua vida transformada.

Categorias indicadas: Filme, Ator (Hugh Jackman), Atriz Coadjuvante (Anne Hathaway), Canção Original (Suddenly - Claude-Michel Schönberg, Herbert Kretzmer e Alain Boublil), Mixagem de Som, Figurino, Direção de arte, Maquiagem

O filme: O Hobbit: Uma Jornada Inesperada, de Peter Jackson


O livro: O Hobbit, de J.R.R Tolkien

A história: Bilbo Bolseiro é um hobbit que leva uma vida tranquila até encontrar o mago Gandalf que o leva a uma expedição para resgatar um tesouro guardado por Smaug, um dragão perigoso. A saga narrada no livro é um prelúdio da trilogia o Senhor dos Anéis, também dirigida por Peter Jackson.

Categorias indicadas: Efeitos Visuais, Direção de arte, Maquiagem

O filme: Argo, de Ben Affleck


O livro: Argo - Como a CIA e Hollywood fizeram o mais estranho resgate da história, de Antonio Mendez e Matt Baglio

A história: Tony Mendez é um especialista em disfarces da CIA que tem como missão resgatar seis americanos refugiados na casa do embaixador canadense durante um conflito no Irã. No livro, o agente da CIA narra os detalhes desta operação que foi para o cinema com direção de Ben Affleck, que também interpreta o protagonista Mendez.

Categorias indicadas: Filme, Ator Coadjuvante (Alan Arkin), Roteiro Adaptado (Chris Terrio), Edição, Trilha Sonora Original (Alexandre Desplat), Edição de Som, Mixagem de Som

O filme: O Lado Bom da Vida, David O. Russel

O livro: O Lado Bom da Vida, Matthew Quick

A história: Pat Peoples é um ex-professor de história que acabou de sair de um hospital psiquiátrico. Ele vai passar um período na casa dos pais na tentativa de se recompor já que pouco se lembra do que o levou a internação e perdeu o emprego, a esposa e a casa. Pat conhece a vizinha Tiffany e vê um novo caminho para a felicidade e a esperança.

Categorias indicadas: Filme, Diretor (David O. Russell), Ator (Bradley Cooper), Atriz (Jennifer Lawrence), Ator Coadjuvante (Robert De Niro), Atriz Coadjuvante (Jacki Weaver), Roteiro Adaptado (David O. Russell), Montagem

O filme: Hitchcock, de Sacha Gervasi

O livro: Alfred Hitchcock e os Bastidores de Psicose, de Stephen Rebello

A história: Stephen Rebello entrevistou os principais atores e membros da equipe responsável pelo filme Psicose, lançado em 1960, pelo pai do suspense Alfred Hitchcock. Na época, o estúdio Paramount não aprovou o projeto do longa e o cineasta arcou com todas as despesas e consequências do trabalho que se tornaria um dos principais clássicos do cinema. O filme Hitchcock é baseado nos bastidores de Psicose e conta com uma surpreendente caracterização de Anthony Hopkins.

Categorias indicadas: Melhor maquiagem

O filme: Anna Karenina, de Joe Wright

O livro: Anna Karenina, de Liev Tolstói

A história: Anna Karenina é uma mulher casada que vive na Rússia czarista ao lado do marido e do filho pequeno. Ela se apaixona pelo conde Vronsky e abandona a família para ficar com ele escandalizando uma sociedade tradicional. O clássico de Tolstói já foi adaptado para o cinema cinco vezes.

Categorias indicadas: Trilha sonora original (Dario Marianelli), Fotografia, Figurino, Direção de arte (Sarah Greenwood e Katie Spencer)

O filme: As Sessões, de Ben Lewin

O livro: As Sessões: minha vida como terapeuta do sexo, de Cheryl T. Greene

A história: Cheryl T. Greene é uma terapeuta sexual que durante anos ajudou homens e mulheres a se sentirem melhor com seus corpos. No livro ela relata suas experiências mais marcantes e surpreendentes tanto na vida profissional quanto pessoal. No cinema, Helen Hunt interpreta a terapeuta e conta a história de um paciente de 38 anos que contraiu poliomelite na infância e se sente incompleto por não ter iniciado a vida sexual.

Categorias indicadas: Atriz coadjuvante (Helen Hunt)

Por Mariana Morais

Atualizado em 16 Fev 2013.