Guia da Semana

Mais de 30 passeios grátis para fazer em SP em fevereiro de 2018

Confira as melhores opções gratuitas para aproveitar o tempo livre na cidade <3.

A cidade de São Paulo é conhecida mundialmente por sua efervescência cultural. São diversos eventos - de peças de teatro a shows, mostras de filmes a passeios - que acontecem diariamente na cidade. E o melhor? A maioria deles é de graça. Pensando nisso, o Guia da Semana preparou um roteiro cultural para você se divertir no mês de fevereiro sem se preocupar com o bolso.

Confira! 

TEATRO


Denise Fraga apresenta peça no Centro Cultural Fiesp (Foto: Cacá Bernardes/Divulgação)
  • A VISITA DA VELHA SENHORA

Depois de temporada de sucesso, Denise Fraga reestreia a adaptação da obra de Friederich Dürrenmatt. Na trama, uma milionária promete salvar os cidadãos da arruinada cidade de Güllen com uma condição: alguém deve matar Alfred Krank, o homem por quem foi apaixonada na juventude e a abandonou grávida. Reserve AQUI o seu ingresso.
QUANDO Quarta a sábado, às 20h, e domingo, às 19h (até 18/2)
ONDE 
Teatro do Sesi

  • LABORATÓRIO SEXUAL

A comédia acompanha os bastidores de uma companhia de teatro, que prepara um espetáculo sobre sexo.
QUANDO Segundas e terças, às 20h (até 27/3) 
ONDE Oficina Cultural Oswald de Andrade 

  • OS CADERNOS DE KINDZU

O espetáculo conta a trajetória de Kindzu, que parte para uma viagem a fim de fugir das atrocidades de uma guerra civil. Ao encontrar outros fugitivos repletos de humanidade, o jovem tem a oportunidade de vivenciar novas experiências. Ingressos distribuídos a partir das 9h do dia da apresentação.
QUANDO Quinta a domingo, às 19h15 (até 18/2)

ONDE Caixa Cultural

  • APROXIMANDO-SE DE A FERA NA SELVA

A peça aborda a relação de amizade entre os escritores Henry James e Constance Fenimore Woolson, a partir da investigação de suas biografias e da novela "A Fera na Selva" de Henry James, em que um homem espera pelo grande acontecimento de sua vida. Ingressos retirados um hora antes nas bilheterias do CCSP.
QUANDO Quinta a sábado, às 21h, e domingo às 20h (até 11/3)

ONDE CCSP

  • A GUERRA

Três soldados partem para a guerra e, no caminho, esquecem quem é o inimigo. A partir dessa constatação, o espetáculo apresenta cenas que revelam ao público o absurdo de guerras invisíveis vividas cotidianamente.
QUANDO 18/2, às 13h30

ONDE Sesc Itaquera

  • QUARTO 19

Peça inspirada no conto homônimo da escritora britânica Doris Lessing, que fala sobre a liberdade das mulheres na sociedade patriarcal. Retirada de ingressos com uma hora de antecedência.
QUANDO Sextas, às 20h, e sábados, às 18h (até 31/3)

ONDE Oficina Cultural Oswald de Andrade

  • PAGLIACCI

Valorizando a arte circense, o espetáculo mistura números cômicos com fartas doses de comicidade e elementos líricos e melodramáticos. Uma trupe de palhaços decide abandonar suas origens e resolve encenar um drama refinado. Reserve AQUI o seu ingresso.
QUANDO Quarta a sábado, às 20h, e domingo às 19h (até 25/3)

ONDE Centro Cultural Fiesp

 

SHOWS


francisco, el hombre faz show no Vale do Anhangabaú no sábado, 17 (Foto: Nube Abe/Divulgação)
  • ​​​​​MIRANTE 18H30

Bandas e artistas de ruas invadem o Mirante 9 de Julho para mais uma edição do projeto Mirante 18h30. Se apresenta em fevereiro Théo com Sétima & Nalla, Meu Preto da Capadócia, Trio Remelexo e For Jazz Band. Mais AQUI.
QUANDO Terça a sexta (até 28/2), às 18h30 
ONDE Mirante 9 de Julho 

