Guia da Semana
Na Cidade
Por Luísa Celiberto

Conheça 11 lugares descolados e sustentáveis em SP construídos a partir de contêineres

De teatro a bar, você precisa visitar esses lugares.

Ao invés de ficarem abandonados em portos e sem uso, esses contêineres se transformam em todo tipo de negócio! (Reprodução Instagram @piticofalafel / Divulgação Luz, Câmera e Burguer!)

Cada vez mais a cidade de São Paulo é invadida por um novo modelo de construção: a reutilização de contêineres. A prática, além de trazer um aspecto descolado aos ambientes, é sustentável e faz muito bem para o planeta. Ao invés de ficarem abandonados em portos e sem uso, essas grandes estruturas de metal se transformam em todo tipo de negócio: restaurantes, bares, galerias de arte e até teatros!

Quer conhecer um pouco mais dessa arquitetura transformadora? Então dá uma olhada nesses 11 lugares descolados e sustentáveis em SP construídos a partir de contêineres e se surpreenda!

1. Teatro de Contêiner Mungunzá


Divulgação

O bairro da Luz acaba de ganhar um novo espaço multicultural: o Teatro de Contêineres Mungunzá. A construção, formada por 11 contêineres marítimos, abriga um espaço cênico (com janelões de vidro que permitem a visualização de quem está passando pela rua), uma lanchonete, um escritório, banheiros, camarim e uma área técnica. Além disso, na lateral da estrutura, a pintura branca servirá de tela para projeções ao ar livre. O jardim também servirá como palco de pequenos shows e contação de histórias, além de contar com playground e mobiliário feito com tambores de aço reutilizados. O teatro abre as portas para o público no dia 11 de março e, até o dia 17 de abril, sediará apresentações do espetáculo "Luis Antonio – Gabriela", com sessões de segunda a sexta (20h) e ingressos até R$ 30.

Teatro dos Contêineres Mungunzá

Endereço: Rua dos Gusmões, 43 - Luz (próximo à estação Luz do metrô)

2. Box St. Burger & Bar


Reprodução Instagram @box_st

A Box St. Burger & Bar, hamburgueria recém-inaugurada na Vila Mariana, é constituída por três contêineres restaurados. A casa fica situada em um ponto estratégico do bairro, próxima às duas unidades da ESPM, instituição Belas Artes, da FMU e da estação Ana Rosa do metrô. No cardápio você encontra 10 lanches no cardápio (dos clássicos até os mais elaborados e exóticos), batatas rústicas, bolinhos de carne desfiada, mix de queijos à milanesa, cervejas e bons drinks. A hamburgueria/bar é sustentável e perfeita para happy hours!

Box St. Burger & Bar

Endereço: Rua Joaquim Távora, 991 - Vila Mariana

3. Julice Boulangère


Reprodução / Google Maps

O colorido amontoado de contêineres chama a atenção de quem passa pelo bairro de Pinheiros. A Julice Boulangère, padaria gourmet especializada em sabores artesanais e quitutes franceses, inaugurou um espaço de eventos bem ao lado do estabelecimento, formado por 13 contêineres. O local foi pensado para receber aniversários, eventos corporativos e festas intimistas. A ideia também é abrir este espaço aos frequentadores da padaria quando esta estiver lotada.

Julice Boulangère

Endereço: Rua Deputado Lacerda Franco, 536 - Pinheiros

4. Pitico


Reprodução Instagram @piticofalafel

O Pitico, localizado também em Pinheiros, é um bar a céu aberto formado por cinco contêineres, que abrigam uma cozinha, o bar, um palco, uma quitanda e um escritório. O ambiente descolado acomoda os clientes em cadeiras de praia, num clima bem descontraído, e é um dos bares mais disputados no happy hour da região. Além da estrutura reciclada, o estabelecimento também promove a sustentabilidade cultivando a sua própria horta, oferecendo opções orgânicas e mais saudáveis no cardápio.

Pitico

Endereço: Rua Guaicuí, 61 - Pinheiros (próximo à estação Pinheiros do Metrô)

5. BarTainer


Dayana Souza/Divulgação

O BarTainer, localizado na Zona Sul de São Paulo, é um espaço a céu aberto que utiliza três contêineres como estrutura do bar e da cozinha. Além dessa característica estrutural, o estabelecimento utiliza o conceito de reutilização em outros aspectos: pallets, tonéis antigos e carretéis de madeira são reciclados e utilizados para acomodar os clientes no local. Food trucks se revezam diariamente trazendo diversas opções doces e salgadas aos clientes. O bar também conta com duas mesas de bilhar, música ao vivo aos sábados e telão para eventos esportivos.

