Guia da Semana
Música
Por Guilherme Schiff

10 músicas inspiradas em São Paulo ou no Rio de Janeiro que você precisa escutar

As canções lembram detalhes únicos das cidades.

São Paulo foi fonte de inspiração para mais de 3000 canções

Muitas das milhares de canções compostas pelos artistas brasileiros têm como inspiração o Brasil. Pode ser os estados, regiões, lugares e também as cidades. O que não faltam são boas referências pelo país.

Duas grandes referências são as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, que foram retratadas por muitos autores. A terra da garoa, por exemplo, é tema de mais de 3.000 canções, segundo o pesquisador Assis Ângelo.

O Guia da Semana listou 10 músicas que Rio de Janeiro e São Paulo serviraram de inspiração para os artistas.

Confira a lista:

Rio de Janeiro

Garota de Ipanema - Tom Jobim e Vínicius de Morais

Foi composta em 1962 pelos dois músicos. A história é que a dupla vivia no bar Veloso, no Leblon, e foram inspirados por Helô Pinheiro, que passava na frente do bar constantemente. Ela virou a "Garota de Ipanema" e a música projetou a MPB internacionalmente. 

Ela é carioca - Tom jobim

Outra composição da dupla. Tom Jobim gostava de expressar o seu amor ao Rio de Janeiro, mais precisamente por Ipanema. Dizia que nenhuma pessoa seria feliz por completo se não morasse no bairro carioca. 

Do leme ao pontal - Tim Maia

Faz referência à orla da praia carioca e ainda lembra alguns bairros como Flamengo e Botafogo. Foi composta no início da década de 80. 

Aquele Abraço - Caetano Veloso e Gilberto Gil

Essa canção de Gil talvez seja uma das mais cariocas de todas. Ele menciona lugares, bairros, escolas de samba, clubes de futebol e até figuras conhecidas do Rio de Janeiro. O nome da música, "Aquele Abraço", é uma referência aos braços abertos do Cristo Redentor. 

Rio 40 graus - Fernanda Abreu

A música composta pela cantora, Fausto Fawcett e Laufer, faz uma referência à temperatura da cidade e, além de exaltar, também faz duras críticas ao cotidiano carioca. A canção é uma das precursoras do funk carioca e o título da música se tornou jargão popular. 

SÃO PAULO

Amanhecendo - Billy Blanco

O compositor lançou um álbum em 1974 que homenageava a cidade de São Paulo. Uma das músicas, "Tema de São Paulo", ficou imortalizada pois virou vinheta da Jovem Pan. Quem nunca escutou o "Vambora, vambora, olha a hora, vambora, vambora?"

Não existe amor em SP - Criolo

Uma das faixas mais conhecidas do rapper Criolo faz menção à cidade de São Paulo. O tom da música é, de certo modo, melancólico, embora o artista seja verdadeiro em algumas observações que faz. 

Trem das onze - Adoniram Barbosa

Trem das onze é uma das músicas mais famosas de São Paulo. Tornou o bairro do Jaçanã, na Zona Norte de São Paulo, famoso por muitas pessoas. Vale lembrar que a faixa é de 1964. 

Sampa - Caetano Veloso

"Alguma coisa acontece no meu coração, que só quando cruza a Ipiranga e a Avenida São João"... O trecho inicial da música de Caetano que homenageia São Paulo tornou essa esquina famosa. 

São, São Paulo - Tom Zé 

O baiano Tom Zé era um apaixonado por São Paulo. Ele escreveu simplesmente 18 canções para homenagear a cidade. Essa em questão foi a que mais se destacou, mas também aponta alguns defeitos. Nem tudo é amor. 


Por Guilherme Schiff

Atualizado em 28 Jul 2015.

Mais notícias

Músicas que prometem bombar no Carnaval 2019

Música

10 músicas que prometem bombar no verão 2019

Música

Saiba como assistir ao Grammy Latino 2018 ao vivo

Música

Divulgados os indicados ao Grammy Latino 2018; confira!

Música

As melhores músicas de 2018... até agora

Música

12 músicas que falam sobre comida (e que você precisa adicionar na sua playlist)

Música