Guia da Semana

Você gosta de sagas literárias? De um herói com uma longa jornada na luta contra o mal ou de aventuras por um mundo fantástico? Esses assuntos são algumas das características das sagas mais famosas do mundo, que podem ser de diversos gêneros: fantasia, ficção científica, suspense, drama, romance ou, como a maioria, ter um pouco de tudo.

Pensando nisso, o Guia da Semana trouxe 11 sagas literárias incríveis que merecem seu tempo. Confira:


► ASSASSIN'S CREED

A série de livros “Assassin’s Creed” é baseada nos jogos de mesmo nome da Ubisoft, e foi escrita por Oliver Bowden. O enredo foca no desenvolvimento do protagonista Ezio Auditore, um assassino do segundo jogo de Assassin's Creed II. A coleção é composta por oito livros, com a seguinte ordem de lançamento no Brasil: “Renascença” (2011); “Irmandade” (2012); “A Cruzada Secreta” (2012); “Revelações” (2013); “Renegado” (2012); “Bandeira Negra” (2013); “Unity” (2014); e “Submundo” (2015).


► THE WITCHER: A SAGA DO BRUXO GERALT DE RÍVIA

A saga “The Witcher: A Saga do Bruxo Geralt de Rívia” trata-se de uma coleção de livros de fantasia escrita pelo polonês Andrzej Sapkowski. A história segue a jornada do mítico bruxo Geralt de Rívia, um dos últimos bruxos restantes na Terra. Neste universo, os bruxos são caçadores de monstros em troca de dinheiro, e geralmente são solitários e corajosos. O sucesso da saga gerou uma série na Netflix e jogos de videogame que expandiram a marca mundialmente.


► FEIOS

A trilogia “Feios” foi escrita pelo norte-americano Scott Westerfeld, e apesar de ter sido pensada para três livros, a coleção possui um título a mais: “Extras”. Trata-se de uma série YA (young adult) de fantasia e ficção científica, com a protagonista a jovem Tally Youngblood. Neste universo, todos os humanos devem passar por cirurgias plásticas quando completam 16 anos. Tally, no entanto, acaba descobrindo as razões por trás desta imposição do governo, e se junta a uma gangue rebelde. A coleção é composta pelos títulos: “Feios” (2005), “Perfeitos” (2005), “Especiais” (2006) e “Extras” (2007).


► TRILOGIA 1Q84

A trilogia "1Q84” é uma das obras primas do escritor japonês Haruki Murakami, e foi publicado em três volumes, entre 2009 e 2010. A história se passa em Tóquio de 1984, e envolve os personagens Aomame, uma assassina, e Tengo, um professor de matemática. Cada título tem seu propósito – o "livro 1" apresenta os personagens principais; o "livro 2" mostra a convergência da história entre os personagens; e o "livro 3" aborda a o encontro entre Aomame e Tengo, além do surgimento de uma nova personagem central: Ushikawa.


► TRILOGIA MILLENNIUM

A trilogia “Millennium” já é reconhecida no mundo inteiro, e foi escrita pelo jornalista sueco Stieg Larsson. A coleção reúne os títulos “Os Homens que Não Amavam as Mulheres” (2005); “A Menina que Brincava com Fogo” (2006); e “A Rainha do Castelo de Ar” (2007). Após a morte do escritor original, o sueco David Lagercrantz assumiu a autoria de um quarto livro da saga Millennium: “A Garota na Teia de Aranha” (2015). A série fala sobre violência contra as mulheres, baseada na história do próprio autor, que testemunhou um estupro coletivo de uma garota chamada Lisbeth, o mesmo nome da protagonista dos livros.


► DESVENTURAS EM SÉRIE

“Desventuras em Série” é outra saga muito amada pelos fãs de literatura de mistério. Escrita por Lemony Snicket, a série é composta por 13 livros que contam a história dos órfãos Baudelaire sob a tutela do Conde Olaf, um homem terrível que odeia as crianças. Os pais das crianças morreram num incêndio, e a cada livro, Conde Olaf surge com uma nova tentativa de roubar a fortuna dos herdeiros. A saga é tão famosa que já ganhou filmes e série na Netflix.


► AS CRÔNICAS DE NÁRNIA

“As Crônicas de Nárnia” é outro sucesso mundial, com adaptação ao cinema de igual sucesso. A saga foi escrita por C.S. Lewis, autor irlandês que publicou os sete livros da série entre 1950 e 1956. A história conta a trajetória das crianças que descobrem um mundo mágico escondido em um armário. O reino de Nárnia possui magia, animais falantes, temas cristãos e elementos da mitologia grega e nórdica, que criam um universo incrível para o leitor explorar. A saga possui duas formas de leitura: pela ordem de publicação ou cronológica.


► HARRY POTTER

Um dos bruxos mais famosos do mundo, Harry Potter marcou gerações de crianças que se apaixonaram pelo mundo bruxo, os três amigos e Hogwarts. A saga foi escrita por J.K. Rowling, autora britânica, e possui sete livros: “A Pedra Filosofal”; “A Câmara Secreta”; “O Prisioneiro de Azkaban”; “O Cálice de Fogo”; “A Ordem da Fênix”; “O Enigma do Príncipe”; e “As Relíquias da Morte”. Para quem não conhece a história, Harry Potter é um bruxo famoso que sobreviveu ao ataque mortal do terrível Lorde Voldemort, quando era um bebê. Os livros seguem a história do protagonista em sua formação como bruxo pela escola de magia Hogwarts.


► O GUIA DO MOCHILEIRO DAS GALÁXIAS

“O Guia do Mochileiro das Galáxias” é uma saga famosa entre os apreciadores de ficção científica que virou um marco da cultura geek. A série foi escrita por Douglas Adams e é dividida em seis livros, que foram publicados entre 1979 e 2009: “O Guia do Mochileiro das Galáxias”; “O Restaurante no Fim do Universo”; “A Vida, o Universo e Tudo Mais”; “Até mais, e Obrigado pelos Peixes!”; “Praticamente Inofensiva”; e “And Another Thing...” – esse último escrito por Eoin Colfer após a morte de Adams, em 2001. O impacto da saga foi tanto que a cultura geek instaurou o Dia da Toalha, em homenagem à série.


► AS CRÔNICAS DO GELO E FOGO

Uma das sagas de maior sucesso atual é com certeza “As Crônicas de Gelo e Fogo”, escrita pelo autor George R. R. Martin. Ele começou a saga em 1996 e segue escrevendo a obra até hoje. Há cinco títulos publicados e dois a publicar. São eles: “A Guerra dos Tronos” (1996); “A Fúria dos Reis” (1998); “A Tormenta de Espadas” (2000); “O Festim dos Corvos” (2005); “A Dança dos Dragões” (2011); “The Winds of Winter” (a publicar); e “A Dream of Spring” (a publicar). A saga fantástica foi adaptada para a televisão pela HBO com a série “Game Of Thrones”, que também fez enorme sucesso mundial.


► O SENHOR DOS ANÉIS

“O Senhor dos Anéis”, trilogia escrita por J.R.R. Tolkien, é uma das sagas mais famosas do mundo, com direito à adaptação ao cinema. A obra, que é um marco para o gênero fantástico, foi publicada entre 1954 e 1955. A saga possui os títulos “A Sociedade do Anel”; “As Duas Torres”; e “O Retorno do Rei”. A história gira em torno de Frodo Bolseiro, um hobbit com a missão de destruir um misterioso anel, um artefato mágico forjado por Sauron, o Senhor do Escuro, e que representa um grande perigo para quem o utiliza.

Por Lidia Capitani

Atualizado em 2 Jun 2020.