Guia da Semana
Na Cidade
Por Lidia Capitani

Exposições online imperdíveis em junho de 2020

São mostras virtuais de fotografia, arte contemporânea, arqueologia e muito mais.

Fotos: Eduardo Srur (via Avesani Comunicação) | Acervo MIS (via assessoria MIS)| Reprodução/Gabriel Darcin (via assessoria MDS)

Mesmo com as portas fechadas, os museus e centros culturais do país estão com exposições online para você conferir. São mostras de arte contemporânea, fotografia, antropologia, diversidade sexual e muito mais.

Dentre os destaques, estão a mostra do Egito antigo do CCBB, a tour virtual do MIS pelo Castelo Rá Tim Bum e a mostra NOT CANCELLED, que reúne diversas galerias de arte contemporânea no Brasil.

Pensando nisso, o Guia da Semana reuniu exposições virtuais imperdíveis para você conferir em junho. Se liga:


► A MULHER NA REVOLUÇÃO DE 32, MIS

Foto: Acervo MIS (via assessoria de imprensa MIS)


Também em parceria com a plataforma do Google, o MIS traz a exposição virtual “A mulher na Revolução de 32”, que através de uma galeria de fotos, conta a participação das mulheres durante a Revolução de 32, que marcou a revolução constitucionalista contra o governo Vargas.

Confira aqui


► LAMBE-LAMBE: FOTÓGRAFOS DE RUA EM SÃO PAULO NOS ANOS 1970", MIS

Uma viagem no tempo pelos movimentos políticos e artísticos de São Paulo. É o que propõe o MIS nas três exposições virtuais que traz pelo Google Artes & Culture. Em “Lambe-lambe”, é possível conferir uma galeria que relembra o papel e ofício dos fotógrafos de rua na São Paulo de 1970.

Confira aqui


► COLEÇÃO GUILHERME GAENSLY NO ACERVO MIS

A Coleção Guilherme Gaensly do acervo do Museu de Imagem e Som traz imagens históricas sobre o cultivo do café no interior paulista. Na exposição virtual em parceria com o Google Arts & Culture, é possível conhecer um pouco mais sobre a vida do fotógrafo e também admirar suas obras em preto e branco do começo do século XX.

Confira aqui


► MOVENTES, MIS

Foto: Acervo MIS (via assessoria de imprensa MIS)


A mostra “Moventes”, em parceria com o Google Arts & Culture, traz imagens de situações de deslocamento em diferentes tipos de trabalho itinerante – com fotografias e vídeos de artistas como Sebastião Salgado, Helena Tassara, entre outros. A exposição é uma adaptação digital da exposição que esteve em cartaz no MIS durante o Foto MIS 2019. Fica em cartaz até o fim do ano.

Confira aqui


MAM

O Museu de Arte Moderna de São Paulo também possui sua página na plataforma do Google Arts & Culture com 11 exposições incríveis para você explorar. Dentre elas, estão “A Paisagem Urbana e Contemporânea”, “A Arte de Expor Arte”, “Arte Brasileira sobre Papel”, “A Gravura como Escultura” e mais.

Confira aqui


► EGITO - DO COTIDIANO À ETERNIDADE, CCBB

A exposição incrível sobre o Egito antigo que seria exposta no CCBB virou uma tour online para você ter essa experiência em casa. A mostra reúne esculturas, pinturas, objetos, sarcófagos e até uma múmia, tudo vindo do Museu Egípcio de Turim, segundo maior acervo egípcio do mundo. São obras que tratam do cotidiano, religiosidade e os costumes ligados à crença na eternidade.

Confira aqui


CASTELO RÁ TIM BUM, MIS


Foto: Leticia Godoy/MIS (via assessoria de imprensa MIS)


Em comemoração aos seus 50 anos, o MIS disponibilizou virtualmente uma de suas exposições de maior sucesso: Castelo Rá Tim Bum. Na mostra, é possível fazer uma tour virtual 360º pelos cômodos do castelo preferido da televisão brasileira.

Confira aqui


► QUEERENTENA

O Museu da Diversidade Sexual está em cartaz com sua primeira mostra digital, chamada “Queerentena”. A exposição virtual traz obras de artistas LQBTI+ que foram criadas durante o período de isolamento e que discutem temáticas relacionadas ao momento. São 60 obras dos mais variados tipos, de pinturas a colagens e fotografias, de artistas de todo o Brasil.

Confira aqui


► NOT CANCELLED

Galerias de arte contemporâneas do Brasil se juntaram para montar uma mostra virtual chamada “NOT CANCELLED”. A cada semana, a programação e exposições mudam, então vale sempre checar as novidades. A mostra rola até o dia 8 de julho no site.

Confira aqui


FAROL SANTANDER

Foto: Edson Kumasaka (via MARRA COMUNICAÇÃO)


O Farol Santander está com uma tour virtual por oito andares do icônico prédio. As atrações que fazem parte da programação são o hall de entrada; o Espaço Memória (2º ao 5º andar); as exposições “Devaneios – Os Mundos de JeeYoung Lee” (22º andar) e “Constelação – Somos Todos Feitos de Luz” (23º andar), além do famoso Mirante do 26º andar.

Confira aqui


Por Lidia Capitani

Atualizado em 18 Jun 2020.

Mais notícias

Confira o melhor da programação grátis e virtual em agosto de 2020

Na Cidade

'Botafogo Xperience' é opção de empreendimento charmoso no bairro de Botafogo, no Rio de janeiro; saiba tudo!

Na Cidade

Exposições imperdíveis para conferir em agosto de 2020

Na Cidade

13 exposições de arte brasileira para conferir online

Na Cidade

LEGO inaugura loja certificada em São Paulo; saiba tudo!

Na Cidade

Tour virtual: 10 pontos turísticos de São Paulo para conhecer online

Na Cidade