Guia da Semana

O feriado de Carnaval finalmente chegou, e neste ano a data vai cair na terça-feira, 13 de fevereiro, já emendando com o final de semana dos dias 10 e 11. E se você decidiu curtir os dias de folga em São Paulo, saiba que não são poucas as opções culturais para curtir na cidade - muitas delas 100% de graça!

Então confira a seleção do Guia da Semana com mais de 20 passeios grátis para curtir em São Paulo no feriado de Carnaval e se joga na folia!

SHOWS


Fotos: Joice Barro e Nathalia Meyer/Divulgação | Reprodução/Facebook Trupe Chá de Boldo
  • MIRANTE 18H30

É em clima de Carnaval que o Mirante 9 de Julho anuncia mais uma edição do projeto Mirante 18h30. Boa pedida é passar por lá no feriado e curtir os shows de For Jazz Band (9), Théo com Sétima & Nalla (13) e Meu Preto da Capadócia (14).
Quando: Sexta (9), terça (13) e quarta (14)
Onde: Mirante 9 de Julho

  • DEXTER

Com 26 anos de trajetória artística, o rapper faz show com repertório baseado em "Flor de Lótus" (2016), o segundo disco da carreira solo.
Onde: Casa de Cultura Vila Guilherme

Quando: Sábado (10), às 20h

  • CINNAMON TAPES

A cantora, compositora, atriz e instrumentista brasileira apresenta o lançamento do disco "Nabia", em parceria com o norte-americano Steve Shelley como baterista e produtor.
Quando: Sábado (10), às 19h

Onde: Casa de Cultura Hip Hop Leste

  • TRUPE CHÁ DE BOLDO

Mesclando no repertório músicas autorais em versão carnavalesca e marchinhas clássicas, a Trupe Chá de Boldo sobe ao palco fantasiada e apresenta um show dançante para o Carnaval.
Quando: Sábado (10) e domingo (11), às 17h

Onde: Sesc Pinheiros

  • MPB CLÃ E MINISTÉRIO DO SAMBA

O Centro Cultural Fiesp comemora o Carnaval com marchinhas, frevos, sambas-enredo, MPB e samba-reggae. No domingo, o MPB Clã interpreta grandes nomes da música brasileiro, enquanto o Ministério do Samba anima o público com passistas e malabaristas de pandeiro.
Quando: Domingo (11), às 13h

Onde:
Centro Cultural Fiesp

  • JAZZ NA RUA

Muari Vieira e Ricardo Castellanos apresentam o melhor do jazz, interpretando e improvisando com temas de Miles Davis, Charlie Parker, John Coltrane e muitos outros ícones do gênero musical.
Quando: Domingo (11), às 13h

Onde:
Armazém da Cidade

  • BLÓKÕKÊ

O bloco exalta no carnaval de rua os maiores sucessos de karaokê, no estilo microfone aberto. O público canta e a bateria acompanha.
Quando:
Domingo (11), às 14h
Onde:
Sesc Santo Amaro

  • BLOCO MACACO CANSADO

O bloco da Banda Carnavalesca Macaco Cansado, que desfila desde 2012 nas ruas da Vila Madalena, vem com um repertório baseado em clássicos da black music brasileira e internacional, sempre em ritmo carnavalesco. Quando: Segunda (12), às 14h
Onde:
Sesc Interlagos

  • KAYA NA GANDYA

O bloco de samba-reggae apresenta clássicos de ícones do reggae nacional e internacional como Bob Marley, Edson Gomes e Gilberto Gil, além de composições autorais e homenagem a blocos afro-baianos, como Olodum e Muzenza.
Quando:
Segunda (12), às 17h
Onde:
Sesc Santana

  • BLOCO TÔ DE CHICO

O Tô de Chico celebra, em ritmo carnavalesco, o trabalho de Chico Buarque, Chico César e Chico Science - três músicos referência na música brasileira que são homenageados no repertório e nome do bloco.
Quando:
Terça (13), às 14h
Onde:
Sesc Interlagos

  • BLOCO AFRO É DI SANTO

O bloco apresenta sua musicalidade afro percussiva que celebra as tradições negras com tambores, danças, cantos, religiosidade e ancestralidade negra. No som, samba reggae, samba afro, samba de roda, ijexá, congo de ouro, cabula, funk e outros.
Quando:
Terça (13), às 17h
Onde:
Sesc Santana


CINEMA


Fotos: Divulgação
  • CINE PHENOMENA - CARNAVAL DARKSIDE

O CCSP apresenta o Cine Phenomena, um projeto especializado em exibições de filmes de fantasia, horror e ficção. Em fevereiro, enquanto os foliões se perdem pelas ruas, o Carnaval Darkside traz o Especial Elm Street. Mais AQUI.
Quando: Domingo (11), às 15h30

Onde:
CCSP

  • CORPO DESPERTO

A mostra abre a programação do Cinusp em 2018, lançando um olhar sobre a transição da adolescência para a vida adulta, com atenção para o despertar de afetos, desejos, expressões de sexualidade e de gênero experimentados pelos corpos nessa fase delicada e marcante. Mais AQUI.
Quando: 2 a 28/2, diversos horários

Onde:
Cinusp

GASTRONOMIA


Foto: Shutterstock
  • PROJETO MISTURA

Cebiche, cachorro quente e sanduíche de pernil da Comedoria Gonzales te esperam em mais uma edição do Projeto Mistura no MIS, desta vez ao som do show gratuito da banda Não Há Mais Volta. MAIS AQUI.
Quando: Sábado (10), das 12 às 21h, e domingo (11), das 11h às 19h