  • KL JAY

Integrante do grupo de rap Racionais MC's, o artista se divide entre shows solo e ao lado da banda, além da carreira como DJ em festas como a Sintonia.
QUANDO Sábado (17), às 19h, e domingo (18), às 16h 
ONDE Casa de Cultura Parque São Rafael

  • FRANCISCO, EL HOMBRE

Formado por músicos mexicanos e brasileiros, o grupo faz show gratuito de Carnaval. No repertório aparecem canções do disco "Soltasbruxa", que mistura sonoridades tradicionais e regionais latino-americanas.
QUANDO Sábado (17), às 21h30 
ONDE Vale do Anhangabaú

  • LÉO MAIA CANTA TIM

Filho de Tim Maia, o músico faz um tributo ao pai cantando alguns dos sucessos de sua carreira. Canções como "Gostava Tanto De Você" e "Não Quero Dinheiro" devem aparecer no repertório.
QUANDO Sábado (17), às 20h 
ONDE Teatro Flávio Império

  • BLOCO PAGU

Barbara Eugênia, Julia Valiengo (Trupe Chá de Boldo) e Soledad entoam clássicos da música brasileira famosos na voz de mulheres, levando ao Sesc Santana um gostinho do bloco que desfila nas ruas durante o Carnaval.
QUANDO Sábado (17), às 19h
ONDE Sesc Santana 

  • ABORTO ELÉTRICO TRIBUTO 

Parte da programação de encerramento da exposição "Renato Russo", o Aborto Elétrico Tributo faz show gratuito no MIS com a presença de ex-integrantes da banda, e Fê e Flávio Lemos, do Capital Inicial. A abertura fica por conta do grupo Flying Chair.
QUANDO Domingo (18), a partir das 15h 
ONDE Museu da Imagem e do Som - MIS

  • JARDIM SONORO

O cantor capixaba Fabriccio e o DJ Tico Pro se apresentam no jardim da piscina do Sesc 24 de Maio, parte do projeto que leva ao público reinterpretações do jazz, soul, R&B, música latina, MPB e outros ritmos.  
QUANDO Quinta (22), às 18h30 
ONDE Sesc 24 de Maio

  • LUAU COM CASTELLO BRANCO

Quatro anos após seu elogiado álbum de estreia, "Serviço", o cantor, compositor e instrumentista apresenta seu novo trabalho, "Sintoma", que traz arranjos delicados e frequências meditativas.
QUANDO Sexta (23), às 19h30 
ONDE Sesc Vila Mariana  

  • NAÇÃO ZUMBI

A banda apresenta o repertório do disco "Nação Zumbi", além de músicas do trabalho mais recente, "Radiola NZ Vol. 1", composto por versões de músicas importantes na história da banda, como "Refazenda" (Gilberto Gil) e "Amor" (Secos & Molhados). 
QUANDO Sábado (24), às 18h
ONDE Sesc Parque Dom Pedro II 

 

CONCERTOS


Kubrick em Concerto volta ao Theatro Municipal para duas apresentações (Foto: Shutterstock)
  • FESTIVAL VIVA VILLA

Entre os dias 20 e 25 de fevereiro, a Sala São Paulo recebe o festival  Viva Villa, com interpretações de Heitor Villa-Lobos pelo Coro da OSESP. Mais AQUI.
QUANDO Terça a sábado, às 19h30, e domingo, às 11h (20 a 25/2)

ONDE Sala São Paulo

  • KUBRICK EM CONCERTO - LARANJA MECÂNICA

Sucesso de bilheteria, "Kubrick em Concerto" está de volta ao Theatro Municipal. Desta vez, a OSM e Coro Lírico apresentarão trechos do filme "Laranja Mecânica", do cineasta Stanley Kubrick. Mais AQUI.
QUANDO Sexta (23), às 20h, e sábado (24), às 16h30

ONDE Theatro Municipal

 

