Guia da Semana
Na Cidade
Por Redação Guia da Semana

Mais de 30 passeios grátis para fazer em SP em fevereiro de 2018

Confira as melhores opções gratuitas para aproveitar o tempo livre na cidade <3.

Fotos: Divulgação/Agência Galo | Shutterstock

A cidade de São Paulo é conhecida mundialmente por sua efervescência cultural. São diversos eventos - de peças de teatro a shows, mostras de filmes a passeios - que acontecem diariamente na cidade. E o melhor? A maioria deles é de graça. Pensando nisso, o Guia da Semana preparou um roteiro cultural para você se divertir no mês de fevereiro sem se preocupar com o bolso.

Confira! 

TEATRO


Denise Fraga apresenta peça no Centro Cultural Fiesp (Foto: Cacá Bernardes/Divulgação)
  • A VISITA DA VELHA SENHORA

Depois de temporada de sucesso, Denise Fraga reestreia a adaptação da obra de Friederich Dürrenmatt. Na trama, uma milionária promete salvar os cidadãos da arruinada cidade de Güllen com uma condição: alguém deve matar Alfred Krank, o homem por quem foi apaixonada na juventude e a abandonou grávida. Reserve AQUI o seu ingresso.
QUANDO Quarta a sábado, às 20h, e domingo, às 19h (até 18/2)
ONDE 
Teatro do Sesi

  • LABORATÓRIO SEXUAL

A comédia acompanha os bastidores de uma companhia de teatro, que prepara um espetáculo sobre sexo.
QUANDO Segundas e terças, às 20h (até 27/3) 
ONDE Oficina Cultural Oswald de Andrade 

  • OS CADERNOS DE KINDZU

O espetáculo conta a trajetória de Kindzu, que parte para uma viagem a fim de fugir das atrocidades de uma guerra civil. Ao encontrar outros fugitivos repletos de humanidade, o jovem tem a oportunidade de vivenciar novas experiências. Ingressos distribuídos a partir das 9h do dia da apresentação.
QUANDO Quinta a domingo, às 19h15 (até 18/2)

ONDE Caixa Cultural

  • APROXIMANDO-SE DE A FERA NA SELVA

A peça aborda a relação de amizade entre os escritores Henry James e Constance Fenimore Woolson, a partir da investigação de suas biografias e da novela "A Fera na Selva" de Henry James, em que um homem espera pelo grande acontecimento de sua vida. Ingressos retirados um hora antes nas bilheterias do CCSP.
QUANDO Quinta a sábado, às 21h, e domingo às 20h (até 11/3)

ONDE CCSP

  • A GUERRA

Três soldados partem para a guerra e, no caminho, esquecem quem é o inimigo. A partir dessa constatação, o espetáculo apresenta cenas que revelam ao público o absurdo de guerras invisíveis vividas cotidianamente.
QUANDO 18/2, às 13h30

ONDE Sesc Itaquera

  • QUARTO 19

Peça inspirada no conto homônimo da escritora britânica Doris Lessing, que fala sobre a liberdade das mulheres na sociedade patriarcal. Retirada de ingressos com uma hora de antecedência.
QUANDO Sextas, às 20h, e sábados, às 18h (até 31/3)

ONDE Oficina Cultural Oswald de Andrade

  • PAGLIACCI

Valorizando a arte circense, o espetáculo mistura números cômicos com fartas doses de comicidade e elementos líricos e melodramáticos. Uma trupe de palhaços decide abandonar suas origens e resolve encenar um drama refinado. Reserve AQUI o seu ingresso.
QUANDO Quarta a sábado, às 20h, e domingo às 19h (até 25/3)

ONDE Centro Cultural Fiesp

 

SHOWS


francisco, el hombre faz show no Vale do Anhangabaú no sábado, 17 (Foto: Nube Abe/Divulgação)
  • ​​​​​MIRANTE 18H30

Bandas e artistas de ruas invadem o Mirante 9 de Julho para mais uma edição do projeto Mirante 18h30. Se apresenta em fevereiro Théo com Sétima & Nalla, Meu Preto da Capadócia, Trio Remelexo e For Jazz Band. Mais AQUI.
QUANDO Terça a sexta (até 28/2), às 18h30 
ONDE Mirante 9 de Julho 

  • KL JAY

Integrante do grupo de rap Racionais MC's, o artista se divide entre shows solo e ao lado da banda, além da carreira como DJ em festas como a Sintonia.
QUANDO Sábado (17), às 19h, e domingo (18), às 16h 
ONDE Casa de Cultura Parque São Rafael

  • FRANCISCO, EL HOMBRE

Formado por músicos mexicanos e brasileiros, o grupo faz show gratuito de Carnaval. No repertório aparecem canções do disco "Soltasbruxa", que mistura sonoridades tradicionais e regionais latino-americanas.
QUANDO Sábado (17), às 21h30 
ONDE Vale do Anhangabaú