Onde:
Museu da Imagem e do Som - MIS

EXPOSIÇÕES


Fotos: Letícia Godoy/Divulgação | Divulgação/Agência Galo
  • RETROSPECTIVA JEAN-MICHEL BASQUIAT

Desembarca no CCBB A primeira retrospectiva do artista nova-iorquino Jean-Michel Basquiat no Brasil. São cerca de 80 obras - entre telas, desenhos e gravuras - que compõem uma retrospectiva do universo criativo de um dos maiores nomes da street art. Mais AQUI.
Quando: Quarta a domingo, das 9h às 21h

Onde:
CCBB

  • OCUPAÇÃO CHICO SCIENCE

O Itaú Cultural apresenta a quinta edição do Ocupação, dedicada ao músico Chico Science, uma oportunidade de mergulhar no universo criativo presente na obra do artista por meio de suas músicas e escritos. As referências, os amigos e os heróis, os objetos e as fotos pessoais, além de documentos da família e de companheiros musicais do artista, compõem a mostra. Mais AQUI.
Quando: Terça a sexta, das 9h às 20h / sábado e domingo, das 11h às 20h

Onde:
Itaú Cultural

  • RENATO RUSSO

No MIS, os visitantes poderão aproveitar os últimos dias da exposição "Renato Russo" na faixa. Em cartaz desde setembro de 2017, a mostra conta com mais de mil itens pessoais que percorrem a trajetória do líder do grupo Legião Urbana. Mais AQUI.
Onde:
Museu da Imagem e do Som - MIS
Quando: Sábado (10), das 10h às 21h / 11 a 13 (domingo a terça), das 9h às 19h


CARNAVAL


Foto: Shutterstock
  • ESTAÇÃO SKOL

No clima do Carnaval, a Skol marca presença na folia paulistana com um espaço para lá de animado no Largo da Batata. Entre as atrações, bloquinhos, DJs, montanha-russa e até um chuveiro de glitter. Mais AQUI. Quando: até 18/2, do 12h às 19h
Onde:
Largo da Batata

  • #BLOCOHAVAIANAS

Flash tattoos, pintura de rosto e adereços fazem parte do #BlocoHavaianas, que ocupa as estações Paulista, Fradique Coutinho e Faria Lima da Linha 4-Amarela do Metrô. Completa a programação o samba no pé da Banda Havaianas, que promete colocar todo mundo no clima do Carnaval. Mais AQUI.
Quando: 11 a 13 (domingo a terça), 10h às 16h

Onde: Estações Paulista, Fradique Coutinho e Faria Lima

  • BLOCO CHÁ ROUGE

Aline Wirley , Fantine Thó , Lu Andrade , Karin Hils e Li Martins vão ferver o carnaval de São Paulo com a estreia de seu bloco de rua, o Chá Rouge. Mais AQUI.
Quando:
Domingo (11), das 16h às 21h
Onde :
Av. 23 de Maio

  • BLOCO DO SIDNEY MAGAL

Em comemoração aos 50 anos de carreira, Sidney Magal estreia seu próprio bloco no Carnaval 2018 de São Paulo, Movido a músicas bregas, versões exclusivas de "Sandra Rosa Madalena" e seus grandes sucessos. Mais AQUI.
Quando:
Domingo (11), das 17h às 20h
Onde:
Av. São Luís x Rua Coronel Xavier de Toledo, República

  • BLOCO DOMINGO ELA NÃO VAI

No desfile de 2018 do tradicional bloco paulistano, vai rolar show de Mel Gonçalves e Diego Moraes, acompanhados pela banda Baile da Massa Real. Também agitam a festa um time de DJs e participação especial da bateria da Escola de Samba Vai-Vai. Mais AQUI.
Quando:
Domingo (11), das 11h às 16h
Onde:
Av 23 de Maio (Viaduto Santa Generosa)

  • BLOCO FORROZIN

O Bloco Forrozin estreia no Carnaval de Rua de São Paulo com a presença mais que especial de Gilberto Gil. Mariana Aydar, Mestrinho e As Bahias e a Cozinha Mineira também se apresentam no trio. Mais AQUI.
Horário:
Segunda (12), das 10h às 15h
Onde:
Av. São João, Centro (Bar Brahma)

  • BLOCO LOVE FEST 2018

Um bloco que é um verdadeiro festival. No Love Fest 2018 vai ter shows de MC Linn da Quebrada, Liniker e Tássia Reis, além da presença de outros bloquinhos como MinhoQueens, Viemos do Egyto e Meu Santo é Pop. Mais AQUI.
Horário:
Segunda (12), das 12h às 20h
Onde:
Praça da República x Avenida Ipiranga

Mais de 10 festas de Carnaval em São Paulo para curtir depois dos bloquinhos

Veja as baladas da capital que entraram no clima da folia

Carnaval em família: mais de 30 blocos infantis em São Paulo para cair na folia

A folia não é só para gente grande! Vem ver as melhores opções para curtir com os pequenos ;)

Confira a programação completa dos Blocos de Rua do Carnaval de São Paulo 2018

O Guia da Semana fez uma agenda geral com todos os blocos que desfilam em SP - confira

Por Redação Guia da Semana

Atualizado em 9 Fev 2018.