EXPOSIÇÕES


Jean-Michel Basquiat ganha retrospectiva inédita no CCBB (Foto: Divulgação/Agência Galo)
  • RETROSPECTIVA JEAN-MICHEL BASQUIAT

Desembarca no CCBB A primeira retrospectiva do artista nova-iorquino Jean-Michel Basquiat no Brasil. São cerca de 80 obras - entre telas, desenhos e gravuras - que compõem uma retrospectiva do universo criativo de um dos maiores nomes da street art. Mais AQUI.
QUANDO Quarta a domingo, das 9h às 21h (até 7/4) 

ONDE CCBB

  • OCUPAÇÃO CHICO SCIENCE

O Itaú Cultural apresenta a quinta edição do Ocupação, dedicada ao músico Chico Science, uma oportunidade de mergulhar no universo criativo presente na obra do artista por meio de suas músicas e escritos. As referências, os amigos e os heróis, os objetos e as fotos pessoais, além de documentos da família e de companheiros musicais do artista, compõem a mostra. Mais AQUI.
QUANDO Terça a sexta, das 9h às 20h / sábado e domingo, das 11h às 20h (até 4/4)

ONDE Itaú Cultural

  • ANRI SALA: O MOMENTO PRESENTE

A mostra do videoartista albanês Anri Sala, que trabalha a ligação entre imagem e música, exibe dois vídeos, uma série de fotografias e duas instalações, além de um filme sobre o cerco a Sarajevo nos anos 1990.
QUANDO Terça a domingo, das 10h às 20h (até 25/3) 
ONDE Instituto Moreira Salles - IMS 

  • CARLOS GARAICOA: SER URBANO 

Conhecido por questionar, a partir de aspectos arquitetônicos, a situação política e social de regiões, o cubano Carlos Garaicoa apresenta oito trabalhos entre instalações, vídeos, fotografias, desenhos e maquetes.
QUANDO Terça a sábado, das 10h às 19h / domingo, 10h às 17h (até 6/5) 
ONDE Espaço Cultural Porto Seguro 

  • CIRCONJECTURAS

O artista paranaense Rafael Silveira apresenta uma série de instalações interativas, além de pinturas e esculturas, que dialogam com elementos da cultura underground, peças publicitárias dos anos 1950 e a estética do circo.
QUANDO Terça a sábado, das 10h às 22h / domingo, das 10h às 20h (até 6/5)
ONDE Centro Cultural Fiesp 

  • UM AUTORRETRATO CUBANO

A retrospectiva apresenta cerca de 70 fotos do artista cubano José Alberto Figueroa, que retratam cenas como o êxodo de Cuba para os EUA no começo da Revolução de 1959 e a guerra civil da Angola.
QUANDO Terça a domingo, das 9h às 19h (até 4/3) 
ONDE Caixa Cultural São Paulo 

 

CINEMA


"Viva - A Vida é uma Festa" terá sessão gratuita no Cinesesc (Foto: Divulgação/Pixar)​​​​​
  • CINE CLUBINHO 

O Cinesesc apresenta sessão especial gratuita e em 3D de "Viva - A Vida é uma Festa", filme indicado ao Oscar 2018 de melhor animação. Mais AQUI.
QUANDO Domingos (18 e 25/2), às 11h 
ONDE Cinesesc 

  • CINE MENINADA! 

Projeto do Sesc focado em sessões de filmes infantis leva ao público mirim em fevereiro as animações Ratatouille (17/2) e A Bela e a Fera (24/2). Mais AQUI
QUANDO Sábados (17 e 24/2), às 12h 
ONDE Sesc Bom Retiro 

  • CORPO DESPERTO

A mostra abre a programação do Cinusp em 2018, lançando um olhar sobre a transição da adolescência para a vida adulta, com atenção para o despertar de afetos, desejos, expressões de sexualidade e de gênero experimentados pelos corpos nessa fase delicada e marcante. Veja a programação AQUI.
QUANDO 2 a 28/2, diversos horários