  • LÉO MAIA CANTA TIM

Filho de Tim Maia, o músico faz um tributo ao pai cantando alguns dos sucessos de sua carreira. Canções como "Gostava Tanto De Você" e "Não Quero Dinheiro" devem aparecer no repertório.
QUANDO Sábado (17), às 20h 
ONDE Teatro Flávio Império

  • BLOCO PAGU

Barbara Eugênia, Julia Valiengo (Trupe Chá de Boldo) e Soledad entoam clássicos da música brasileira famosos na voz de mulheres, levando ao Sesc Santana um gostinho do bloco que desfila nas ruas durante o Carnaval.
QUANDO Sábado (17), às 19h
ONDE Sesc Santana 

  • ABORTO ELÉTRICO TRIBUTO 

Parte da programação de encerramento da exposição "Renato Russo", o Aborto Elétrico Tributo faz show gratuito no MIS com a presença de ex-integrantes da banda, e Fê e Flávio Lemos, do Capital Inicial. A abertura fica por conta do grupo Flying Chair.
QUANDO Domingo (18), a partir das 15h 
ONDE Museu da Imagem e do Som - MIS

  • JARDIM SONORO

O cantor capixaba Fabriccio e o DJ Tico Pro se apresentam no jardim da piscina do Sesc 24 de Maio, parte do projeto que leva ao público reinterpretações do jazz, soul, R&B, música latina, MPB e outros ritmos.  
QUANDO Quinta (22), às 18h30 
ONDE Sesc 24 de Maio

  • LUAU COM CASTELLO BRANCO

Quatro anos após seu elogiado álbum de estreia, "Serviço", o cantor, compositor e instrumentista apresenta seu novo trabalho, "Sintoma", que traz arranjos delicados e frequências meditativas.
QUANDO Sexta (23), às 19h30 
ONDE Sesc Vila Mariana  

  • NAÇÃO ZUMBI

A banda apresenta o repertório do disco "Nação Zumbi", além de músicas do trabalho mais recente, "Radiola NZ Vol. 1", composto por versões de músicas importantes na história da banda, como "Refazenda" (Gilberto Gil) e "Amor" (Secos & Molhados). 
QUANDO Sábado (24), às 18h
ONDE Sesc Parque Dom Pedro II 

 

CONCERTOS


Kubrick em Concerto volta ao Theatro Municipal para duas apresentações (Foto: Shutterstock)
  • FESTIVAL VIVA VILLA

Entre os dias 20 e 25 de fevereiro, a Sala São Paulo recebe o festival  Viva Villa, com interpretações de Heitor Villa-Lobos pelo Coro da OSESP. Mais AQUI.
QUANDO Terça a sábado, às 19h30, e domingo, às 11h (20 a 25/2)

ONDE Sala São Paulo

  • KUBRICK EM CONCERTO - LARANJA MECÂNICA

Sucesso de bilheteria, "Kubrick em Concerto" está de volta ao Theatro Municipal. Desta vez, a OSM e Coro Lírico apresentarão trechos do filme "Laranja Mecânica", do cineasta Stanley Kubrick. Mais AQUI.
QUANDO Sexta (23), às 20h, e sábado (24), às 16h30

ONDE Theatro Municipal

 

EXPOSIÇÕES


Jean-Michel Basquiat ganha retrospectiva inédita no CCBB (Foto: Divulgação/Agência Galo)
  • RETROSPECTIVA JEAN-MICHEL BASQUIAT

Desembarca no CCBB A primeira retrospectiva do artista nova-iorquino Jean-Michel Basquiat no Brasil. São cerca de 80 obras - entre telas, desenhos e gravuras - que compõem uma retrospectiva do universo criativo de um dos maiores nomes da street art. Mais AQUI.
QUANDO Quarta a domingo, das 9h às 21h (até 7/4) 

ONDE CCBB

  • OCUPAÇÃO CHICO SCIENCE

O Itaú Cultural apresenta a quinta edição do Ocupação, dedicada ao músico Chico Science, uma oportunidade de mergulhar no universo criativo presente na obra do artista por meio de suas músicas e escritos. As referências, os amigos e os heróis, os objetos e as fotos pessoais, além de documentos da família e de companheiros musicais do artista, compõem a mostra. Mais AQUI.
QUANDO Terça a sexta, das 9h às 20h / sábado e domingo, das 11h às 20h (até 4/4)

ONDE Itaú Cultural

  • ANRI SALA: O MOMENTO PRESENTE

A mostra do videoartista albanês Anri Sala, que trabalha a ligação entre imagem e música, exibe dois vídeos, uma série de fotografias e duas instalações, além de um filme sobre o cerco a Sarajevo nos anos 1990.
QUANDO Terça a domingo, das 10h às 20h (até 25/3) 
ONDE Instituto Moreira Salles - IMS 

  • CARLOS GARAICOA: SER URBANO 

Conhecido por questionar, a partir de aspectos arquitetônicos, a situação política e social de regiões, o cubano Carlos Garaicoa apresenta oito trabalhos entre instalações, vídeos, fotografias, desenhos e maquetes.
QUANDO Terça a sábado, das 10h às 19h / domingo, 10h às 17h (até 6/5) 
ONDE Espaço Cultural Porto Seguro 

