Guia da Semana

O rap já se tornou um dos gêneros mais populares do mundo. Principalmente pela cena americana com nomes como Jay Z e Kanye West. Como gênero musical, o rap se expandiu para o mundo e criou subgêneros. Assim, nasceu na década de 2000, no Reino Unido, um estilo chamado Grime, que mistura Hip Hop, Jungle e o Drum and Bass. Com letras de rap, batidas a 140 bpm e sintetizadores eletrônicos, o grime e a cena local britânica têm conquistado por sua autenticidade.

Pensando nisso, o Guia da Semana listou 8 rappers britânicos que você precisa conhecer. Confira:

SLOWTAI

De jeito nerd, mas com letras ásperas e batidas pesadas, slowthai chama a atenção na cena desde 2019, quando foi indicado ao BBC Sound of 2019. Neste mesmo ano, lançou seu disco de estreia, “Nothing Great About Britain”. Sua música mistura elementos do grime e do punk, sendo então chamado de grime-punk. Mas foi recentemente, em fevereiro de 2021, quando lançou seu segundo álbum, “TYRON”, em que recebeu maior atenção, alcançando primeiro lugar nas paradas do Reino Unido.

► STORMZY

Stormzy já é um nome mais conhecido da cena grime e do rap britânico. É quase o representante mundial do gênero no mundo, dividindo palco com Kanye West e Ed Sheeran. Seu primeiro disco de estúdio, “Gang Signs & Prayer”, estreou em 2017 e alcançou sucesso mundial, lhe garantindo o prêmio de álbum britânico do ano no Brit Awards. O sucessor de 2019 chama-se “Heavy Is the Head”, e conta com participações especiais de Aitch, Burna Boy, Ed Sheeran, Headie One, H.E.R., e ainda Yebba. Os singles "Vossi Bop" e "Own It" levaram o álbum no topo das paradas durante 2020. Por isso, se você ainda não ouviu, corre!

► AJ TRACEY

AJ Tracey chamou a atenção da mídia lá em 2016, quando o “The Guardian” o colocou na lista de artistas para ver ao vivo. Seu EP de maior sucesso viria no ano seguinte, chamado “Secure the Bag!” (2017). Entretanto, ele alcançou o topo das paradas com seu primeiro álbum de estúdio, “AJ Tracey”, chegando ao número três. Já em 2020, o rapper lançou seu segundo álbum, chamado “Secure the Bag! 2”, como uma sequência do seu EP que o lançou ao estrelato.

► MS BANKS

Ms Banks é rapper e cantora britânica, diretamente do sul londrino. Ela já lançou três mixtapes de forma independente. A primeira em 2014, intitulada “Once Upon a Grind”; a segunda em 2016, chamada “New Chapter EP”; e a terceira em 2018, com o nome de “The Coldest Winter Ever”, que por sua vez ganhou uma sequência no ano seguinte, 2019, intitulada “The Coldest Winter Ever Part II”. A rapper já arrancou elogios de Nicki Minaj – e elas combinam quando o assunto é misturar agressividade e sensualidade.

► BENNY MAILS

Uma mistura de rap e jazz, Benny Mails traz a criatividade para o grime britânico. O novato possui uma mixtape, de 2017, intitulada “Aware, The Mixtape”. Desde então, ele lançou alguns singles dispersos como “Too Many”, “High On Stress”, “Marathon” e “Jesus”. Benny começou sua carreira artística na dança, no breakdance, que rapidamente o encaminhou para o rap. Ele discorre sobre seus problemas com ansiedade, que são explorados pelos beats apressados.

► OCTAVIAN

Vencedor do prêmio ‘BBC Sound Of de 2019’, Octavian vem numa ascensão astronômica na música britânica. Inclusive, já fez participações especiais com vários artistas relevantes como Skepta, A$AP Ferg, Gorillaz e muito mais! Conseguiu ainda mais relevância quando Drak publicou um vídeo no Instagram cantando o single “Party Here”. Octavian possui uma musicalidade diferente dos outros rappers de sua cena britânica do sul de Londres. Ele mistura o grime, dancehall e R&B.

► FLOHIO

Com língua afiada e batidas eletrizantes, Flohio também tem conquistado cada vez mais fãs. A rapper iniciou sua carreira com o lançamento do EP “Nowhere Near”, e lançou recentemente, em 2020, seu primeiro disco, “No Panic, No Pain”. Também nascida no sul de Londres, ela acrescenta criatividade, agressividade e potencial para crescimento do grime.

► AVELINO

No mesmo patamar de reconhecimento internacional que Stormzy, Avelino é outro rapper do sul londrino. O artista possui quatro mixtapes lançadas entre 2013 e 2017. Alcançou sucesso com o lançamento de sua segunda mixtape, “Iconic Ambition”, de 2014, e seu primeiro EP foi lançado em 2016, chamado “FYO”. Seu último lançamento foi em 2017, com a mixtape “No Bullshit”.

Por Lidia Capitani

Atualizado em 3 Out 2023.