BarTainer

Endereço: Av. Washington Luís, 1752 - Santo Amaro

6. Zipper Galeria


Reprodução Instagram @zippergaleria

Atrás de uma fachada de contêiner moderna e estilosa, a Zipper Galeria busca mostrar os novos discursos da arte contemporânea. A arquitetura, assinada por Marcelo Rosenbaum convida artistas independentes a expor todo tipo de arte: fotografias, gravuras, pinturas, esculturas, audiovisual, desenhos e até instalações.

Zipper Galeria

Endereço: Rua Estados Unidos 1494 - Jardim América

7. Vila Butantan


Divulgação

O Vila Butantan, espaço que anteriormente era conhecido como Butantan Food Park, conta com uma estrutura de 43 contêineres, formando um complexo de lojas de roupa, lanchonetes, pizzarias e bares. Apesar da reforma e da reestruturação do negócio, os food trucks continuam visitando o local, levando comidinhas gourmet para os clientes. O teto do segundo andar abriga o Bar Lá de Cima, um ótimo lugar para tomar cervejas e drinks enquanto aprecia a vista.

Vila Butantan

Endereço: Rua Agostinho Cantu, 47 - Butantã

8. Luz, Câmera, Burguer!


Reprodução / Luz, Câmera Burguer!

A hamburgueria Luz, Câmera, Burguer! nasceu inicialmente como um food truck, administrado pelos sócios de uma produtora de filmes. Os criadores optaram por dois contêineres para a estrutura do ponto fixo da lanchonete, trazendo o conceito de reaproveitamento de materiais no cardápio. O ambiente é bem informal e descolado, e ainda conta com uma área externa nos fundos para acomodar os clientes em cadeiras de madeira, troncos e grandes carretéis antigos.

Luz, Câmera, Burguer!

Endereço: Rua Caravelas, 339 - Vila Mariana

9. Cadillac Bar


Divulgação

A hamburgueria Cadillac Burger, localizada na Mooca, inaugurou seu próprio bar na lateral externa do empreendimento: o Cadillac Bar. Formado por dois contêineres, o ambiente acomoda os clientes em sofás, cadeiras e banquetas, e combina com o estilo retrô da hamburgueria. O foco do cardápio são os drinks e petiscos - afinal, se bater a fome, basta ir ao vizinho para desfrutar de um bom hambúrguer!

Cadillac Bar

Endereço: Rua Juventus, 296 - Parque da Mooca

10. Superloft


Reprodução Facebook / Superloft

O Superloft, localizado em Pinheiros e a 100 metros da estação Faria Lima do Metrô, é um espaço multicultural formado por nada mais, nada menos, do que 34 contêineres! O local recebe festas, shows, exposições, workshops e entre outros tipos de ocupações culturais. Além disso, o estabelecimento sedia o NAU BR, Núcleo de Arte Urbana.

Superloft

Endereço: Rua Cardeal Arcoverde, 2926 - Pinheiros

11. Brewdog


Reprodução Instagram @brewdogsaopaulo

A filial brasileira da cervejaria Brewdog fica localizada em frente ao Instituto Tomie Ohtake, em Pinheiros. Apesar do estabelecimento ser todo construído em concreto, a Brewdog conta com um contêiner em anexo, funcionando como uma loja de cervejas especiais para os aficionados pelo assunto. Lá você encontra rótulos como a Brewdog Punk IPA (de fabricação própria da cervejaria), a Elvis Juice e a nacional Urbana La Sorciere. A loja fica aberta todos os dias, do meio dia às 20h.

Brewdog

Endereço: Rua dos Coropés, 41, Pinheiros

10 coisas bacanas e baratinhas para fazer nos feriados prolongados de 2017 sem sair de SP

Neste ano serão NOVE feriados com emenda em São Paulo - e dá pra curtir essas folguinhas gastando pouco!

13 lugares diferentões em SP que você precisa conhecer se ama comida japonesa

Para você que já é PhD no basicão do japonês - sushis e temakis tradicionais -, te convidamos a experimentar um novo mundo de sabores

10 espaços urbanos que foram transformados em áreas de lazer em SP

São Paulo está cada vez mais sendo "ocupada" com esse propósito - e as festas e pontos de encontro passam a ser na rua!


Por Luísa Celiberto

Atualizado em 23 Jun 2017.

Mais notícias

Confira o melhor da programação grátis e virtual em agosto de 2020

Na Cidade

'Botafogo Xperience' é opção de empreendimento charmoso no bairro de Botafogo, no Rio de janeiro; saiba tudo!

Na Cidade

Exposições imperdíveis para conferir em agosto de 2020

Na Cidade

13 exposições de arte brasileira para conferir online

Na Cidade

LEGO inaugura loja certificada em São Paulo; saiba tudo!

Na Cidade

Tour virtual: 10 pontos turísticos de São Paulo para conhecer online

Na Cidade