Guia da Semana

Guia da Semana

O Grammy Awards 2021 aconteceu no dia 14 de março, em Los Angeles, Estados Unidos. A noite foi repleta de shows incríveis de artistas como Dua Lipa, Cardi B, Taylor Swift, Billie Eilish, BTS e muitos outros.

A edição também entrou para a história. É que Beyoncé tornou-se a mulher mais premiada, com 28 vitórias. Só naquela noite ela saiu com quatro troféus: ‘Performance R&B’, ‘Clipe’, ‘Música de rap’ e ‘Performance de rap’. Além disso, sua filha, Blue Ivy, também foi premiada com o ‘Melhor clipe’, sendo a segunda artista mais nova a ganhar um Grammy.

Pensando nisso, o Guia da Semana listou 8 vencedores do Grammy Awards 2021 que você precisa ouvir o quanto antes. Confira:


► MEGAN THEE STALLION

Megan Thee Stallion tem chamado muita atenção do público e da mídia por suas colaborações de sucesso, sendo o maior hit “WAP” com Cardi B. A rapper lançou seu primeiro disco de estúdio em 2020, intitulado “Good News”, que conta com singles como “Cry Baby” e “Body”. No Grammy 2021, Megan ganhou três prêmios: ‘Best New Artist’, ‘Best Rap Performance’ e ‘Best Rap Song’, os últimos dois pela canção “SAVAGE”, que conta com participação de Beyoncé. Se você ainda não conhece o trabalho da rapper, corre lá.

► KAYTRANADA

DJ e produtor, Kaytranada já possui uma carreira de sucesso na música. Se você ainda não conhece, já passou da hora de ouvir suas músicas. No Grammy 2021, o produtor ganhou os prêmios ‘Best Dance Recording’, pela canção “10%”, com participação de Kali Uchis, e o prêmio ‘Best Dance/Electronic Album’, pelo disco “BUBBA”. Já fica a dica por onde começar a ouvir o DJ.

► FIONA APPLE

Com uma longa carreira no indie rock – iniciada nos anos 90 –, Fiona Apple retornou às paradas após 12 anos sem lançar nada. Em 2020, ela lançou o disco “FETCH THE BOLT CUTTERS”, que ganhou o prêmio ‘Best Alternative Music Album’. O single “Shameika” também destacou-se com o prêmio ‘Best Rock Performance’. Definitivamente, um disco que não pode passar despercebido por ninguém que curte o gênero musical.

► BRITTANY HOWARD

Se você não conhece o nome Brittany Howard, talvez reconheça o nome de sua banda: Alabama Shakes. Além de fazer parte do grupo, Brittany também possui carreira solo e um outro grupo, o Thunderbitch. Com diferentes pegadas, a cantora faz um rock que não passa despercebido. Desta vez, ela ganhou o prêmio de ‘Best Rock Song’ por “Stay High”. Não deixe de ouvir esse som!

► LEDISI

Fãs de R&B talvez já reconheçam este nome. Ledisi é uma grande cantora de R&B e jazz americano. Começou sua carreira nos anos 2000 e segue até hoje fazendo sucesso, inclusive, ganhou o prêmio de ‘Best Traditional R&B Performance’ pela canção “Anything For You”.

► THUNDERCAT

Outro sucesso do R&B é Thundercat, que possui como produtor o próprio KAYTRANADA. De uma pegada mais experimental, Thundercat começou sua carreira como baixista da banda Suicidal Tendencies, onde ficou até 2011, quando investiu na carreira solo. No Grammy 2021, foi reconhecido como ‘Best Progressive R&B Album’ pelo disco “IT IS WHAT IT IS”.

► BAD BUNNY

O porto-riquenho Bad Bunny está fazendo muito sucesso ultimamente, tanto que ganhou o prêmio ‘Best Latin Pop or Urban Album’ pelo disco “YHLQMDLG”, lançado em 2020. Suas músicas misturam influências de sua terra, como o reggaeton e trap. É um dos nomes que mais se destaca na música latina; inclusive, ele fez uma apresentação no Grammy da música “Dákiti”.

► BURNA BOY

Com o prêmio “Best Global Music Album” com o disco ‘Twice as Tall’, Burna Boy conquistou o mundo com suas canções que misturam afro-beat e hip hop. De origem nigeriana, é um dos artistas de maior reconhecimento da África – ele já havia obtido nomeações em Grammys anteriores e ganhado alguns prêmios de música no seu continente.

Por Lidia Capitani

Atualizado em 22 Mar 2021.