Guia da Semana

Mais um ano chegou ao fim e com ele a remessa final de lançamentos de discos de 2020. Em comparação com outros anos, 2020 não teve muitos álbuns natalinos, mas claro que pelo menos um enquadrou na lista, o mais novo disco da banda americana Calexico. Além disso, tivemos lançamentos incríveis de artistas como Shawn Mendes, Taylor Swift, e dos brasileiros Gloria Groove e Xamã.

Pensando nisso, o Guia da Semana separou uma lista de 7 discos lançados em dezembro de 2020 para você ouvir o quanto antes.

Confira!

► Shawn Mendes - Wonder

Após grande espera, Shawn Mendes retorna com seu quarto disco de estúdio, “Wonder”, lançado em 4 de dezembro. O álbum traz a faixa “Monster” em parceria com Justin Bieber, mas também contém o single “Wonder”, que foi lançado primeiro. Para promover o álbum, foi lançado na Netflix um documentário, "Shawn Mendes: In Wonder", que retrata a vida de Mendes nos últimos anos, incluindo sua ascensão à fama, a turnê mundial de 2019 e a criação do novo disco.

► Taylor Swift - Evermore

A cantora Taylor Swift não parou durante a pandemia, muito pelo contrário, esteve mais ativa que nunca! Cinco meses após lançar seu disco “folklore”, ela retorna com outro álbum na mesma pegada, chamada “evermore”. Com canções menos pop, e mais voltadas ao folk, Taylor continua a grande sonhadora e sensível songwriter.

► Gloria Groove - Affair

A drag queen Gloria Groove lançou em dezembro seu mais novo EP audiovisual, intitulado "Affair". A cantora logo lançou um clipe para a faixa "Radar", uma canção que retrata o estilo do EP: o R&B romântico. As músicas exploram um lado mais intimista, profundo e dual da cantora, lançando uma nova era.

► Xamã - Zodíaco

Xamã, rapper carioca, lançou o disco intitulado "Zodíaco", com grandes parcerias da música brasileira, como Marília Mendonça, Luísa Sonza, Gloria Groove e Agnes Nunes. São 12 faixas inspiradas nos signos astrológicos, mais um remix. O disco já o consagrou como um dos nomes em ascensão do rap nacional e angariou milhões de ouvintes no Spotify.

► Flora Matos - Do Lado de Flora

Após três anos sem lançar nada, Flora Matos retorna com novo disco “Do Lado de Flora”. São canções melancólicas, românticas e com pitadas de existencialismo. O disco possui uma parceria com o rapper MV Bill, na faixa "Valeu".

► Calexico - Seasonal Shift

"Seasonal Shift" é o décimo primeiro disco da banda Calexico, com temática natalina. Além de músicas próprias, a banda traz covers das canções de natal de Tom Petty, "Christmas All Over Again", e John Lennon, "Happy Xmas (War Is Over)”.

► Sigur Rós - Odin’s Raven Magic

"Odin’s Raven Magic" é o mais novo disco da banda Sigur Rós, que se baseia em contos medievais islandeses. Na verdade, a gravação do disco foi feita em 2002, durante o festival Reykjavík Arts Festival e tem a colaboração dos músicos Hilmar Örn Hilmarsson e Steindór Andersen.

Por Lidia Capitani

Atualizado em 11 Jan 2021.