Guia da Semana

As feiras de rua são parte de uma cidade e falam muito sobre a sua cultura e história. A metrópole paulistana é conhecida por sua diversidade e suas calçadas e praças são espaços compartilhados por muitos artesões e comerciantes aos finais de semana. De produtos caseiros e itens típicos de outros países latinos a uma rica gastronomia, as feiras de rua em São Paulo são um passeio e tanto na capital.

Fique de olho nas mais tradicionais feirinhas da capital paulista e descubra mais sobre a cidade:

Feirinha da Liberdade


Fotos: Shutterstock

O bairro nipônico é um dos pontos turísticos da capital que vive lotado. Além de suas diversas lojas de cosméticos, comidas orientais e produtos variados, sábados e domingos são os dias mais esperados da semana no bairro - isso porque uma feirinha gastronômica e de artesanato ocupa algumas ruas da região. Yakisoba, tempurá, espetinhos e doces são algumas das delícias que o público encontra por lá.

Endereço: Av. da Liberdade, 365 - Sé
Horário de funcionamento: Sábados e domingos, das 9h às 17h.

Feira de antiguidades no Trianon-Masp


Foto: Shutterstock

Para os amantes de itens de colecionadores, quadros, esculturas, peças vintage e objetos diferentes, a feira de antiguidades do Trianon-Masp é um passeio imperdível em São Paulo. As barraquinhas começam a aparecer logo pela manhã e são uma das atrações do final de semana da Avenida. Ao atravessar a rua, ainda é possível aproveitar uma feira de diversidades em frente ao parque Trianon-Masp - esta reúne opções gastronômicas, barraquinhas de artesanato e tendas com flores e plantas.

Endereço: Avenida Paulista, 1578 - Bela Vista
Horário de funcionamento: Aos domingo, das 10h às 17h

Jardim Secreto Fair


Foto: Reprodução/Instagram @jd_secreto | Reprodução/Instagram @jd_secreto

O projeto tem como objetivo reunir empreendedores e pequenos produtores em eventos esporádicos. Na maioria das vezes, a feirinha acontece no Bixiga, na Praça Dom Orione, e sua programação ainda conta com shows, bar, atrações artísticas e food trucks. O Jardim Secreto é um forte apoiador do slow fashion, conceito que busca consumir moda de uma maneira consciente, do orgânico e de marcas livres de testes em animais.

Fique de olho na página oficial do projeto para estar por dentro dos próximos eventos

Feira na Praça Benedito Calixto


Foto: Shutterstock (meramente ilustrativa)

A feira da Praça Benedito Calixto é um misto de descobertas e encontro com antiguidades, isso porque são mais de 300 vendedores que se reúnem para compartilhar seus produtos e empreendimentos com um público mente aberta e curioso pelo inusitado. Ainda na região, os visitantes podem conhecer lojas de rua, matar a fome nos bares e barracas gastronômicas do local, e ainda conhecer um pouco da região, que está entre as mais interessantes da cidade.

Endereço: Praça Benedito Calixto - Pinheiros
Horário de funcionamento: Aos sábados, das 8h às 19h.

Feira na Praça da República


Foto: Shutterstock (meramente ilustrativa)

O centro ganha ainda mais cores e cultura aos sábados e domingos, dias em que a Praça da República recebe sua tradicional feira de artesanatos e gastronomia. Itens de decoração, artistas de rua e comidas brasileiras e típicas de outros países chamam a atenção de quem passa por ali - vá preparado para degustar uma boa empanada chilena, mas também para experimentar espetinhos, acarajé e doces.

Endereço: Praça da República - República
Horário de funcionamento: Aos sábados e domingos, das 9h às 17h.

Feira Kantuta


Foto: Shutterstock (meramente ilustrativa)

O bairro do Pari, que fica na região do Canindé, é casa da Feira Katuta, um polo boliviano dentro de São Paulo que expõe um pouco da cultura do país para os paulistanos. Com itens de decoração feitos artesanalmente e comidas típicas, como o regrigerante Inca Kola e empanadas caseiras, é possível se sentir em uma feira de rua da Bolívia sem deixar o Brasil. Ainda há atrações musicais e lojinhas de roupas bolivianas.

Endereço: Rua Pedro Vincente, s/n - Canindé
Horário de funcionamento: Domingos, das 11h às 19h.

Feira no MuBE


Foto: Reprodução/Facebook MuBE

O vão livre do MuBE é outro point dos fanáticos por antiguidades, porcelanas e fascinados por design. São cerca de 50 expositores, que se reúnem no espaço para compartilhar seus produtos e histórias com os visitantes. Além de explorar a feirinha, a região é pura cultura, já que abriga o MIS, a Fundação Ema Klabin e o Museu Brasileiro da Escultura.

Endereço: Avenida Europa, 218 - Jardim Europa
Horário de funcionamento: Domingos, das 10h às 17h.

Segue a gente no Instagram! Novidades, promoções e dicas quentinhas! ► @portalobaoba

Festivais gastronômicos que acontecem em São Paulo em 2018

Uma agenda completa dos rolês que não precisa chamar duas vezes pra gente querer ir

9 rolês culturais que realmente valem a pena em São Paulo

Museus, centros culturais e outros points incríveis que você precisa conhecer em SP!

Sesc inaugura unidade na Avenida Paulista com café na cobertura e mirante com vista da cidade

Inauguração está marcada para 29 de abril (domingo)

Por Juliane R

Atualizado em 4 Mai 2018.