Guia da Semana

Tá afim de sair, mas está sem grana? Calma, não precisa se desesperar. Novembro chegou e, felizmente, a cidade de São Paulo está com uma programação grátis bem eclética.

Sempre pensando em te ajudar, o Guia da Semana reuniu os melhores eventos gratuitos ou bem baratinhos que rolam em São Paulo no mês de novembro. Confira:

EXPOSIÇÃO


Foto: PARCO/Divulgação (via assessoria de imprensa)


► A LIGHT UN LIGHT

A moda contemporânea do Japão é a nova faceta a ser revelada pela Japan House São Paulo, que embarca no mundo fashion com a exposição A Light Un Light, em cartaz até 6 de janeiro de 2019. Com a proposta de despertar o público para o vestuário do futuro, a mostra apresenta itens criados pelo designer japonês Kunihiko Morinaga que, em uma combinação perfeita entre alta tecnologia e inspirações em elementos simples ou pequenos detalhes, surpreende pela inovação em suas criações.

QUANDO: terça-feira a sábado, das 10h às 22h | domingos e feriados, das 10h às 18h (até 06/01/2019)
ONDE: Japan House São Paulo
QUANTO: grátis


EXPOSIÇÃO NONOTAK

A exposição NONOTAK acontece até 6 de janeiro na Japan House, em São Paulo. A mostra é inspirada na cena jovem e pulsante da cidade de Tóquio e feita com obras dos artistas Takami Nakamoto e Noemi Schipfer. No total, o público poderá conferir três instalações imersivas e sensoriais que levantam uma reflexão sobre o avanço da tecnologia e sua inserção no universo das artes. As obras são nomeadas como 'Magnitude' e 'Daydream V.5 Infinite'.

QUANDO: de terça-feira a sábado, das 10h às 22h; domingos e feriados, das 10h às 18h
ONDE: Japan House São Paulo
QUANTO: grátis


PLANETAS DE ZIRALDO - CASA DE MELHORAMENTOS

A mostra Os Planetas de Ziraldo tem como ponto de partida o fascínio do cartunista pelo universo. Seu encantamento resultou, ao longo dos anos, em várias obras editadas pela Melhoramentos, como a recente coleção "Os Meninos dos Planetas" e ainda "Flicts", "O Planeta Lilás" e "O Pequeno Planeta Perdido", que acabaram por inspirar a exposição.

QUANDO: quarta a sábado, das 9h às 21h
ONDE: Casa Melhoramentos - Vila Romana
QUANTO: grátis


CHACRINHA, O VELHO GUERREIRO

Até o dia 29 de novembro, o Shopping Frei Caneca, em São Paulo, recebe a exposição "Chacrinha: O Velho Guerreiro", de Andrucha Waddington. Com entrada gratuita, a mostra contará com figurinos confeccionados especialmente para o filme, que foram utilizados por Stepan Nercessian e Laila Garin, que interpretam Chacrinha e Clara Nunes.

QUANDO: Todos os dias, das 10h às 22h
ONDE: Shopping Frei Caneca
QUANTO: grátis


A BIBLIOTECA À NOITE

A mostra concebida pelo artista Robert Lepage e a Companhia Ex Machina é inspirada no livro de mesmo nome do escritor Alberto Manguel, que também participou da concepção. No livro, o autor aborda dimensões filosóficas, lógicas, arquitetônicas e sociais que fundamentam a existência das bibliotecas. Na exposição, os visitantes passeiam por dez bibliotecas, reais ou imaginárias, em realidade virtual. Para participar da programação integrada da exposição, clique aqui.

QUANDO: até 10 de fevereiro de 2019
ONDE: Sesc Avenida Paulista
QUANTO:
grátis

GASTRONOMIA


Foto: Shutterstock


FESTIVAL DE QUEIJO

Nos dias 10 e 11 de novembro, acontece o 1º Festival de Queijo, na Associação Hokkaido, em São Paulo. Primeiro evento dedicado ao queijo da Canastra com produtores diretamente da Serra. Queijos Artesanais, queijos trufados, recheados, temperados, coalho, Meia Cura, maturados com cachaça são algumas das delícias.

