Guia da Semana

Todos os anos, desde 1901, um escritor do mundo é premiado com o Nobel de Literatura, que o consagra como um dos grandes autores da nossa sociedade. A Academia Sueca analisa o conjunto de obras de cada escritor e o impacto cultural e social das obras. Assim, é escolhido um autor para entrar na história da literatura!

Pensando nisso, o Guia da Semana reuniu 6 escritores que já foram premiados pelo Nobel da literatura e uma de suas obras de sucesso para você ler. Confira:

Foto: Reprodução/Amazon / Reprodução/Amazon


► Kazuo Ishiguro, “Os Vestígios do Dia”

O prêmio de 2017 foi dado ao autor Kazuo Ishiguro, um escritor nipo-britânico dono de obras que já foram traduzidas para mais de 40 línguas. “Os Vestígios do Dia”, de 1989, é um livro que conta a história de Stevens, um velho mordomo de um nobre britânico. Ao tirar férias, ele decide viajar ao interior da Inglaterra e vai de encontro a uma antiga colega de trabalho. No caminho, ele reflete sobre a história dos mordomos no Reino Unido.


► Svetlana Aleksiévitch, “O Fim do Homem Soviético”

Svetlana nasceu na Ucrânia em 1948, e escreve livros que transitam entre o jornalismo e a história oral. Ela ganhou o Nobel de Literatura de 2015. Sua obra “O Fim do Homem Soviético”, escolhida pelo Guia da Semana, retrata a decaída do Império Soviético, sob o governo de Mikhail Gorbachev, e como foi a transformação do povo nesse período.


Foto: Reprodução/Amazon / Reprodução/Amazon


► Alice Munro, “Ódio, Amizade, Namoro, Amor, Casamento”

Alice Munro é canadense, dona de livraria no país e com uma respeitável carreira literária. Ela ganhou o Nobel de Literatura em 2013, a primeira vez que um autor de contos recebe o prêmio. A obra de destaque escolhida foi “Ódio, Amizade, Namoro, Amor, Casamento”. O livro retrata mulheres protagonistas em cada conto, que vivem histórias de amor, amadurecimento, sedução, violência, mistérios e mais.


► Mario Vargas Llosa, “Conversa na Catedral”

Mario Vargas Llosa venceu o prêmio Nobel de Literatura em 2010. Nascido no Peru, ele escreve sobre estruturas de poder, e faz críticas sociais mordazes. Seu livro “Conversa na Catedral” retrata o rico panorama político e social do Peru de 1950, numa história sobre amor e morte entre dois personagens.


Foto: Reprodução/Amazon / Reprodução/Amazon


► Olga Tokarczuk, “Ossos dos Mortos”

Olga Tokarczuk é uma escritora polonesa que foi a escolhida para receber o maior prêmio da literatura em 2018. “Ossos dos Mortos” conta história de uma senhora de 60 anos, Janina Duszejko, que vivia com seus dois cães até eles desaparecerem. Além disso, Janina é testemunha de duas mortes sem razão. São estas perguntas sem respostas que direcionam à narrativa que acaba por tocar em temas sensíveis sobre a vida.


► J. M. Coetzee, “Diário de um Ano Ruim”

O escritor sul-africano J. M. Coetzee levou o Nobel de Literatura em 2003, e foi o segundo autor de seu país a levar o prêmio para casa. Coetzee é professor, crítico literário, ensaísta e escritor, que cria obras-primas e brinca com os gêneros literários. O livro “Diário de um Ano Ruim” conta a história de um escritor que recebe uma encomenda de um editor australiano para redigir um livro de opinião. Ele teria que discorrer análises sobre terrorismo, a economia globalizada, os problemas ambientais e as experiências genéticas. Em certo ponto, o escritor contrata uma jovem para redigir suas ideias, e acaba se apaixonando por ela, que já possui um relacionamento com outro homem. Assim, o livro segue pela narrativa deste triângulo amoroso.


Fotos de capa: Reprodução/Amazon | Reprodução/Amazon | Reprodução/Amazon

Por Lidia Capitani

Atualizado em 6 Mai 2020.