  • CIRCONJECTURAS

O artista paranaense Rafael Silveira apresenta uma série de instalações interativas, além de pinturas e esculturas, que dialogam com elementos da cultura underground, peças publicitárias dos anos 1950 e a estética do circo.
QUANDO Terça a sábado, das 10h às 22h / domingo, das 10h às 20h (até 6/5)
ONDE Centro Cultural Fiesp 

  • UM AUTORRETRATO CUBANO

A retrospectiva apresenta cerca de 70 fotos do artista cubano José Alberto Figueroa, que retratam cenas como o êxodo de Cuba para os EUA no começo da Revolução de 1959 e a guerra civil da Angola.
QUANDO Terça a domingo, das 9h às 19h (até 4/3) 
ONDE Caixa Cultural São Paulo 

 

CINEMA


"Viva - A Vida é uma Festa" terá sessão gratuita no Cinesesc (Foto: Divulgação/Pixar)​​​​​
  • CINE CLUBINHO 

O Cinesesc apresenta sessão especial gratuita e em 3D de "Viva - A Vida é uma Festa", filme indicado ao Oscar 2018 de melhor animação. Mais AQUI.
QUANDO Domingos (18 e 25/2), às 11h 
ONDE Cinesesc 

  • CINE MENINADA! 

Projeto do Sesc focado em sessões de filmes infantis leva ao público mirim em fevereiro as animações Ratatouille (17/2) e A Bela e a Fera (24/2). Mais AQUI
QUANDO Sábados (17 e 24/2), às 12h 
ONDE Sesc Bom Retiro 

  • CORPO DESPERTO

A mostra abre a programação do Cinusp em 2018, lançando um olhar sobre a transição da adolescência para a vida adulta, com atenção para o despertar de afetos, desejos, expressões de sexualidade e de gênero experimentados pelos corpos nessa fase delicada e marcante. Veja a programação AQUI.
QUANDO 2 a 28/2, diversos horários

ONDE Cinusp

  • SÃO PAULO - CINEMA ANÔNIMO

O CCSP recebe a mostra "São Paulo – Cinema Anônimo", que propõe definir um cinema paulista dentro do cenário independente, com sessões de longas e curtas-metragens contemporâneos, promovendo debates com realizadores e curadores da mostra. Veja a programação AQUI.
QUANDO 16 a 28/8, diversos horários

ONDE CCSP

 

PASSEIOS


Mais de 400 bloquinhos invadem as ruas de SP ao longo do mês (Foto: Shutterstock)
  • HEINEKEN BLOCK

O projeto da Heineken é inspirado nas Block Parties, festas que ocupam as ruas em diversas cidades ao redor do mundo para celebrar a música, arte e o convívio em espaços públicos ao ar livre. Shows, DJs e intervenções artísticas fazem parte da programação. Mais AQUI.
QUANDO Sábados e domingos, às 15h (18/2  a 11/3)

ONDE Vila dos Ingleses (Rua Mauá, s/n, Luz)

  • ESTAÇÃO SKOL

No clima do Carnaval, a Skol marca presença na folia paulistana com um espaço para lá de animado no Largo da Batata. Entre as atrações, bloquinhos, DJs, montanha-russa e até um chuveiro de glitter. Mais AQUI
QUANDO até 18/2, do 12h às 19h

ONDE Largo da Batata

  • CARNAVAL DE RUA

O Carnaval chegou em São Paulo com mais de 400 blocos que desfilarão pelas ruas da cidade ao longo do mês - todos gratuitos e abertos ao público, é claro. Confira AQUI a nossa seleção e não fique de fora da festa.

Calendário 2018 do Theatro Municipal conta com quatro óperas, espetáculos inéditos e concertos de orquestras e corais

Programação inclui celebração dos 50 anos do Balé da Cidade e montagem de La Traviata

Largo da Batata receberá montanha-russa e chuveiro de glitter para celebrar o Carnaval; saiba mais!

Skol organizará espaço com atrações gratuitas na região durante fevereiro

Prédio do Banespa reinaugura com pista de skate, instalação de Vik Muniz e mirante com café; saiba mais!

Farol Santander começa a iluminar São Paulo no dia 25 de janeiro, aniversário da cidade


Por Redação Guia da Semana

Atualizado em 15 Fev 2018.

Mais notícias

De show do Wesley Safadão a festival de coxinha, confira 27 rolês imperdíveis que acontecem neste fim de semana em São Paulo

Na Cidade

10 programas imperdíveis em São Paulo para fazer depois do trabalho

Na Cidade

Comic Con, show da Sandy e mais 24 eventos imperdíveis que acontecem neste fim de semana em São Paulo

Na Cidade

Shopping de SP recebe roda-gigante de 22 metros de altura e 16 cabines; saiba mais!

Na Cidade

Parque Ecológico Imigrantes é um refúgio da natureza próximo a São Paulo

Na Cidade

Passeios grátis ou bem baratinhos em São paulo em dezembro de 2018

Na Cidade