QUANDO: 10 e 11 de novembro, das 12h às 19h
ONDE: Associação Hokkaido
QUANTO:
grátis


FESTIVAL DO CAMARÃO

Frito, cozido, empanado e com um limãozinho...Camarão é tudo de bom! E se você não dispensa essa e outras delícias do mar, não pode perder esse festival. E para aqueles que não são muito chegados a camarões, o espaço ainda oferece hambúrgueres, crepes, batatas , sanduíches de porco e de linguiça artesanal, batata espiral, fogazzas, espetinhos, comida mexicana, pastel, yakissoba. Tudo isso acompanhado por cervejas artesanais e chopes geladinhos.

QUANDO: 17 e 18 de novembro, das 11h às 21h
ONDE: Memorial da América Latina
QUANTO:
grátis


FESTIVAL DA GASTRONOMIA PORTUGUESA

Nos dias 17 e 18 de novembro, o Memorial da América Latina recebe a segunda edição do Festival de Gastronomia Portuguesa. Com entrada gratuita, o evento contará com delícias como bacalhau, bolinho de bacalhau, sardinha portuguesa, alheira, azeites, vinhos, pastel de nata, pastel de Belém e muito mais.

QUANDO: sábado e domingo, das 11h às 21h.
ONDE: Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664
QUANTO: grátis


FESTIVAL DA CERVEJA ARTESANAL

Nos dias 17 e 18 de novembro, o Memorial da América Latina recebe, simultaneamente, o Festival de Cerveja Artesanal e o Festival de Camarão, ambos com entrada gratuita, bandas ao vivo, espaço kids, cervejarias e gastronomia de primeira.

QUANDO: sábado e domingo, das 11h às 21h.
ONDE: Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664
QUANTO: grátis


FESTIVAL DO DONUTS

No próximo dia 20 de novembro, terça-feira e feriado, o bairro da Vila Madalena recebe o Festival de Donuts, que leva sabores exóticos do doce americano para o Armazém da Cidade. O evento acontece em sua primeira edição, com entrada gratuita, e recebe criações do ateliê de doces Pipoca com Jujuba.

QUANDO: 20 de novembro, das 11h às 19h
ONDE: Rua Medeiros de Albuquerque, 270 - Vila Madalena
QUANTO: grátis


BIERTANTAN

A Vila Butantan promove o Biertantan, festival de cerveja artesanal que contará com a presença de mestres cervejeiros, workshops, venda de mudas de lúpulo, rótulos especiais e uma vasta gastronomia para harmonizar com cada gole. Durante o evento, cerca de 15 cervejarias artesanais, estarão disponíveis para quem gosta de apreciar novos e exclusivos sabores da bebida. A partir das 18h o festival recebe um show da banda Monallizza, que presta tributo a Tim Maia.Para acompanhar os diferentes estilos de cerveja, o público também poderá aproveitar a diversificada gastronomia dos bares, restaurantes e food trucks da Vila.

QUANDO: 24 de novembro, a partir das 12h
ONDE: Vila Butantan
QUANTO:
grátis

NA CIDADE


Foto: Divulgação (via assessoria de imprensa)


► REXONA DANCE STUDIO

Um estúdio dedicado exclusivamente à dança será aberto, de 06 a 08 de novembro, para o público apaixonado pelos mais variados estilos. O Rexona Dance Studio Brasil ocupará um galpão no bairro da Vila Leopoldina e contará com espaços temáticos e atividades totalmente gratuitas.

QUANDO: 6 a 8 de novembro, das 14h às 20h
ONDE: Studio Pier 88 - Rua Hassib Mofarrej, 1.101 B – Vila Leopoldina
QUANTO: grátis


VIRADA ZEN 2018

Entre os dias 5 e 11 de novembro será realizada a Virada Zen 2018, em São Paulo. Durante a semana, mais de 200 espaços e escolas na cidade abrirão suas portas e oferecerão gratuitamente ao público aulas de yoga, técnicas de meditação e respiração, rodas de conversa, vivências e práticas de dança, entre outras opções.

