Guia da Semana

Do pop ao country, do rap ao sertanejo; todos os meses a indústria da música se movimenta para trazer lançamentos fresquinhos para agradar os fãs. Em setembro, artistas consagrados como Patti Smith e Fleet Foxes, iniciantes como Ava Max e nacionais como Marília Mendonça e Maiara e Maraísa lançaram álbuns novos.

Pensando nisso, o Guia da Semana reuniu 9 discos imperdíveis de setembro para você ouvir hoje mesmo. Confira:


► Patti Smith – “Peradam”

Lançado logo no início de setembro, “Peradam” é o mais novo disco da musa do punk rock Patti Smith. O álbum encerra a trilogia de discos – que já conta com “Mummer Love” e “The Peyote Dance” –, que contou com a parceria de Stephan Crasneanscki e Simone Merli, do grupo Soundwalk Collective. O disco é inspirado na obra “Mount Analogue: a Novel of Symbolically Authentic Non-Euclidean Adventures in Mountain Climbing”, escrita pelo francês René Daumal em 1940.


► Sufjan Stevens – “The Ascension”

Lançado em 25 de setembro, o “The Ascension” é o oitavo álbum de estúdio da banda folk Sufjan Stevens, conhecida pela trilha sonora do filme “Me Chame Pelo Seu Nome”. Aqui, a banda segue numa toada mais experimental e brinca com os sintetizadores, mas segue sua essência sentimental de sempre.


► Ava Max – “Heaven & Hell”

Ava Max recentemente lançou seu disco de estreia, “Heaven & Hell”, através da Atlantic Records, e promete ser a mais nova estrela do pop. Ela já havia lançado os singles “Sweet but Psycho”, “So Am I” e "Who's Laughing Now"


► Fleet Foxes – “Shore”

O novo disco da banda folk Fleet Foxes, “Shore” possui uma grande inspiração na música brasileira e conta com a participação do cantor Tim Bernardes, da banda O Terno. Além disso, a banda diz que se inspirou em grandes cantores brasileiros como João Gilberto e Tim Maia.


► The Neighbourhood – “Chip Chrome & The Mono-Tones”

Neste disco, a banda The Neighbourhood traz um conceito inspirado nos desenhos animados dos anos 90, em que Chip Chrome seria o líder da banda The Mono-Tones. O disco é totalmente diferente de tudo que a banda produziu até o momento, e deixa o rock noturno de lado e parte para uma sonoridade mais lúdica, com elementos de folk.


► Carrie Underwood – “My Gift”

“My Gift” é o sétimo disco da cantora de country Carrie Underwood, e seu primeiro disco de Natal! Foi lançado dia 25 de setembro, e conta com a participação de John Legend e de seu filho mais velho, Isaiah. As músicas natalinas são calmas, relaxantes e com temáticas religiosas. Já dá para atualizar a playlist deste Natal.


► Marília Mendonça, Maiara & Maraisa – “Patroas”

“Patroas” era um álbum muito aguardado pelos fãs de feminejo. Feito por Marília Mendonça e a dupla Maiara & Maraísa, o disco conta com 21 músicas no total, mas elas foram lançando os singles aos poucos, ao longo de 4 EP’s. O sucesso é tanto que o álbum já conta com milhões de views no Youtube e serviços de streaming.


► BK' – “O Líder em Movimento”

Os fãs de rap não ficaram de fora dos lançamentos de discos de setembro. BK presenteou a todos com seu terceiro disco, chamado “O Líder em Movimento”. O rapper discursa sobre orgulho negro, discriminação racial, consciência social, entre outros temas muito presentes no movimento negro, se tornando um grande articulador.


► Cynthia Luz – “Não É Só Isso”

Outro nome do rap nacional que lançou disco em setembro foi Cynthia Luz, com “Não é Só Isso”. O álbum contou com grandes colaborações de nomes como Tássia Reis, Froid, Papatinho, Projota e Ice Blue. Além disso, a cantora e rapper diz ter se inspirado em mulheres como Elis Regina, Cássia Eller e Rita Lee.

Por Lidia Capitani

Atualizado em 7 Out 2020.