ONDE Cinusp

  • SÃO PAULO - CINEMA ANÔNIMO

O CCSP recebe a mostra "São Paulo – Cinema Anônimo", que propõe definir um cinema paulista dentro do cenário independente, com sessões de longas e curtas-metragens contemporâneos, promovendo debates com realizadores e curadores da mostra. Veja a programação AQUI.
QUANDO 16 a 28/8, diversos horários

ONDE CCSP

 

PASSEIOS


Mais de 400 bloquinhos invadem as ruas de SP ao longo do mês (Foto: Shutterstock)
  • HEINEKEN BLOCK

O projeto da Heineken é inspirado nas Block Parties, festas que ocupam as ruas em diversas cidades ao redor do mundo para celebrar a música, arte e o convívio em espaços públicos ao ar livre. Shows, DJs e intervenções artísticas fazem parte da programação. Mais AQUI.
QUANDO Sábados e domingos, às 15h (18/2  a 11/3)

ONDE Vila dos Ingleses (Rua Mauá, s/n, Luz)

  • ESTAÇÃO SKOL

No clima do Carnaval, a Skol marca presença na folia paulistana com um espaço para lá de animado no Largo da Batata. Entre as atrações, bloquinhos, DJs, montanha-russa e até um chuveiro de glitter. Mais AQUI
QUANDO até 18/2, do 12h às 19h

ONDE Largo da Batata

  • CARNAVAL DE RUA

O Carnaval chegou em São Paulo com mais de 400 blocos que desfilarão pelas ruas da cidade ao longo do mês - todos gratuitos e abertos ao público, é claro. Confira AQUI a nossa seleção e não fique de fora da festa.

Calendário 2018 do Theatro Municipal conta com quatro óperas, espetáculos inéditos e concertos de orquestras e corais

Programação inclui celebração dos 50 anos do Balé da Cidade e montagem de La Traviata

Largo da Batata receberá montanha-russa e chuveiro de glitter para celebrar o Carnaval; saiba mais!

Skol organizará espaço com atrações gratuitas na região durante fevereiro

Prédio do Banespa reinaugura com pista de skate, instalação de Vik Muniz e mirante com café; saiba mais!

Farol Santander começa a iluminar São Paulo no dia 25 de janeiro, aniversário da cidade

Atualizado em 15 Fev 2018.

Por Redação Guia da Semana
Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

7 tours guiados incríveis para fazer pela cidade de São Paulo

Existem diversas possibilidades de passeios que exploram o melhor da capital paulista

Onde comemorar o Halloween 2018 em São Paulo

Aproveite a data mais assustadora do ano com festas e eventos especiais por São Paulo!

8 lugares imperdíveis na Vila Butantan, em São Paulo, que você precisa conhecer

A Vila Butantan é uma área a céu aberto, construída a partir de containers, que abriga lugares incríveis

Mais de 10 eventos gratuitos em São Paulo no feriado de 12 de outubro de 2018

Tem rolê para todos os gostos, estilos e todas as idades =)

O que fazer em São Paulo no feriado de 12 de outubro de 2018

Festivais gastronômicos, exposições com entrada gratuita e muito mais!

Festa de San Gennaro, cinema ao ar livre, show de Chitãozinho e Xororó e mais 15 eventos imperdíveis que acontecem neste fim de semana em São Paulo

Tem rolê para todos os gostos e bolsos =)

Cadastre-se para
NOVIDADES

Receba ofertas de
PASSAGENS

×
Receba novidades do Guia da Semana

Whatsapp Guia da Semana
Receba nossos tópicos mais quentes e notícias fresquinhas em seu Whatsapp

CADASTRE-SE

Notificações em seu PC ou celular
Receba notificações instantâneas com nossos tópicos mais quentes e notícias fresquinhas

CADASTRE-SE

Ofertas de passagens
Receba as melhores ofertas e promoções de passagens aéares em seu Whatsapp.

CADASTRE-SE

Newsletter do Guia da Semana
Dicas semanais para aproveitar o melhor que a cidade tem a oferecer.