QUANDO: 5 a 11 de novembro
ONDE: confira a programação completa aqui
QUANTO: Grátis


► SR. BRASIL

Gravação do programa da TV Cultura, comandado por Rolando Boldrin.

QUANDO: 6, 13 e 17 de novembro, às 17h30
ONDE: Sesc Pompéia
QUANTO:
R$ 6,00 a R$ 20,00 [compre aqui]


► RAPPIN' HOOD

O rapper Rappin' Hood sobe ao palco do Sesc Parque Dom Pedro II no dia 10 de novembro, sábado, às 18h acompanhado pela Banda ExpoSamba, composta por 12 integrantes e com direção musical do veterano maestro Caixote. O show é parte de uma série de apresentações pela cidade para o lançamento do Encantar - concurso musical vai ser realizado em 2019 para descoberta de novos talentos da cidade.

QUANDO: 10 de novembro, sábado, às 18h
ONDE: Sesc Parque Dom Pedro II
QUANTO: grátis


► GALINHA PINTADINHA E A FABULOSA TRUPE

A Galinha Pintadinha, personagem mais carismática do Brasil, desembarca em São Paulo para mais um show oficial “Galinha Pintadinha e a Fabulosa Trupe”. A sessão acontece no Raposo Shopping, em São Paulo, no dia 10 de novembro, às 11h. A entrada é gratuita.

QUANDO: 10 de novembro, às 11h
ONDE: Raposo Shopping
QUANTO:
grátis


►FESTA OPEN TASTE

No dia 10 de novembro, das 12h às 18h, a culinária e a cultura de povos refugiados poderão ser apreciadas na Festa da Open Taste, feira gastronômica e multicultural realizada no Espaço Cook it Here. O evento vai reunir chefs da Síria, Venezuela, Congo, Bolívia, México e Colômbia. Eles vão preparar pratos típicos de suas terras de origem, com direito a músicas, bebidas e artesanato típico de cada região.

QUANDO: 10 de novembro, das 12h às 18h
ONDE: Rua Pio XI, 2.019, no Alto de Pinheiro
QUANTO: Grátis


CHICO MENDES

O cantor e compositor baiano Chico Mendes interpreta canções de sua autoria ao lado de sambas gravados por Dona Ivone Lara, a indiscutível dama do Samba. O repertório inclui sucessos como Sonho Meu, Acreditar, Alvorecer, Foram me Chamar e músicas de Chico Mendes, como Oração à D. Ivone Lara (Tributo), Zé da Silva, Santuário da Paz e O Brilho das Orquídeas,entre outros.

QUANDO: 11 de novembro, às 15h30 e ás 17h
ONDE: Sesc Itaquera
QUANTO:
grátis


VILLA CULTURAL FEST

Entre os dias 10 e 11 de novembro, o Shopping VillaLobos promove o Villa Cultural Fest, um festival a céu aberto que reune arte, gastronomia, boa música e grandes doses de entretenimento para todas as idades. Com uma série de experiências exclusivas, o evento conta com opções gastronômicas assinadas por nomes como Cortés, Fôrno, entre outros, além de bar de drinks, atividades ao ar livre, um espaço pet com atividades para entreter os animais e uma feirinha de artes feitas à mão.

QUANDO:10 de novembro, das 12h às 22h |11 de novembro, das 12h às 20h
ONDE: Shopping VillaLobos
QUANTO:
Grátis


► SLOW KIDS

O SlowKids, projeto criado com intuito de incentivar a integração criança e natureza, tendo como base os conceitos de sustentabilidade, desaceleração e a importância do brincar, apresenta a sua 10ª edição. O evento será no dia 11 de novembro (domingo), a partir das 10h, na Área de Piquenique do Parque Villa-Lobos. Visando desacelerar os pequenos do universo digital e tecnológico, o SlowKids oferece brincadeiras tradicionais, contato com a natureza e com outras crianças, além de atividades culturais, como teatro, literatura e música.

QUANDO: 11 de novembro, a partir das 12h
ONDE: Parque Villa-Lobos
QUANTO: Grátis

Por Amanda Matos

Atualizado em 14 Nov 2018.